quinta-feira, 8 de maio de 2014

Penta na Taça da Liga

O Benfica venceu a Taça da Liga ao bater o Rio Ave por 2-0 na final em Leiria.
Foi uma vitória justa, apesar de um belíssimo início por parte do Rio Ave que nos criou problemas e inclusivamente teve uma grande oportunidade para marcar, tendo valido uma excelente defesa de Oblak.
Terá existido da parte do Benfica alguma ansiedade nesse início de jogo, compreensível dado o ciclo de três finais que se iniciava. Há também que dar mérito ao adversário, que tem bons jogadores e está bem orientado, que esteve muito organizado em campo e soube explorar as subidas dos defesas do Benfica com movimentos diagonais de jogadores rápidos.
Com o tempo porém o Benfica começou a assentar e fez um jogo em clara ascensão do princípio ao fim, contra um adversário, repito, difícil que se fechou muito na defesa mesmo em desvantagem no marcador. Algo que tem que se compreender e respeitar pois o Rio Ave não tem as mesmas armas que o Benfica.
Foi uma vitória bonita que representa a 5ª conquista benfiquista da Taça da Liga. Rodrigo foi eleito o melhor em campo, distinção que poderia também ter sido atribuída a Luisão ou mesmo, a meu ver, a Enzo Perez. Maxi também esteve bem tal como Markovic e Rúben Amorim. Lima trabalhou muito e Gaitan não teve o seu melhor jogo.
Há que perceber que o índice elevado de bolas perdidas se deve em grande parte à "sobrelotação" do meio-campo do Rio Ave, mas há também que retirar algumas ilações e algumas lições para as duas finais que vêm a caminho.
A partir do golo marcado, já na recta final da 1ª parte, na sequência de uma pressão mais intensa que então vínhamos exercendo, percebeu-se que o Benfica tinha tudo para vencer, pois ou o Rio Ave se mantinha encolhido e pouco perigo poderia criar face a um Benfica já em vantagem e sem necessidade  de correr riscos, ou arriscava e então criava os espaços que os jogadores do Benfica tanto gostam e que dificilmente não aproveitariam para ter oportunidades claras e possivelmente marcar.
O Rio Ave optou pela primeira e praticamente não incomodou o Benfica na segunda parte. De forma segura a nossa equipa foi-se aproximando da baliza adversária e com naturalidade chegou ao segundo golo que acabou desde logo com as dúvidas quanto ao vencedor. 
Em suma sofremos um pouco ( sobretudo no início e até ao primeiro golo) mas devemos aceitá-lo com naturalidade. Tendo chegado à final com mérito é totalmente legítimo que os jogadores do Rio Ave acreditassem na vitória e, estando muito motivados, não é de surpreender que nos criassem problemas.
O desfecho do jogo não merece porém qualquer contestação nem dúvida.
 
Foi bonita a cena criada com o corredor feito pelos jogadores aos seus colegas da outra equipa. Durante o jogo houve um ou outro jogador do Rio Ave que exagerou um pouco na virilidade e nos protestos mas há que compreender que a adrenalina é alta e que a vontade de vencer por vezes possa levar a atitudes menos correctas. Nada porém de excessivo e tudo "limpo" pelo que se passou após o apito final.
Por falar em apito, a arbitragem pode ter tido um ou outro erro, tendo perdoado alguns cartões a jogadores do Rio Ave e eventualmente um penalty, mas no geral considero que esteve bem.
Quanto aos comentários da TVI sinceramente nem vale a pena dizer muito. Todos ouviram o que foi dito e que já não surpreende ninguém que acompanhe estas coisas do futebol há um tempo mínimo. Nem vale a pena perder tempo com esse assunto.
 
O Benfica venceu pela 5ª vez este troféu e deu mais um passo para conquistar uma posição de hegemonia na competição e nela construir um historial notável.
 
Para mim esta Taça representa bastante quer pela razão aduzida, quer por ela representar de certa forma o início do ciclo de vitórias que temos conseguido nos últimos anos (a um título de campeão conseguido, embora com mérito, em 2005 mas de alguma forma num ano atípico e sem muita sustentação, como se viu nos anos seguintes, seguiram-se os títulos já muito fortes de 2010 e 2014), quer pelas páginas bonitas escritas na competição (vitória por 4-1 em Alvalade nas meias finais em 2010, vitória por 3-0 sobre o Porto na final do mesmo ano, vitória por 2-1 sobre o Sporting em 2011, com Javi Garcia a marcar o golo da vitória no último minuto, vitória por 3-2 sobre o Porto em 2012 e a vitória por penalties, com 10 e sem muitos titulares novamente sobre o Porto, no Porto, este ano), quer ainda por esta Taça, para poder ser conquistada, implicar sempre clássicos ou derbies, como atrás demonstrado, quer ainda por estes resultados demonstrarem que o Benfica tem de facto sido, em termos puramente futebolísticos, a melhor equipa em Portugal nos últimos anos.
 
Hoje celebramos e amanhã começamos a preparar a final de Turim. Queremos vencer mas sabemos que só o poderemos alcançar se formos humildes e se trabalharmos mais e melhor do que o adversário, como temos feito até aqui.
 
Viva o Benfica.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.