segunda-feira, 27 de abril de 2015

Título à vista

O Benfica não deu o KO ao Porto mas segurou a vantagem de 3 pontos beneficiando agora do factor de desempate nos confrontos directos. Quer isto dizer que o Benfica dos 4 jogos que restam pode perder um, desde que ganhe os outros 3 e será campeão. Isto caso o Porto vença os 4 jogos que restam. Se assim não acontecer o Benfica poderá precisar ainda de menos para renovar o título.
É preciso manter a concentração e percebe-se a mensagem para dentro, para os atletas manterem a concentração porque os jogos serão ainda difíceis (não teremos facilidades) mas claro que o título neste momento está muito perto e só uma débâcle do Benfica poderia provocar uma reviravolta no campeonato. Neste momento já não falamos de probabilidades mas sobretudo de matemática. Ganhando o próximo jogo em Barcelos o Benfica fica a 6 pontos do bicampeonato com 3 jogos para disputar, dois deles em casa.

O jogo de ontem não foi bom. O Benfica entrou mal no jogo, com bastantes nervos e ansiedade e quase nunca conseguiu estabelecer a sua qualidade de jogos e dinâmica atacante. É verdade que do outro lado estava uma equipa boa, com muitos bons jogadores, que se preocupou sobretudo em segurar o empate e parar o jogo do Benfica mas a nossa equipa poderia ter feito um pouco mais. Acima de tudo preocupámo-nos em segurar a nossa vantagem, o que se entende até porque o adversário é que tinha que que tentar recuperar terreno e também pouco ou nada arriscou. Racionalmente tenho portanto que admitir que a estratégia foi bem montada, embora emocionalmente gostasse de ter visto um espectáculo mais bonito e um Benfica mais dominador.

Claro que a ausência de Sálvio se sentiu muito. Este Benfica está muito espremido. Como já tenho assinalado, ao contrário de outros anos, temos uma carência de extremos no plantel pelo que quando Gaitan ou Sálvio estão impedidos a equipa se ressente bastante. Talisca é um jogador de muita qualidade mas que fisicamente não parece no seu melhor e que teve algumas dificuldades, não tendo conseguido criar dinâmica. Do outro lado as coisas não foram muito melhores: o cartão visto cedo por Eliseu não ajudou mas Gaitan também pareceu um pouco apagado e desinspirado. Foi uma tarde má para a maioria dos nossos jogadores criativos que por alguma razão nunca conseguiram assentar o jogo. Pizzi não conseguiu assumir as rédeas do jogo.

Claro que estas dificuldades também têm a ver com o adversário e a forma como ele abordou o jogo. O Porto tem nas laterais talvez os seus melhores jogadores (sobretudo Danilo), sendo natural que a produção do Benfica pelos corredores (sobretudo dada a ausência de Sálvio) não tenha sido a melhor. Por outro lado o Porto jogou com dois "trincos" pelo que também se compreende que isso tenha criado dificuldades adicionais a Pizzi.

A entrada de Fedja, de que eu na altura não gostei porque me pareceu dar um sinal negativo, foi na verdade uma boa decisão pois o Benfica passou a ter uma muito maior segurança e consistência. O sérvio é um jogador maduro e com qualidade que acrescenta à equipa. A partir daí ficámos com a ideia de que seria muito difícil que o Benfica perdesse o jogo. Apesar da tensão normal de se saber que uma bola pode sempre entrar, os últimos minutos não foram de aflição.

Ficam a faltar 9 pontos. Importa agora em Barcelos entrar de forma segura e autoritária e se possível resolver o jogo cedo. Teremos porém oportunidade de durante esta semana falar sobre esse jogo que se disputa já no sábado. Até lá o Benfica preparará seguramente bem a partida e possivelmente conseguirá recuperar Sálvio.

7 comentários:

  1. Clássico morno, com uma primeira parte francamente má e muitos passes falhados. Não pareciam duas grandes equipas. Ao contrário do que JJ disse na antevisão, não foi um Benfica 'igual a si próprio'. Tanto assim que há anos e anos que o Benfica marcava a jogar em casa, o que não aconteceu. A postura cautelosa poderia ter-nos custado caro (como já aconteceu), pois, apesar das raras ocasiões de golo, há sempre uma bola num lance fortuito, um canto, um livre, que pode entrar. Este jogo deveria ter sido para ganhar e "arrumar" o campeonato. Aquele público merecia isso. Se os papéis estivessem invertidos, de certeza que seria isso que o Porto teria feito: entrar para ganhar. Quanto a Fejsa, podia ter visto o segundo amarelo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Começando pelo fim, o Jackson também podia, não apenas no lance em que chuta a bola como numa "dividida" com o Júlio César e o Eliseu em que podia ter magoado o nosso guarda redes.
      Em relação ao jogo, eu também estava à espera de que o Benfica entrasse a atacar e a dominar e resolvesse a questão. Surpreendeu-me a nossa má entrada em jogo. No entanto o mais importante é sermos campeões. Imagina que tínhamos entrado a atacar, não marcávamos, entrávamos num certo desânimo e o Porto no fim começava a ganhar confiança e ganhava o jogo. O que estaríamos hoje a dizer aqui?
      A verdade é que eles é que precisavam de ganhar e jogaram com dois trincos e mais o Evandro (que normalmente joga quando querem dar mais "consistência ao meio campo deles).
      E depois há outras questões como o facto de eles terem ganho mais títulos nos últimos anos e terem uma equipa mais valiosa do que a nossa.

      Eliminar
    2. Isso do Jackson é verdade (mas no tal lance haveria árbitros que davam golo. Acho que aí o Jardel, que fez uma óptima exibição, arriscou muito). Só falei no Fejsa porque o elogiaste. Se ele tem sido expulso (numa falta completamente desnecessária) as coisas complicavam-se muito. Falas num cenário de o Benfica não marcar e ficar nervoso. Mas mesmo da forma como o jogo decorreu, houve um momento em que se tivéssemos carregado mais teríamos tido uma boa hipótese de chegar ao golo (na fase do remate do Pizzi). Estou de acordo numa coisa: se temos 'desbloqueado' o marcador, depois o Porto podia carregar e se empatasse era pior do que ter ficado sempre 0-0, que é um resultado mais 'estável'. Mas gostaria que tivéssemos jogado à Benfica, como jogámos no ano passado. Compreendo o teu ponto de vista. Se ganharmos festejarei o campeonato, mas não posso festejar um empate em casa contra o segundo... abraços

      Eliminar
    3. Golo acho difícil, porque ou eu vi mal ou a bola foi ao poste. Aliás se o Jackson achasse que a bola estava em jogo não tinha rematado com aquela descontração toda. Sinceramente na minha opinião o que se passou ali foi frustração da parte dele. Estás a ser mais papista que o papa...

      Eliminar
    4. Fui eu que vi mal, então. Mas já vi golos parecidos serem validados, tipo o guarda-redes dar um toque para a frente para marcar um livre e ir lá o avançado, rematar e a bola entra. Sei que neste caso nem seria legal, pq Jackson não estava à distância regulamentar, estou só a falar de se ter corrido um risco desnecessário

      Eliminar
  2. começando pelo titulo, só para quem tem memória curta não se deve lembrar do que se passou no rio ave e no paços... assim como a equipa se tem apresentado fora de portas como no belenenses. o benfica nas deslocações ao norte perdeu em paços, rio ave e braga, e tem de ir ao gil vicente com a corda no pescoço, e aos raivosos do guimarães! O gil vicente tem só 3 ou4 jogadores ligados ao passado do porto logo com prémios à vista, o guimarães tem 3 ou 4 emprestados pelo porto, portanto o que está diferente da semana passada é que em vez de 4 vitórias faltam agora 3! Partindo do principio que recebemos o despromovido penafiel e o amigo maritimo são 6 pontos, logo precisamos de 3 num dos outros campos, 2 empates não chegam!
    O benfica por outro lado sabe o que falta, sabe que os benfiquistas são o verdadeiro colinho como foram ontem,mas ontem em casa desiludiram perante 60000 vozes, com 1 equipa que foi aniquilada por 1 segunda linha do bayern!
    Ter fé, raça e atitude! Ter fejsa, ter maxi, ter jardel, ter luisão! todos os outros que os sigam como exemplo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Benfica não tem a corda no pescoço. Pelo contrário, o Benfica tem o conforto de saber que pode perder um jogo e mesmo assim ser campeão. Se ainda podemos perder o título? Certamente. Mas se isso acontecer nestas circunstâncias é porque não o merecemos ganhar.
      A questão dos prémios nesta fase também é um pouco falsa questão. Isto porque não basta querer. Os jogadores do Porto também queriam ganhar ao Benfica (em qualquer um dos jogos do campeonato) e não conseguiram. O Benfica tem o título na mão. Agora é não o deixar fugir, começando já com uma vitória em Barcelos.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.