quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Recarregar baterias e reafirmar a liderança

Este Benfica é claramente mais fraco do que o da época passada. O que ainda não percebemos é se "chegará" para consumo interno, como se tem dito, ou se pelo contrário está em primeiro lugar de forma passageira, "ainda", apenas para de lá ser desalojado em breve.

Mas já percebemos que há alguns problemas que necessitam de resolução imediata, a qual só está nas mãos do treinador.

A primeira é efetivamente a questão do "trinco". Jorge Jesus precisa de assentar numa solução e mantê-la. Não concordei com a saída de André Almeida da equipa depois da boa exibição contra o Sporting e continuo a achar que nesta fase é ele a melhor opção. Também me parece claro que Samaris é realmente um substituto de Enzo, que possivelmente pode assumir o lugar já em Janeiro. Penso que será visível para todos que Enzo continua a ser profissional mas existe um certo desfazamento emocional em relação à equipa. O seu rendimento não é o mesmo. 

Em todo o caso, JJ tem que fixar uma solução para trinco (Almeida, para mim) e depois dar minutos a Samaris e Cristante para que quando estes forem chamados à titularidade possam render.

Outro problema cuja solução depende do treinador é o das substituições. É inaceitável não fazer ou fazer apenas uma substituição. É inaceitável porque obviamente prejudica a equipa. Sálvio e Gaitan, por este andar, a meio da época já se arrastarão em campo. Há que tentar outras soluções por vezes. Veja-se o último jogo: Sérgio Conceição tirou um dos que estava a ser dos melhores e mais perigoso jogadores do Braga (Pardo) e lançou um jogador fresco que resolveu o jogo.

Há ainda um terceiro problema que, ao contrário dos anteriores, não é particular a esta época mas já se arrasta desde a primeira época de Jesus: perdemos quase sempre os jogos difíceis fora. Ora à sexta época já seria altura do treinador do Benfica perceber que está a fazer alguma coisa mal. 

Em 32 jogos com o Braga, o Porto e o Sporting para o campeonato e da Liga dos campeões, todos fora, como referido, o Benfica tem apenas 7 vitórias. Para além disso alcançou  8 empates, acumulando um número incrível de 17 derrotas. É um balanço demasiado negativo e que deve fazer o treinador do Benfica reflectir sobretudo porque temos dentro de poucas jornadas um jogo com o Porto que neste momento já não nos podemos dar ao luxo de perder. Antes de Braga poderíamos até admiti-lo, mantendo-nos "ainda" em primeiro lugar. No actual cenário, com apenas um ponto de vantagem, já não. Isto para já não referir o jogo em São Petersburgo.

Entretanto há que dar uma resposta muito forte já neste jogo contra o Rio Ave.

Penso que nesta altura em que o Sporting e o Porto parecem crescer em rendimento, têm marcado muitos golos e se aproximaram do Benfica na classificação, a nossa equipa tem que afirmar a sua personalidade e a sua categoria de forma a mostrar que não está psicologicamente afectada e intimidada - pelo menos é isso  que eu espero que aconteça.

"Ainda" estamos em primeiro mas eu espero que estejamos até ao fim do campeonato e que possamos mesmo aumentar a vantagem pontual muito em breve. Para isso é preciso uma coisa: não perder mais pontos. Que as lições de Braga tenham sido bem aprendidas é o que eu sinceramente desejo.

Abaixo encontrarão a relação de todos os jogos disputados fora para o campeonato com Braga, Sporting e Porto e para a Liga dos Campeões desde que Jorge Jesus está no Benfica.


2014/2015

Braga-2 Benfica-1

Liga dos Campeões

Bayer Leverkussen-3 Benfica-1
Mónaco-0 Benfica-0

2013/2014

Braga-0  Benfica-1
Sporting-1 Benfica-1
Porto-2 Benfica -1

Liga dos Campeões

PSG-3 Benfica-0
Olympiacos-1 Benfica-0
Anderlecht-2 Benfica-3

2012/2013

Braga-1 Benfica-2
Sporting-1 Benfica-3
Porto-2 Benfica-1

Liga dos Campeões

Celtic-0 Benfica-0
Spartak de Moscovo-2 Benfica-1
Barcelona-0 Benfica-0

2011/2012

Braga-1 Benfica-1
Sporting-1 Benfica-0
Porto-2 Benfica-2

Liga dos Campeões

Otelul-0 Benfica-1
Basileia-0 Benfica-2
Man United-2 Benfica-2

Zénite São Petersburgo-3 Benfica-2

Chelsea-2 Benfica-1

2010/2011

Braga-2 Benfica-0
Sporting-0 Benfica-2
Porto-5 Benfica-0

Liga dos Campeões

Shalke-2 Benfica-0
Lyon-2 Benfica-0
Hapoel Telavive-3 Benfica-0

2009/2010

Braga-2 Benfica-1
Sporting-0 Benfica-0
Porto-3 Benfica-1

2 comentários:

  1. Esperem por sábado pra verem o que sporting e fcp estão a 'crescer'
    Se os adversários desses clubes jogassem com a agressividade (permitida por um árbitro) com que o braga jogou contra o Benfica, duvido que ganhassem.
    O plantel pode ainda não ter tantas soluçoes como o da época passada mas isso tambem se deve a muitas lesões (Fejsa, Sulemani, R.Amorim, Silvio, Jardel, Derlei, Ola John) e à tardia adaptaçao de outros jogadores (Bébé, Pizi, Samaris, Cristante)

    ResponderEliminar
  2. O ano passado tínhamos perdido com o Marítimo e quase perdido com o Gil em casa, estávamos a 5 pontos do Porto. Tínhamos perdido com o PSG e com o Olympiakos.
    Eu não acho que temos pior equipa este ano do que ano passado por esta altura, estamos é algo atrasados no entrosamento dos novos jogadores e com 3 jogadores importantes lesionados, Fejsa, Ruben e Silvio. Mas chegaremos lá com mais 2 meses de treinos.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.