quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Preparar o futuro vencendo no presente

Noite de regressos


O Benfica está mais uma vez na final da Taça da Liga, depois de uma vitória tranquila e que ficou muito facilitada pela expulsão de um jogador do Vitória de Setúbal no fim da primeira parte. Pela minha parte não concordo com a dupla penalização cartão vermelho e penalty, com a excepção das mãos que evitam que a bola entre na baliza. Aí sim há um golo que é impedido por uma acção ilegal e que portanto merece a dupla penalização, até porque o penalty pode ser falhado. Já em lances como o de ontem, que a lei determina que sejam puníveis com cartão vermelho, parece-me que o castigo é desproporcionado. 

Face à concretização do penalty por Talisca (que assim voltou aos golos) praticamente deixaram de existir dúvidas acerca do vencedor do jogo. Logo de seguida novo penalty, igualmente indiscutível, deu ainda mais tranquilidade ao Benfica. Um jogo que começara difícil, com uma entrada muito forte do Vitória de Setúbal, tornou-se assim fácil.

O destaque vai para o miúdo Gonçalo Guedes que foi talvez o melhor em campo e está a demonstrar que pode ser uma aposta consistente no futuro mas também para os vários regressos. Em primeiro lugar Rúben Amorim que não jogava há 6 meses e é um óptimo reforço para o final de época. Sílvio também fez um dos seus primeiros jogos esta época depois de grave lesão e Lisandro voltou também a ser titular, fazendo aliás uma boa exibição ao lado de Jardel.

O Benfica fez uma exibição q. b. numa noite fria e com pouco público nas bancadas. A falta de entrosamento notou-se na fase inicial do jogo assim como alguma falta de ritmo ou confiança por parte de alguns jogadores. Derley até teve um bom começo mas depois desapareceu do jogo e continuou a sua seca de golos. Talisca marcou como dissemos mas pouco fez de mais. Eliseu, Cristante e Pizzi estiveram razoavelmente bem. Ola John faz algumas jogadas e alguns bons centros mas na maior parte das vezes que tem a bola é inconsequente. Sálvio voltou a não ser feliz e Jonas picou o ponto.

Qual o problema da TVI24?


É um assunto recorrente neste blog, eu sei, mas de facto este canal chega a ser doentio na sua cobertura desportiva. A ligação do canal ao site maisfutebol (que pura e simplesmente deixei de visitar) é apenas mais um dos factos que faz com que a TVI24 pareça o canal oficial do anti-Benfica. Começa com Sousa Martins e depois são todos escolhidos a dedo: Manuel Queirós, um fanático portista, Pedro Sousa, que foi director de comunicação do Sporting, Eládio Paramés que apesar de ter ganho dinheiro no Benfica quando Mourinho lá passou é um "anti", agora José Manuel Freitas, que constantemente critica tudo o que é Benfica (chegou a dizer que Matic era um jogador medíocre) e ainda Dani e Vítor Baía. A única pessoa que me lembro que defende o Benfica naquele canal é o Pedro Ribeiro, entre vários sportinguistas como o Pedro Barbosa e Tomás Morais e portistas. A TVI24 até chega ao ponto de dar um tempo de antena de horas todas as manhãs a Fernando Correia que já se assumiu há muito e trabalha inclusivamente na SportingTV.

Ontem mais uma vez tentaram manipular a opinião pública. Custa-lhes muito ver o Benfica ganhar, eu entendo isso, mas há deveres mínimos de isenção (ou deveria haver) para quem está no ar a falar para centenas de milhares de pessoas. Um lance entre Lisando e Suk na área do Benfica, no qual as repetições tornam evidente que não existe absolutamente nada, nenhum movimento do jogador do Benfica para rasteirar ou agarrar o do Setúbal, no máximo há um toque entre os pés mas que até parece causado pelo avançado, é "transformado" pelos comentadores da TVI24 em "penalty e expulsão". De seguida Sousa Martins com um ar muito sério alvitra: "agora a questão que se coloca aqui é o que teria sido do jogo se o árbitro tivesse assinalado o penalty e expulso o jogador do Benfica". Sinceramente, o fanatismo anti-Benfica desta gente tolda-lhes a visão. Quando não me irrita até me dá gozo: é que isto só mostra quão desesperados eles ficam com as nossas vitórias.

Preparar o futuro


A Taça da Liga serve também para rodar jogadores e dar oportunidades aos menos usados. O Benfica sabe-o e tem-no feito. Ontem mais uma vez alguns jogadores não titulares habitualmente jogaram e na maior parte dos casos bem. O Benfica esta época, convém nunca o esquecer, iniciou o calendário oficial sem 5 titulares da época passada. E em Janeiro perdeu mais um (Enzo Perez). Nessa medida foi preciso ir buscar vários jogadores novos que têm feito o seu caminho de adaptação: Samaris, Talisca, Cristante, Pizzi, Derley, Eliseu, entre outros. Conseguir com essas contingências ir ganhando  e ainda conseguir lançar jogadores para o futuro (como Cristante, Gonçalo Guedes e até Pizzi) é o que se pede e que, excepção feita às competições europeias, se tem ido conseguindo. É continuar neste caminho. 

1 comentário:

  1. Muito bem frank tudo isso e verdade da tvi nao sei muito porque nunca a vejo mas sei que sao antis a rocar o ridiculo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.