segunda-feira, 13 de julho de 2015

Noite épica de combate na BTV

Não é para toda a gente. Mesmo quem gosta tem que admitir que se trata de um espectáculo brutal, muitas vezes bárbaro. A verdade porém é que as artes marciais mistas e em especial a organização americana UFC estão a conquistar cada vez mais adeptos em todo o mundo. Conseguiram transformar uma actividade marginal e socialmente repugnante numa indústria lucrativa com produções à grande e à americana. Para quem gosta de artes marciais em geral e tem estômago para estas coisas, o UFC é o topo e os seus principais eventos são imperdíveis.

Recorde-se que tudo começou como uma forma de promoção do chamado Jiu jitsu brasileiro. A família Gracie para promover o estilo de luta que desenvolvera a partir das artes marciais japonesas, designadamente o ju jitsu, organizou um evento para o qual convidou lutadores representando os diferentes estilos de luta: Karaté, Boxe, luta livre, kung fu e por aí fora. Royce Gracie, um dos filhos do inventor deste estilo, Hélio Gracie, venceu através das submissões que distinguem o jiu jitsu brasileiro: ou o adversário desiste ou acaba desmaiado por via de um estrangulamento ou com um braço deslocado ou partido. Royce viria a vencer 3 das primeiras 5 edições. A grande diferença para o que se fazia até então em termos de desportos de combate  foi esta junção dos vários estilos de artes marciais (que normalmente tinham, como continuam a ter os seus torneios e campeonatos) num evento em que praticamente valia tudo. 

A BenficaTV, depois de assegurar os "especiais" da UFC, conta a partir de agora com o exclusivo de transmissões (anteriormente pertencente à SportTV). Foi nessa qualidade que transmitiu na madrugada de sábado para domingo o UFC 189, cujo ponto alto foi o combate entre Conor McGregor e Chad Mendes. Recorde-se que este não era o combate inicialmente agendado. McGregor, o irlandês que parece um viking e fala mais do que Mohammed Ali, deveria combater contra José Aldo, o brasileiro detentor do cinturão de pesos leves. No entanto este alegou uma costela fraturada para não poder combater e a organização decidiu colocar em disputa um título provisório, ou seja na prática retirou o título a Aldo. A justificação para tal foi Aldo ter já adiado combates por 5 vezes no passado. 

Foi realmente uma noite épica e sangrenta que mostrou simultaneamente o melhor e pior das artes marciais mistas. Houve narizes partidos, muito sangue e um elevado índice de brutalidade. Houve porém alguns combates "limpos" que foram realmente espectaculares de ver. A combinação de Gunnar Nelson seguida de uma submissão perfeita por estrangulamento foi um desses momentos. Nelson é um atleta que tem o espírito das artes marciais: cinto negro de karaté e jiu jitsu, entra para vencer mas não para magoar. Mas claro que o ponto alto da noite foi a luta entre o americano Chad Mendes e o irlandês Conor McGregor. Mendes tinha um registo impressionante: apenas duas derrotas (ambas contra Aldo) e vários KO's. É um atleta pequeno com grande capacidade na luta livre (desporto praticado ao nível universitário nos EUA). McGregor é um "artilheiro" heterodoxo que se destaca sobretudo pelo poder das suas mãos. Na preparação da luta chamou a Mendes um "anão inchado" e disse que o deixaria nocauteado no segundo round. Os irlandeses invadiram Las Vegas para apoiar o seu lutador mas rapidamente Mendes impôs o seu wrestling e conseguiu ficar por cima de McGregor castigando-o duramente. Quando tentou sem sucesso um estrangulamento, deu-se o golpe de teatro. Novamente em pé McGregor desferiu vários golpes e terminou com combinação  direita-esquerda que atirou Mendes ao chão. A apenas 3 segundos do fim do segundo round, o árbitro deu o combate por terminado. Foi o delírio para os Irlandeses perante a perplexidade dos americanos que não entendem estes níveis de paixão.

1 comentário:

  1. Amigo Frank,

    Convido a espreitar o nosso tasco: http://tudoportibenfica.blogspot.pt/.

    Caso gostes peço-te que adiciones aos teus "Blogs Benfiquistas" o Justiça Benfiquistas já mora na nossa blogroll há algum tempo.

    Saudações Benfiquistas
    Fred
    Tudo Por Ti Benfica!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.