quarta-feira, 3 de junho de 2015

Fim do ciclo Jesus?

Começo a detectar diversos sinais (preocupantes) de que Jorge Jesus pode mesmo não renovar com o Benfica - e até rumar a Alvalade.


Quando pela primeira vez me falaram desta possibilidade descartei-a como algo de absurdo. Parecia-me uma coisa impensável: como podia um treinador bicampeão deixar o maior clube de Portugal mudando-se para o seu rival histórico que não é campeão há 13 anos e vive sob um apertado rigor orçamental?


Como o tempo percebi porém que havia duas razões para tornar esse cenário em algo de possível: JJ não se considerar suficientemente valorizado na Luz, tendo por isso vontade de provar alguma coisa a alguns e a costela sportinguista que JJ nunca escondeu.

Em relação ao primeiro aspecto, a proposta de baixar o salário depois de 7 conquistas seguidas nas competições internas (algo de inédito no futebol português), a ser verdade, parece de facto algo de despropositado e que dá ideia de não se estar a valorizar o trabalho de JJ. Das últimas semanas tem resultado a impressão de que Luis Filipe Vieira considera que Jorge Jesus não é uma peça imprescindível para o sucesso do Benfica e que o clube poderá ver a sua saída como um mal menor (quiça até com alívio) por ela permitir uma aposta mais consistente na formação. Ora perante um tal cenário, é compreensível que Jesus possa ouvir com mais atenção propostas de outras paragens e rumar para onde é desejado. Quanto às limitações financeiras do Sporting, fala-se num investimento de patrocinadores. Não sendo a minha área, não me custa imaginar que alguns investidores pudessem patrocinar tal contratação que certamente valorizaria o Sporting enquanto marca e os seus jogadores.

Por outro lado, continua a haver benfiquistas (uma franja pequena mas ainda assim bem audível) que continuam quase a insultar Jorge Jesus: Jorge Baptista, David Borges, Fernando Guerra na imprensa ou alguns dos editores do blog "Novo Geração Benfica", o blog mais lido e ponto de encontro da oposição a Luis Filipe Vieira. Quando Jorge Jesus perdeu nas competições europeias (e até nalguns casos em que ganhou) as críticas foram impiedosas. Ainda agora o referido blog continua a chamar ao treinador um "desesperado", apresentando-o como interesseiro e chantagista.

Penso que muitos já perceberam que a relação entre Jorge Jesus e o Benfica está mesmo a tremer e tentam fazer todo o alarido para pressionar e desestabilizar de forma à corda partir mesmo. Se assim acontecer, as suas teorias (de que Jorge Jesus não passa de um treinador banal e que outros fariam igual ou melhor com os mesmos meios à disposição) poderão finalmente ser testadas. Temo é que com grande prejuízo para o Benfica. Vamos ver. Até ao fim da semana as coisas deverão definir-se.

10 comentários:

  1. Jorge Baptista, David Borges, Fernando Guerra são benfiquistas? Muito me contas...
    E no Sporting, JJ não terá de contar com a formação? Hum...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses 3 jornalistas são de facto benfiquistas mas por esta ou aquela razão detestam Jorge Jesus. Como o Diamantino também não gosta dele. Outro dos que o tem como ódio de estimação é o sportinguista Ribeiro Cristóvão. Se a tal mudança se concretizar será curioso observar a postura deste último.
      Quanto à questão da formação é um assunto demasiado abrangente para eu poder dizer o que penso num comentário. Escreverei sobre isso mais tarde.

      Eliminar
  2. Caro Frank,

    Note que muitos dos comentários aos posts que refere no NGB são produzidos por comentadores profissionais que pretendem causar cisão dentro do Benfica e do Benfiquismo. Não é novo nem por lá nem pelos cantos Benfiquistas da Internet que aceitam a entrada de tais comentários.

    Num desses, posts, lá, defini a minha opinião sobre um desses incendiários que apareceu de repente e precisamente quando os supostos adeptos Portistas deixaram de aparecer a comentar:

    http://geracaobenfica.blogspot.com/2015/06/jesus-tic-tac-e-ja-ha-quem-arrisque-um.html?showComment=1433249681870#c5468860677073946990

    Aconteça o que acontecer, vamos com calma e lembre-se das palavras de Neil Postman acerca de Aldus Huxkley: «Huxley temia que a verdade se afogasse num mar de irrelevância».

    A única coisa concreta que temos visto é pressão jornalistica e sites e jornais a copiarem-se uns aos outros, repetindo várias vezes as mesmas palavras com manchetes ligeiramente diferentes e progressivamente mais chocantes.

    Abraço Benfiquista,
    Isaías

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver Isaías. Eu aqui tento não me deixar arrastar por boatos ou especulações mas isso não quer dizer que não faça a minha análise da realidade. Parece-me evidente que há um desencontro entre Vieira e Jesus e sei que Bruno de Carvalho tem estado a seduzir o Jesus há já algum tempo. A comunicação social naturalmente aproveita à exaustão estas situações mas neste caso, como no do Marco Silva, existe realmente algo que permite ir alimentando a novela. A questão neste momento para mim é só uma: haverá ainda margem para arrepiar caminho e manter JJ no Benfica? Eu espero que sim mas vamos ver.

      Eliminar
  3. Lá que o JJ não saiba contar (nem falar) é uma coisa mas tu, pela maneira que escreves não me parace o caso....foram 6 (seis) troféus e não 7. Ora conta lá...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foram de facto 6. O JJ sabe contar quando quer. Quando não quer faz que não sabe como quando o Benfica marcou o 3º golo em White Hart Lane e ele mostrou 3 dedos ao Tim Sherwood e depois disse que era "number 3, Luisão", quando toda a gente sabe que Luisão é o 4...

      Eliminar
  4. O método negocial do vieira é certamente impiedoso e o jesus a última coisa que permite é que o tomem por parvo. nisso é difícil arranjar uma dupla mais empática.
    agora o que é preciso perceber aqui é se é a nossa própria perspectiva de adeptos, - como as namoradas inseguras, somos sempre os últimos a saber - a condicionar o nosso entendimento.
    Mas agora aqui entre nós: alguém acha que um rato velho como o Jesus se vai sujeitar aos métodos do BdC? se vai ligar com o homem que fazia falar José Eduardo? pensem nisso. isto é tudo manipulação da cs. e uma dança de acasalamento entre o vieira e o jesus. confiem no orelhas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A relação Bruno-Jesus teria tudo para dar errado, disso não tenho dúvidas. No entanto isso não quer dizer que o JJ não ache que não tem arcaboiço para colocar o outro no seu lugar. Enfim, vamos ver. Estou certo de que até ao fim da semana, o início da próxima o mais tardar, a coisa fica definitivamente decidida. O presidente do Benfica chama-se Luis Filipe Vieira e não orelhas.

      Eliminar
    2. Não vou argumentar mas apenas reforçar o que já disse: já passámos por isto há dois anos. a nossa cs é diabólica e sem escrúpulos. não há adeptos de nenhum clube do mundo que caísse na balela de o treinador bicampeão pelo maior clube do país e a crescer saisse pelo seu pé directamente para o 3º clube e em declínio...
      as pessoas não percebem a loucura de todo este argumentário - se o scp n tem dinehiro para pagar o salário do jj já tem para indemenizar o marco. e depois de toda esta incrível pulhice do BdC há algum homem com coluna vertebral que aceite ir substituir o massacrado marco? plamor de deus....
      saudações benfiquistas amigas

      Eliminar
    3. Pois, mas a esta hora Rui Vitória já terá acordo com o Benfica. Não é mera especulação da CS.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.