quinta-feira, 12 de março de 2015

Um banho (gelado) de humildade

Aqui há uns anos disse-se que um treinador especial nunca perderia um jogo por 5-0. Penso que o próprio disse algo de semelhante. Pouco tempo depois a equipa desse treinador perdeu por 5-0 em Nou Camp.

Aqui há um ano o Benfica perdeu por 3-0 em Paris e caiu o Carmo e a Trindade. O que se disse do treinador do Benfica! Porque era inadmissível, porque isto, porque aquilo. Os cristovãos, borges e quejandos desta vida trataram de explicar que o treinador do Benfica não servia a este nível europeu.

Na época passada Mourinho tratou de mostrar desde bem cedo que não gostava de David Luiz (jogador campeão europeu no clube). Já depois da saída do brasileiro do clube voltou a fazer comentários pouco correctos sobre a sua venda.

Na antevisão do jogo de ontem, depois de uma primeira mão na qual o Chelsea foi vulgarizado, Mourinho optou por atacar o seu adversário com uma conversa ridícula sobre a agressividade dos parisienses. Certamente influenciado por isso, o árbitro expulsou Ibrahimovic num lance absolutamente normal, deixando o PSG a jogar com 10 desde os 30 ' de jogo. 

Pois bem, a jogar contra 10 desde a meia hora de jogo e tendo-se encontrado em vantagem no marcador sem fazer muito por isso, o Chelsea foi incapaz de criar uma oportunidade de golo. Banalizado pelo seu adversário, que acumulava boas jogadas e lances de perigo, o Chelsea viu a sua vantagem esfumar-se já perto do fim do jogo num cabeceamento fulminante de David Luiz. No prolongamento veio a machadada final num golo de Thiago Silva.

Absolutamente justo. Mourinho levou um banho gelado de humildade.

No fim as suas explicações (culpando os jogadores e até indiretamente o público, por alegadamente "não aceitar que o Chelsea controlasse o jogo", quando se devia ter culpado unica e exclusivamente a si por ter sido incapaz de tacticamente o fazer) foram bastante insatisfatórias.

A lição já estava dada mas David Luiz completou-a ainda ao pedir desculpa aos adeptos por ter festejado o golo e ao manifestar o seu respeito e carinho por eles. Lição de humildade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.