segunda-feira, 25 de maio de 2015

Sexta-feira há uma final para ganhar

O Benfica festejou sábado com toda a justiça a conquista de um campeonato em que foi líder desde a 5ª jornada e no qual manteve sempre uma vantagem relativamente confortável. Caso tivesse vencido em Paços de Ferreira, o Benfica teria aumentado a sua vantagem para 9 pontos e provavelmente sentenciado a Liga bem mais cedo. Isso não aconteceu e acabámos por passar por alguns sustos, como o golo tardio do Sporting em Alvalade, na sequência de um ressalto de bola que isolou o jogador adversário ou a derrota em Vila do Conde que lançou grandes dúvidas sobre a renovação do campeonato. No entanto Jardel em Alvalade e o empate concedido pelo Porto na Choupana mantiveram os adversários a uma distância senão confortável pelo menos gerível.

Depois do que aconteceu no Marquês era importante que as coisas corressem bem no sábado e foi isso que aconteceu. Foi uma festa bonita, sem qualquer problema e com famílias e crianças, incluindo os filhos do adepto agredido em Guimarães, o que deu um toque especial e um ambiente salutar como deveria ser sempre o do desporto. O jogo também foi bom, a vitória clara, apesar de uma 1ª parte algo apagada, e Jonas só não foi o melhor marcador por dois erros do fiscal de linha, aliás o segundo aos 90+2 ainda mais clamoroso do que o primeiro. Nesse lance Jonas rematou para a defesa do guarda-redes mas fê-lo já consciente de que o lance tinha sido (mal) interrompido. Caso contrário poderia ter finalizado e ganho a bola de prata. Mas ficará para a próxima. No Benfica tem que haver um desejo contínuo de vitórias e troféus.

É já na sexta-feira que o Benfica disputa mais uma final, mais um troféu, naquele que será o último jogo da época. Como é evidente, trata-se de um jogo no qual a vitória é aquilo que se pede, um jogo de grande importância a vários níveis. Está em jogo o registo brilhante do Benfica na Taça da Liga, com uma hegemonia absoluta (que, digam o que disserem, foi uma base para alicerçar as vitórias recentes nos campeonatos), um reforço do estatuto do Benfica como clube mais titulado no País e um acabar de época em beleza. Por todas estas razões, depois das 19.00h de hoje e da cerimónia na Câmara Municipal, aliás parte da praxe, haverá que voltar a índices de concentração elevados para poder conquistar mais este troféu.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Deixem o Benfica festejar

Como benfiquista do coração e de pequenino, custou-me e entristeceu-me muito o que aconteceu no domingo. A festa do Benfica foi estragada - e não foi pela polícia, foi pelos adeptos (?) que se envolveram em agressões, roubos e ataques que fizeram do Marquês de Pombal uma zona de intifada. 

Concordo inteiramente com o Presidente da Câmara de Lisboa. Acho inexplicável que quase uma semana depois do que se passou ainda não haja um apuramento de responsabilidades e uma identificação dos grupos criminosos. Porque é disso que estamos a falar. Pedras da calçada e garrafas atiradas daquela forma podem lesionar gravemente e até matar uma pessoa. Quem atira esses objectos indiscriminadamente, aliás no meio de uma multidão onde estavam crianças pequenas, é pior do que um selvagem e do que um animal. É um criminoso que tem que ser banido do convívio com as pessoas normais. Defender, justificar ou desculpabilizar estes actos não é defender minimamente o Benfica. É até o contrário. Luisão disse logo enquanto os acontecimentos decorriam que aquilo não era o Benfica. Luis Filipe Vieira também esteve muito bem ao denunciar a violência e defender que ela tem qeu ser banida do futebol - doa a quem doer! E Leonor Pinhão fez o mesmo na sua crónica de ontem n' "A Bola". Sublinho bem, doa a quem doer, porque se as claques tiveram alguma coisa a ver com isto têm a meu ver que sofrer as consequências com um castigo que seja verdadeiramente exemplar e permita que o desejo do Presidente (e de todos nós) se torne realidade e pais e filhos possam ir em paz e segurança ao futebol.

Claro que a actuação do já infame oficial da PSP em Guimarães é uma coisa inenarrável e aberrante que também tem que ser exemplarmente punida. Claro que no próprio Marquês poderão ter havido comportamentos menos correctos por parte da polícia. Mas nada disso desculpa, justifica ou legitima o que se passou e que acabou com a festa dos benfiquistas cobrindo-nos de vergonha. Por isso insisto: tem que haver um apuramento rápido de responsabilidades. Existem muitos vídeos que permitem identificar as pessoas e, foi dito, houve várias detenções. Expliquem portanto o que aconteceu. Talvez se venha a perceber que de facto os problemas nada tiveram a ver com futebol e o nome do Benfica possa ser limpo desta história absolutamente lamentável.

Felizmente temos este domingo uma nova hipótese de festejar, agora já sem a tensão e a ansiedade de ver concretizado o grande objectivo da época. Alcançado o campeonato, com um mérito enorme e talvez sem as armas do principal contendor, que apostou todas as fichas neste ano (e já vai no segundo empréstimo obrigacionista em menos de um ano...) e nada ganhou, podemos agora saborear tranquilamente a conquista. Podemos festejar a consagração e expressar toda a alegria por este bi-campeonato encarando o jogo com o Marítimo tranquilamente. Finalmente o Benfica consegue ganhar de forma sustentada e não apenas esporadicamente. Fica a faltar a Taça da Liga. O nosso destino é vencer. Luis Filipe Vieira conseguiu encontrar o caminho certo e hoje é reconhecido até pelos seus anteriores críticos e opositores. Espero sinceramente que não cometa o grande erro de desfazer esta equipa ganhadora e de enveredar por experimentalismos nesta fase. O Benfica tem um plantel que este ano foi espremido ao máximo. Outros acharão que era possível fazer melhor. Desde o início da época que deixei aqui claro que esta equipa, este plantel tinha evidentemente qualidade mas estava longe de ser um plantel de topo. O do Porto era, em valores individuais, superior em termos de valor de mercado. A nível europeu foi claro que não havia condições para fazer mais. Nessa medida haverá que acautelar a qualidade para o ano (e isso não se faz com a equipa B ou a formação): Mas acima de tudo é preciso manter o homem que mudou a tendência dos últimos 30 anos do futebol Português - Jorge Jesus.

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Há que manter a estrutura

A vitória neste campeonato demonstra como o Benfica evoluiu ao longo dos últimos anos. 

A estabilidade e solidez da sua estrutura técnica e dirigente foi o grande suporte que permitiu este título. Num ano em que o Porto apostou forte e contratou jogadores de categoria internacional (alguns apenas por empréstimo), ao passo que jogadores fundamentais da nossa equipa saíram para outros clubes (a que se juntaram lesões altamente inconvenientes), a estabilidade de métodos e "ideia de jogo" e a grande união do plantel, sustentadas numa estabilidade que vem de cima, foram os factores que fizeram a diferença. Vários são os jogadores que referem a unidade do plantel e o bom ambiente no balneário. Mesmo os jogadores menos utilizados se sentem bem no clube e desejam permanecer. 

Face a isto, seria muito perigoso desmantelar esta estrutura, a começar evidentemente pelo treinador, que é uma peça fundamental e o principal responsável pela vitória no campeonato. Não entendo as notícias de que o Benfica lhe quer baixar o ordenado. Não me parece que um treinador que já rentabilizou tantos jogadores e conquistou tantos títulos possa ser considerado "caro". Caros são aqueles que não ganham nada e fazem os clubes passar períodos de sequeiro. 

Mas a estrutura não é só Jesus. Começa evidentemente em Luis Filipe Vieira e passa, além do treinador, por pessoas como Rui Costa e Shéu. Essa estrutura está a funcionar muito bem, com cada um no seu lugar (Shéu é fundamental no balneário para transmitir aquilo que é o Benfica) pelo que deve ser mantida. É muito difícil construir mas é muito fácil desmantelar e destruir. Não gosto de ver notícias que falam da saída de Jesus (exceptuando aquelas que são do domínio da comédia) mas compreenderei se houver uma oferta irrecusável de um Real Madrid, um Bayern ou um Manchester United. No entanto se Jesus viesse a sair (e na verdade não acredito nisso) porque o Benfica lhe queria baixar o ordenado, acabando num clube da classe média europeia, para nós irmos contratar uma qualquer esperança ou um treinador mediano, isso seria incompreensível e muito perigoso. Poderia significar um retrocesso no caminho que vimos percorrendo de re-afirmação como principal clube português depois de um período hegemónico do Porto. Também me desagradam as notícias que falam da saída de Rui Costa para a Fiorentina ou Milan. Nos últimos anos Rui Costa trouxe jogadores de qualidade para o Benfica e tem sido mais uma peça importante nesta estrutura pelo que simboliza de mística benfiquista. 

Os resultados do Benfica nas últimas épocas demonstram o rigor com que se tem vindo a trabalhar. Aquilo que faltava no Benfica, a tal estrutura sólida e coesa, com todos a remar para o mesmo lado, que faltou no passado, tem finalmente sido conseguido. Há agora que a manter e consolidar. 


segunda-feira, 18 de maio de 2015

O Benfica voltou mas...

É tristíssimo que depois de uma conquista tão importante e uma festa até então bonita as coisas acabem como acabaram ontem à noite. Um bando de criminosos acabou com a festa e de algum modo estragou-na. Muita coisa correu mal ontem, a começar em Guimarães e a acabar no Saldanha e será preciso, como já disse o Presidente, apurar muito bem responsabilidades. Umas coisas não podem servir para desculpar outras. O que aconteceu é demasiado grave - e não tem a ver apenas com o futebol nem com o Benfica. As nossas sociedades estão doentes e isto são sintomas. Mas isso não serve para desculpar ou desresponsabilizar ninguém. Serve para pensar as coisas de uma forma mais abrangente mas entretanto todos os incidentes terão que ser analisados individualmente.

EM primeiro lugar, quanto aos adeptos que agrediram pessoas e destruíram coisas em Guimarães tem que se perceber - e isso hoje já é possível - quem comprou bilhetes para aquela secção. Se foi a claque, tem que haver consequências drásticas.
Depois em relação ao que aconteceu no Marquês, haverá que perceber muito bem quem são aqueles indivíduos. Há muitas imagens que devem ser utilizadas para identificar os criminosos. Claramente eles estavam num grupo porque actuaram como tal. Não teria a claque obrigação de controlar uma situação destas? Viam-se muitos adeptos a querem parar com aquilo mas individualmente nada podiam fazer sem um enorme risco para a sua integridade física. Agora a claque conta com centenas de elementos pelo que tem um poder de dissuasão incomparavelmente melhor. Na hipótese, que nem quero admitir que aquela gente pertencia à claque então defendo que ela deve ser pura e simplesmente banida do estádio da Luz. É preciso separar o trigo do joio.

Quanto à actuação da polícia, o que se passou em Guimarães com o uso de brutalidade contra uma família é algo de inconcebível e que tem que ser exemplarmente punido. Não há justificação possível para o que se passou. Incidentes desses destroem a imagem da polícia, a sua credibilidade e em última análise a sua capacidade de intervir contando com o respeito e boa vontade dos cidadãos.
Quanto à actuação no Marquês é difícil ajuizar porque realmente era pouco expectável que a polícia se fosse deparar com uma situação tão violenta e caótica numa noite que deveria ser de festa. Ainda assim terão que ser examinados os comportamentos para perceber se eles terão sido os mais adequados. Mas que fique claro que ninguém pode ter nenhuma razão para atirar garrafas ou pedras e que isso é que acabou com a festa e a estragou. 

Ficou assim ensombrada uma festa que começara tão bem, com os jogadores a demonstrar a sua união no relvado de Guimarães e os adeptos do Porto e Gaia a fazerem um cortejo à equipa na sua chagada ao aeroporto Sá Carneiro. Foi mais uma grande demonstração do carácter verdadeiramente nacional e da dimensão do Benfica. A festa no Marquês poderá ter sido demasiado encenada e exagerada nos decibéis. Mas isso são pormenores. O fogo de artifício e o momento do hino foram momentos bonitos, tal como as celebrações dos jogadores.

Este campeonato é importantíssimo e marca de facto o regresso de um Benfica que ganha de forma continuada, algo que era importantíssimo. O mérito deste campeonato é total. Mas melhor falarei disso em próximos posts.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

É para ganhar

O Benfica em Guimarães só pode ter uma coisa em mente: vencer o jogo e sagrar-se bicampeão. Tudo o resto é folclore, tratem-se das tentativas desesperadas e despudoradas de quem tenta fora do campo o que não conseguiu lá dentro, tratem-se de "conselhos" relativos aos locais dos festejos benfiquistas que pelos vistos já dão por adquiridos.
Resta-nos ignorar tudo isso e concentrar-nos apenas no jogo.
Os regressos de Gaitan e Fedja são boas notícias. O plantel está bem e não tenho dúvida que as coisas estão a ser preparadas com todo o rigor para a equipa entrar em campo a saber exactamente o que fazer para ganhar o jogo. Os jogadores já deram provas este ano de que se pode contar com eles. Vamos a isso.


Viva o Benfica.


terça-feira, 12 de maio de 2015

É preciso calma

O Benfica está à beira do título mas evidentemente falta ainda carimbá-lo. Tendo em atenção que há dois jogos para conquistar uma vitória (no pressuposto de que o Porto vence os seus dois jogos) a situação é muito sorridente para o Benfica.


Mas também é certo que Guimarães é um estádio difícil, no qual começou a derrocada que há 3 anos levaria à perda de um título que parecia bem encaminhado. Também perdemos com o Guimarães a final da Taça de há dois anos, na época mais traumática da história do Benfica. 


Dito isto, há que ter nesta altura alguma tranquilidade. Os adeptos aprenderam a lição de não festejar antecipadamente mas agora alguns estão agora de certa forma a cair no oposto, ou seja a entrar numa ansiedade e nuns tremeliques que não se justificam. 

O Benfica deve jogar em Guimarães claramente para ganhar o jogo e ser campeão. É isso que se espera que aconteça, com respeito pelo adversário, como é costume mas com total determinação e concentração. Temos jogadores experientes e com qualidade suficiente para o conseguir. Será preciso calma e frieza, também por parte dos adeptos.


A estratégia do Porto já se percebeu que passa por uma última e desesperada tentativa de desestabilização. Eles sabem que é a última arma que lhes resta e nessa medida estas manobras de última hora até são compreensíveis. No entanto para que elas resultem é preciso que os benfiquistas se deixem afectar e desconcentrar. Caso lhes demos a importância e o valor e  que têm - e que é nenhum - tudo isso nos passará ao lado.


É isso que espero da equipa no domingo para podermos estar a celebrar a partir das 8 da noite. Para tal precisaremos apenas de jogar tão bem e com tanta concentração como já muitas vezes fizemos este ano. 

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Patétegui

Não é preciso dizer muito mais. Só isto: o treinador do Porto estava a certamente a falar de si próprio nos insultos que distribuiu ontem. Principalmente destaco um deles: sem categoria. Nenhuma.

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Monstros do futebol

O que Messi fez ontem só está ao alcance de um "estratosférico" do futebol. O 1º golo, que desbloqueia o jogo é bom mas o segundo, fazendo Boateng cair "como um pino", como disse alguém na noite de ontem, e fazendo depois um chapéu a Neuer, roça o sublime. Depois disso ainda teve tempo para isolar Neymar para o terceiro.

Messi voltou a provar que é único na sua habilidade, na forma como mantém a bola colada ao pé e realiza o drible curto. É de facto algo de único no futebol mundial.

Isto não implica desvalorizar Ronaldo. Muitas vezes vemo-nos perante as chamadas falsas alternativas nas quais para um ser o melhor o outro tem que ser um jogador banal. Não, são dois super-jogadores, dois monstros do futebol. Ronaldo tem sido uma máquina de golos como nunca se tinha visto, batendo recorde atrás de recorde.

Voltando ao Barcelona, estamos quase perante um caso de concorrência desleal. Ter Messi e Neymar na mesma equipa e ainda lhes juntar Suarez é algo que torna a competição demasiado desequilibrada. Se o Barça estiver nos seus dias é quase imbatível. Pelo que vimos nos últimos jogos, é claramente favorito numa final com o Real e mais ainda a Juventus.

Antes do embate de Guardiola com a antiga equipa eu tinha expressado curiosidade sobre o jogo dos "dois Barcelonas". Reconheço que fiquei desiludido com o jogo do Bayern, pois foi muito pouco afoito no ataque. Nas poucas ocasiões em que procurou fazer subir mais jogadores no terreno foi apanhado em contrapé de uma forma quase embaraçosa. Ora isso não abona a favor do treinador que ainda há umas semanas elogiei após o desmantelamento do Porto por 6-1. Para além disso, a substituição de Muller por Goetze quando já estava a perder não pareceu a melhor solução.

É curioso que só ontem, ao ouvir mais uma vez as palavras de Mourinho proferidas após a conquista do título de campeão inglês, compreendi o verdadeiro alcance e destinatário da sua afirmação de que poderia ter escolhido um campeonato tranquilo onde poderia vencer sem grande dificuldade mas que escolhera a liga mais competitiva do mundo. O alvo da indirecta era Guardiola. 

No entanto também não tenho dúvidas de que Mourinho como Guardiola são, em estilos e com personalidades muito diferentes, também dois monstros do futebol. O espanhol sofreu porém ontem um retrocesso na sua caminhada de afirmação extra-Barcelona. O seu Barcelona bávaro fez uma má figura em Nou Camp. Existe uma atenuante: voltaram a ficar de fora por lesão as principais figuras do Bayern. No entanto este Bayern tem demasiada bola para as oportunidades de golo que cria. Nisso Mourinho é muito mais prático: para ele a posse de bola visa a baliza e o golo. 

segunda-feira, 4 de maio de 2015

Exibição categórica e Super Maxi

O Benfica fez um grande jogo em Barcelos. É verdade que as coisas saíram bem mas o mérito é destes atletas que vão à procura de fazer essas mesmas coisas acontecer. Há muito e bom trabalho por detrás destes jogos.

Num jogo de 5-0 é quase "obrigatório" começar pelas exibições dos avançados mas desta vez vou fazer exactamente o contrário e começar  por destacar Júlio César. Se a vitória fio de goleada, a ele muito o devemos pois fez um par de defesas notáveis e impediu por completo o Gil Vicente de discutir o resultado. O guarda redes brasileiro tem sido um esteio deste Benfica. Mas a defesa está também de parabéns, ou não fosse responsável por, para além de ter contribuído para a inviolabilidade das redes, 3 dos 5 golos. É muita coisa. Maxi, super Maxi continua a encher os campos de Portugal com a sua classe. Não sendo um jogador de grandes floreados técnicos, é um profissional de topo, ao nível dos melhores do mundo. Jogadores como Suarez ou Cavani são os primeiros a dizê-lo, tal como o experiente treinador uruguaio. É que Maxi já é uma lenda naquela selecção cheia de história. E no Benfica idem. Desde há muitos anos que um lateral não agarrava a posição de uma forma tão convincente e duradoura. É um jogador de equipa, de raça, de entrega e de grande amor à camisola. Acho que muitos benfiquistas não chegaram ainda a perceber toda a dimensão futebolística e importância para a equipa de Maxi. Jogadores destes não aparecem todos os dias ao virar da esquina. Para mim é para manter por muitos e bons anos - Veloso jogou até aos 37... Luisão também voltou aos golos numa nova assistência de Pizzi que voltou a afirmar o seu estatuto na equipa.

Gostei muito de Lima (que tinha andado apagado nas últimas jornadas) e claro que Jonas respira classe. O seu golo é de nota artística, tal como a assistência. Sulejmani foi a boa surpresa deste jogo. Na minha opinião estando bem seria a escolha natural para o lugar de Sálvio. Não creio que Ola John tenha neste momento condições para ser titular do Benfica. Caso Gaitan esteja de fora no próximo jogo (como parece) e Sálvio não recupere, Jorge Jesus lá terá que "inventar" outra vez... 

O próximo jogo é agora o mais importante. Começa 0-0 e não podemos pensar de forma nenhuma que já está ganho, porque isso seria meio caminho andado para não o conseguir. Mas entretanto deixem-me ainda desfrutar um pouco mais estes 5...