terça-feira, 24 de novembro de 2015

Rui Vitória deve sair

Sejamos claros: este Benfica não joga nada.

Ouço hoje alguns benfiquistas a tentar atenuar a coisa, dizendo que dos 3 jogos com o Sporting este nem foi o pior e que até podíamos nem ter perdido.

Mas que falta de exigência! Será a isto que o Benfica está reduzido? Perder por poucos com o Sporting já não é mau? Francamente!

Depois de duas derrotas, uma delas absolutamente humilhante em nossa casa, exigia-se que o Benfica se "vingasse" e fosse vencer a Alvalade, de preferência de uma forma categórica e concludente.


Mas o que se viu foi exactamente o contrário: uma equipa medrosa, recuada no terreno, mesmo apesar de ter iniciado o jogo a ganhar sem ter feito (quase) nada para o conseguir. O Benfica durante largos períodos esteve remetido à sua defesa sem qualquer capacidade para sair do seu meio campo de forma minimamente consequente.


Os sectores do Benfica jogam longíssimo uns dos outros, não há pressão quando a equipa perde a bola, pouquíssimos jogadores aparecem na área adversária, não há criatividade, não há rotinas de jogo, não criamos oportunidades de golo, defendemos mal. Não há, 5 meses depois de Vitória chegar ao Benfica, uma ideia de jogo clara e um sistema bem definido.

O que mais será preciso para se perceber que Rui Vitória não é treinador para o Benfica? 

É verdade que Vitória teve coragem em lançar jovens como Nélson Semedo e Gonçalo Guedes, mas isso não chega. É verdade que Vitória (tudo o indica) irá conseguir apurar a equipa para os oitavos da Champions, algo que não conseguíamos há muito. Isso é meritório mas também não chega. Do modo que as coisas estão, o Benfica pode já na próxima jornada, ainda em novembro (!), ficar praticamente afastado da vitória nas principais competições nacionais. Ora isso é impensável para um clube que é o maior nacional e tem o estatuto de bicampeão.

Vitória não tem capacidade para este lugar: nem táctica nem de liderança. Isso era absolutamente visível desde o primeiro dia - aliás, era-o desde que RV treinava o Guimarães e toda a gente via que o futebol do clube era parco de ideias e ultra defensivo. Alguns iluminados explicavam que isso era porque tinha jogadores fracos à sua disposição e que caso tivesse plantéis como os do Benfica faria muito melhor do que o seu antecessor. Está à vista.

O problema é quem poderia agora vir. As opções são muito limitadas. Como não me cansei de dizer antes do anúncio de Vitória, Marco Silva tinha sido, por todas as razões, tanto futebolísticas como mentais, a opção certa. Tinha-se dado um bofetão na cara de Bruno de Carvalho, ficávamos mentalmente por cima e Marco não teria (como não teve no passado) medo de defrontar Jorge Jesus. Marco está a mostrar toda a sua qualidade na Grécia. Já no Estoril não enganava. Ao contrário do Guimarães, o Estoril era uma equipa com fio de jogo e intenção de jogar futebol que denotava grande personalidade. No Sporting Marco Silva confirmou essa convicção e agora na Grécia está apenas a dar sequência ao seu trabalho.

LFV quis afirmar o seu ego e mostrar que as vitórias dos últimos anos se deviam menos ao treinador do que a si próprio e à "estrutura" que ele tinha criado. Falhou redondamente e esse erro gravíssimo - que se agrava pelo facto de resultar dele o reforço exponencial de um dos nossos rivais e competidores - terá que lhe ser imputado exclusivamente a si. Cabe-lhe agora resolver o problema que ele próprio criou.

17 comentários:

  1. LOL. A este texto só se me ocorre dizer: LOL

    ResponderEliminar
  2. "Estive a rever o jogo na osgatv e fiquei agradavelmente surpreendido - aconselho a quem poder rever do jogo, a frio, s/ a emoção q não nos permite uma analise correcta. Saliento:

    - jorge lagarto levou 1 verdadeiro banho táctico e estratégico de RVitória - criação de superioridade numérica no meio-campo c/ o recuo de Pizzi, variações rápidas de flanco sp q tínhamos a bola, marcação rápida aos centro-campistas do zbording logo q eles tinham a bola, muitas vezes c/ 2 e 3 jogadores, defesas atentos às recepções "entre-linhas" dos avançados.

    - Excelente dinâmica e entrega ao jogo dos nossos jogadores.

    - As variações de flanco e o pontapé para frente não são fragilidades do Benfica mas sim opções estratégicas perfeitamente válidas contra uma equipa q joga c/ as linhas juntas e q colocaram, de facto, problemas a jorge lagarto.

    - 1º golo do zbording completamente injusto, q surge de 2 ressaltos, o 1º devido a carga do slimani sobre o Luisão.

    - Na 2ª parte o zbording melhora, até à entrada de AAlmeida, mas sem criar situações de golo.

    - No Prolongamento o Benfica esteve melhor e... mai um ressalto em q Jardel e Eliseu ficam mal na fotografia...

    - Péssima apintagem, sempre contra o Benfica...

    Enfim, considero totalmente injustas as criticas ao Rui Vitória e cada vez me convenço mais de que, de facto, temos treinador. O zbording só ganha o jogo porque, como é habitual, matam-se contra o Benfica, o árbitro ajuda e jorge lagarto conhece os jogadores do Benfica como as palmas das mãos…"




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é uma piada? 3 jogos, 3 derrotas, 1 golo marcado, 6 sofridos e RV é que dá banhos tácticos? Se o que se está a passar não fosse triste eu riria.

      Eliminar
    2. Com Jorge Sousa, o Benfica nunca conseguiu ter sucesso em jogos com resultado nivelado, dos 29 jogos que Jorge Sousa arbitrou apenas por 3 vezes o Benfica conseguiu vencer pela margem mínima. 3 vezes em 29 jogos, ou seja, quando é que viste um candidato ao titulo a ter apenas 3 vitórias pela margem minima num campeonato de 30 jogos.
      Quando? Com Jorge Sousa o Benfica apenas conseguiu vencer em 2011/12 no Marítimo 0 - Benfica 1 e na 1ª época do JJ no Benfica no Leiria 1 - Benfica 2 e no Benfica 2 - Rio Ave 1. Ou seja, na pratica podemos dizer que só a equipa de 2009/10 é que tinha capacidade de vencer jogos equilibrados com Jorge Sousa a apitar, pois apenas esse glorioso Benfica de epóca de 2009/10 teve competência para vencer jogos pela margem mínima o Leiria e o Rio Ave com Jorge Sousa a apitar. Atenção essa equipa teve competência para vencer esse Leiria e esse Rio Ave pela margem minima porque em 30 jornadas tambem aplicou 13 goleadas com 3 ou mais golos entre quais um 8-1 ao Setúbal, Belenenses 0 - Benfica 4, Benfica 6 - Nacional 1, Benfica 4 - Académica 0, Benfica 5 - Marítimo 0, Leixões 0 - Benfica 4, Benfica 5 - Olhanense 0.
      Rui Vitória perdeu porque desta vez era ele que representava o Benfica, pois quando o Jorge Sousa arbitrou a final da Taça, nesse caso venceu porque quem representava o Benfica era o Jorge Jesus. Logo com Jorge Sousa o Benfica perderia independentemente de ser Jorge Jesus ou Rui Vitória.

      O Sporting é um rival capaz de aproveitar o efeito Jorge Sousa nos jogos do Benfica e a forma como sistematicamente condiciona o Benfica, o Sporting não é o Leiria nem o Rio Ave, para mesmo com Jorge Sousa o Benfica conseguir vencer um jog equilibrado.
      Espero que agora compreendas que não vale a pena atirar as frustrações para cima do Rui Vitória por mais uma derrota com Jorge Sousa, num jogo em que Luisão sofre um penalti, Slimani agride Samaris sem bola com uma cotevelada na nuca, na perna do Julio Cesar ficaram cravados os pitons do Slimani e o Gaitan foi abalroado a ponto de ficar inconsciente, estamos a falar de lances que passaram impunes num mesmo jogo em prejuizo do mesmo clube.
      É um facto que nos 29 jogos que o Jorge Sousa apitou o Benfica apenas consegue 46% dos pontos possíveis isto acontece mesmo sabendo nos que nos últimos 8 campeonatos o Benfica conquista em média 80% dos pontos com todos os outros árbitros. O Rui Vitória já teve a infelicidade de levar com o Jorge Sousa em 2 derby contra o Sporting e obviamente perdeu ambos mas nos restantes 27 jogos arbitrados pelo Jorge Sousa a culpa não pode ser atribuida ao Rui Vitória.
      Podes consultar os dados estatísticos para perceberes melhor a realidade competitiva em vez de te autoflagelares:
      http://influenciaarbitral.blogspot.pt/2015/11/quantos-jogos-equilibrados-venceu-o.html

      Eliminar
    3. O Jorge Sousa fez uma má arbitragem e os lances que assinalas são (exceptuando o lance do Gaitán que é um choque de cabeças casual) erros em prejuízo do Benfica.
      Mas essa análise é simplista.
      Primeiro porque toda a gente que viu o jogo viu um Sporting muito mais dominador e um Benfica muito encolhido.
      Segundo porque se eu fosse do Sporting citava-te tantos ou mais lances ao contrário, nos quais o árbitro podia ter agido técnica e/ou disciplinarmente contra o Benfica.

      Eu não estou frustrado nem me estou a flagelar. O futebol do Benfica é que é um autêntico flagelo e a época está a ser muito penosa.

      Aquilo que eu digo agora será num futuro próximo uma evidência.

      Eliminar
    4. PS - espero que o Slimani seja severamente punido.

      Eliminar
    5. "toda a gente viu um Sporting muito mais dominador e um Benfica muito encolhido, mas com o Jorge Sousa o Benfica não é sempre muito mais encolhido mesmo quando esta muito mais organizado como foi o caso do Ano passado em Alvalade (1-1), da vitória no Dragão por (2-0), final da Taça de Portugal do grande Benfica de Jesus contra o Rui Vitória (comandando uma equipa com ainda menos qualidade que o Benfica atual). Essa equipa de Jesus acabou o campeonato só com 1 derrota, ou seja era de facto bem organizada mas não chega para vencer jogos equilibrados em que o arbitro é Jorge Sousa. Desde 2006/07 Jorge Sousa já arbitrou 29 jogos do Benfica e em 29 jogos quase um campeonato inteiro de 30 jogos, o Benfica só foi capaz de vencer pela margem minima por 3 dessas vezes (1-0 ao Marítimo em 2011/12 e as outras 2 vezes foram ambas na época 2009/10, ambas vitória por 2-1 contra o Leiria e o Rio Ave). Essas são as únicas equipas é que o Benfica consegue vencer jogos equilibrados com Jorge Sousa em 29 jogos, repito para perceberes a ANORMALIDADE ESTATISTICA. A atenção a excepcional equipa de 2009/10 que demonstrou ser capaz de vencer jogos pela margem minima, foi aquela que em m 30 jornadas tambem aplicou 13 goleadas com 3 ou mais golos entre quais um 8-1 ao Setúbal, Belenenses 0 - Benfica 4, Benfica 6 - Nacional 1, Benfica 4 - Académica 0, Benfica 5 - Marítimo 0, Leixões 0 - Benfica 4, Benfica 5 - Olhanense 0.

      Nem o Benfica atual é tão superior aos rivais, nem o Sporting é o Rio Ave ou o Leiria, muito menos agora comandado pelo Jorge Jesus, que em média em todas as competicões nacionais perdia apenas 4 vezes por ano.

      Este jogo o obstaculo maior é claramente Jorge Sousa.
      Ps: nem quero acreditar que não considerás que aceites que o Jorge Sousa não assinale falta no lance em que Gaitan cabecia a bola para frente e leva um grande encontrão do P.Oliveira que o derruba.

      Eliminar
    6. Com certeza que não estás à espera que eu vá defender o Jorge Sousa! Para mim a questão é porém outra: o Benfica está muito longe dos mínimos exigíveis. Quanto à anomalia estatística, teríamos que analisar coisas semelhantes para poder tirar conclusões. Ou seja, a percentagem de vitórias que referes diminui quando se trata de clássicos. Ora eu presumo que o Sousa apitou muitos e, pelo contrário, apitou muito poucos jogos do Benfica em casa contra clubes pequenos (jogos que quase invariavelmente ganhamos).

      Eliminar
    7. Sim apitou muitos classicos, logo seria expectável que o rendimento médio do Benfica caia um pouco, mas não tão significativamente, são jogos mais dificeis para o Benfica e para o Sporting e F. C. Porto também concordas. Em principio deveria ter o mesmo efeito em todos os clubes, correcto?

      Com Jorge Sousa o F. C. Porto conquistou em média 72% dos pontos disputados e o Sporting conquistou em média 81% dos pontos, quando até a média geral do Sporting com todos os outros árbitros nestes últimos 8 campeonatos é de conquistar apenas 62% dos pontos disputados. Ou seja, o Jorge Sousa é um arbitro com o qual o Sporting obtem um rendimento médio muito melhor que o normal do clube com os outros arbitros.

      Eliminar
  3. Frank,
    Venho aqui novamente dizer-te para acalmares o "animal".
    O Benfica não lucra nada com este tipo de abordagens que fazes, nem tu próprio.
    Não é o momento.
    Modera-te e contém-te. Prestas um bom serviço a ti próprio e ao Benfica.
    Aponta as agulhas para outras direcções.
    Não lucras absolutamente nada em pedir a cabeça do Rui Vitória, por mais razão que possas ter..
    Usa bem atua e não fales com o coração.
    É de bom tom moderares os teus ímpetos, por mais que possas ter razão.
    Há uma situação clara neste momento.
    Vitória em Astana (ou apuramento) e vitória em Braga, e tudo muda. Uma malha na Rússia na 5ª feira e tudo muda. É assim o futebol.
    Não emprenhes pelos ouvidos.
    Pensa a frio, a bem do Benfica!

    Saudações.
    GV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro GV,

      eu tenho tido muita calma e contenção. A verdade é que desde o princípio desta "novela" que acho a gestão do dossier desastrosa em toda a linha, começando na escolha de RV, passando pela obsessão JJ alimentada pelo próprio Benfica com processos ridículos e acabando no completo silêncio perante ataques constantes e violentíssimos daquele a quem chamas com piada o xerife do fosso do lagartedo.

      Penso que agora já poderás concordar comigo que essa política do silêncio (comer e calar), em que a dada altura pareces ter acreditado, se revelou um completo desastre. Até um vice-presidente do Benfica o criticou... Aliás após o jogo o próprio treinador e, já hoje, Rui Costa, vieram a público esboçar uma resposta.

      Mas agora???

      Agora que já pelo menos duas taças foram pelo cano abaixo e em que o campeonato está a começar a ficar muito complicado?

      Isto só demonstra que as coisas no Benfica não estão a ser feitas com um sentido estratégico.

      Quanto às coisas mudarem todas com duas vitórias, não me parece sinceramente. Já tivemos algumas sequências razoáveis de vitórias que não deram para a equipa crescer. Acreditei que isso fosse possível mas agora parece-me claro que não. Aliás, RV está agora (meses depois da época começar) a ensaiar uma mudança de sistema...

      Acho que não vale a pena tentar tapar o sol com a peneira. Acho que a saída de RV é uma questão de tempo.

      Mas gostaria muito, como aliás já li algures, de estar enganado e no fim da época vir aqui fazer mea culpa.

      Eliminar
  4. Agora, caro Jorge Jesus, explica-me o que se passou para que tudo o que atrás descrevi se tivesse perdido no ar, como dinheiro no bolso de um pobre, em coisa de três ou quatro meses?

    Mostra-me, nem que seja só uma sombra de, que raio de força invisível é esta que não nos permite manter uma lógica de vitórias ou um sequencia evolutiva de trabalho desenvolvido…

    Prova-me, como se eu fosse um menino de 5 anos, como é que saindo 2 jogadores e entrando 7 não se conseguiu garantir o equilíbrio de um plantel que a época passada se poderia dizer em construção e esta deveria estar terminado…

    Ilude-me (e a mais 5 999 999 adeptos) e diz-me com optimismo que ainda vamos a tempo de reconquistar o que conquistaste na época passada. Diz-me que estes 9 pontos que nos distanciam da nossa posição natural, são aqueles 9 pontos que comes todos os dias ao pequeno almoço…

    Por favor Jorge Jesus, dá novas provas da tua relação directa com o criador (ou barbudo se preferirem) e mostra-nos que não é uma direcção incompetente que te castra a vontade, que não são jogadores contrariados que te deformam o esquema de jogo, que não é uma preparação física débil que te faz fraquejar onde outrora tiveste sucesso…

    Di-lo Jorge Jesus, di-lo em voz alta e aos berros… Mostra-o como o predestinado das vitórias que antecipaste ser… Luta com essa corja apitadeira que condiciona resultados ou com esses pançudos burgueses nortenhos que mafiam os esquemas do submundo…

    Levanta-te filho do senhor e cura a doença que parece infectar o Benfica!

    ResponderEliminar
  5. Não dá mais para tapar o sol com peneiras. O jogo do Benfica é uma lástima - a equipa joga um futebol confuso, para o lado e para trás, não pressiona, é lenta, chega à área adversária de vez em quando, não cria perigo, defende atabalhoadamente, às tantas andam para ali perdidos... Isto não é jogo para o Benfica, meus amigos.
    Também eu gostava de estar enganado... E não me venham com a treta de que não temos equipa para fazer melhor.

    ResponderEliminar
  6. Banana? Mole? Treinador de clube pequeno?
    Pois, pois… como se chama Rui Vitória, os tiros certeiros que atirou a quem ainda se sente dorido por ter sido “mandado borda fora”, mais não foram do que notas soltas que nunca irão satisfazer os que ainda choram de saudades.
    Rui Vitória colocou no lugar quem tinha que colocar, deixou claro que se há quem não veja o trabalho que está a ser feito, problema de quem não o vê. Fui bem explícito que o problema constante que o ex-treinador procura causar junto dos jogadores que lhe são próximos não são mind games, é bem mais que isso e só não entende que Rui Vitória está a falar da “azia e cíume do ex-treinador” quem tem vergonha em ver o que se passa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anonimo, estas so querer parecer idiota ou es mesmo? Ou e o pedro guerra a passar-se outra vez por outra pessoa?

      Eliminar
  7. Questão de opinião eu não discuto com quem "sabe" tanto, mas falar sem saber o que diz sobre o "bofetão" ao Badochas é mesmo não saber o que se diz.
    Então o SLB ia lá buscar o MS com contrato e ainda pagava aos lagartos a indemnização para eles ficarem com os cofres mais compostos.Ajudava a pagar o judas?
    Só escreve assim quem não percebe nada mesmo de como funcionam os contratos.Francamente

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.