quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Calendário: ciclo de jogos decisivos

1. O Benfica inicia Domingo um ciclo muito difícil de jogos que decidirão muito do sucesso desta época.

O quadro de jogos é o seguinte:

9/11 Nacional-Benfica
(a 14/11 a seleção jogará com a Arménia)
22/11 Benfica-Moreirense (Taça de Portugal)
26/11 Zénite-Benfica
30/11 Académica-Benfica
7/12 Benfica-Belenenses
9/12 Benfica-Bayer Leverkussen
14/12 Porto-Benfica

2. Deste ciclo de 6 jogos sairá uma decisão - a continuidade na Europa - e uma maior definição do resultado final do campeonato: nos últimos 5 anos o confronto entre Benfica e Porto determinou o campeão e na maioria dos casos isso aconteceu logo na primeira volta (em 2010 o golo de Saviola projetou-nos para a liderança de que não mais sairíamos, em 2011 a goleada sofrida no dragão afundou-nos definitivamente, em 2012 e 2013 foram os jogos da segunda volta que marcaram a passagem da liderança do Benfica para o Porto e no ano passado a vitória dos "11 Eusébios" marcou a época). Diga-se de passagem que este ano o título poderá ainda ter no Sporting um terceiro candidato o que baralharia as contas tal como as concebemos a partir dos casos dos últimos anos.

3. É evidente que o Benfica procura ainda um equilíbrio e uma dinâmica e que existem (ainda) limitações claras. Nas alas com a lesão de Ola John deixou de haver qualquer rotatividade e Sálvio e Gáitan já se ressentem desse facto. O núcleo nevrálgico da equipa ainda tem muitas intermitências a funcionar: Samaris é substituído em praticamente todos os jogos e já jogaram pelo menos 5 duplas diferentes. As boas notícias são que Enzo parece estar a subir de forma, Júlio César parece começar a agarrar a baliza (dando outra tranquilidade ao sector) e Jardel e Lisandro têm estado a melhorar, dando razoáveis garantias. Isto para já não referir, sob pena de nos tornarmos repetitivos, o extraordinário rendimento de Talisca que é mesmo craque. Derley também tem evoluído o seu jogo e Lima quando passar o período de menos sorte que claramente atravessa começará a facturar com regularidade. 

4. A questão que eu me coloco é se haverá tempo para esta equipa se consolidar e crescer. Isto porque, com todo o realismo, o Porto tem um plantel impressionante com vários - muitos mesmo - jogadores capazes de fazer a diferença. O próprio Sporting está mais forte do que o ano passado (já jogou na Luz e recebeu o Porto para o campeonato), com Nani e mais banco. O seu calcanhar de Aquiles é claramente a defesa. Num cenário destes, teremos que ser inteligentes, calculistas e "resultadistas". Temos que ser realistas e perceber que neste momento não somos favoritos no campeonato nem na Liga dos Campeões. Esse será o primeiro passo para aumentarmos as nossas hipóteses de alcançar os objectivos pretendidos. 








1 comentário:

  1. É preciso não eskecer o V.Guimarães k já está em 3º lugar,até de barato a goleada infrigida aos pepinos,mas estão muito bem na liga.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.