quarta-feira, 5 de novembro de 2014

De volta à luta

A vitória do Bayer sobre o Zénite fazia com que vencendo na Luz o Benfica voltasse às contas da qualificação. 

E assim aconteceu, num jogo difícil, no qual a pressão era muito alta, mas no qual a equipa deu uma boa resposta e venceu com alguma felicidade mas bem. Talisca voltou a ser decisivo num momento em que Jorge Jesus já tinha arriscado tudo.

Estamos agora em igualdade pontual com os russos e a apenas um ponto do Mónaco que na próxima jornada se desloca à Alemanha. 

O cenário está porém ainda longe de se poder considerar muito risonho, pois os dois jogos que temos pela frente são de dificuldade máxima.

Na próxima jornada o Benfica vai à Rússia onde não pode perder. O ideal seria mesmo ganhar. Com uma vitória e uma previsível derrota do Mónaco na Alemanha, o Benfica passava para um lugar de qualificação à entrada para a última jornada que disputamos em casa contra o Bayer. Caso o outro jogo (Mónaco-Zénite) resultasse num empate, o Benfica poderia até perder com os alemães que se qualificaria na mesma para os oitavos de final.

Caso o Benfica empate na Rússia, precisará depois de vencer o seu jogo em casa e esperar que o Zénite não vá vencer ao Principado. No entanto, se o Mónaco vencesse na Alemanha e depois vencesse o Zénite, seria ele que se qualificaria com 11 pontos, contra os 8 que o Benfica faria neste cenário.

São os vários "ses" ou cenários possíveis para o Benfica progredir para os oitavos da Champions. Como já expliquei, acho que o cenário de qualificação para a Liga Europa não nos interessa pois obriga a equipa a grande desgaste físico e emocional, com um retorno desportivo e financeiro limitado. A qualificação para os oitavos da Champions vale monetariamente o mesmo que a chegada à final da Liga Europa.

Refira-se ainda que se o Benfica vencer os seus dois jogos deverá qualificar-se, excepto se o Mónaco vencer também os seus. Ou seja, não dependemos exclusivamente de nós. Em todo o caso, estou convencido de que vencendo o Zénite na Rússia ficaremos muito perto da qualificação. 

A tarefa é pois muito difícil, como é evidente. Nestas qualificações não se podem desperdiçar pontos em casa como aconteceu na primeira jornada contra precisamente os russos, que aliás têm muitos e bons estrangeiros. 

Caso o Benfica perca em São Petersburgo fica automaticamente eliminado da Champions, restando-lhe disputar a vaga pela Liga Europa. Isto porque ficará a 3 pontos dos russos e em desvantagem no confronto directo, que é o primeiro factor de desempate em caso de igualdade pontual. 

Desta vez Jesus terá que ser mais astuto que Villas-Boas e os que ficaram e chegaram terão que ser melhores que os que partiram, como Garay, Javi Garcia e Witsel. Na multinacional do Zénite, agora também patrocinada pelo gás russo, cabem ainda Hulk e Danny, para além dos locais Kerzakov e Arshavin, entre outros. O orçamento é monstruoso.

Não será fácil mas acredito que o Benfica pode consegui-lo se for calculista, inteligente e estiver no máximo das suas capacidades.

Agora regressa porém o campeonato e é nisso que temos que nos focar. Vem aí um jogo habitualmente difícil, no terreno da Choupana na Madeira. A vitória é imprescindível para manter o primeiro lugar. Será o primeiro de 3 jogos fora em quatro jornadas. A equipa terá que estar ao seu melhor para sair deste ciclo como um líder reforçado. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.