segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Vitória sem espinhas

O Benfica conseguiu uma belíssima vitória na Choupana, não se deixando minimamente afectar pelas contingências climatéricas ou futebolísticas. Uma lição bem estudada e bem executada, na qual se Jonas se destacou entre os demais, que, excepção feita a dois lances comprometedores, esteve perto da perfeição.
O Benfica está num bom momento que é preciso manter. Está a encarar os jogos para vencer, como não pode deixar de ser, e a executar bem, conseguindo muitos golos. Foi assim em Guimarães (apesar de aí só com um tento), foi assim na goleada e excelente exibição frente ao Marítimo (se tivesse forçado - o que não se justificava - o Benfica teria marcado ainda mais golos) e foi assim hoje, tendo tornado um jogo tradicionalmente muito difícil num jogo de resultado desequilibrado. A apontar apenas, no que ao jogo de hoje diz respeito, a falha dos centrais no golo do Nacional (demasiada cerimónia a tirar a bola dalí) e um passe suicida de Fedja que isolou um adversário e que não deu golo possivelmente por este último estar claramente diminuído fisicamente. Foi uma falha que não apaga o excelente jogo que Fedja realizou, quer a defender quer a recuperar a bola e lançar o ataque. Os laterais também estiveram bem, quer a defender (Eliseu teve sempre muito jogo carrilado pelo seu lado e em geral resolveu bem) quer a atacar (de destacar o excelente centro de André Almeida para o segundo golo de Jonas). Pizzi tem uma enorme qualidade táctica e de jogo e voltou a ser importante, assim como Carcela que esteve na maior parte das ocasiões de perigo e é mais rápido, impulsivo e repentista que Pizzi.
Este é o caminho no qual o Benfica precisa de perseverar. Estamos a uma distância do 2º lugar que está longe de ser insuperável. Muito pelo contrário, caso ela se mantenha ou até reduza à entrada para o último terço do campeonato, as hipóteses do Benfica renovar o título aumentarão muito, por razões que me parecem fáceis de perceber mas que não vale a penas propalar demasiado.
Estes 3 pontos já cá estão, a deslocação à Choupana pode ser riscada da lista. A primeira volta foi encerrada em beleza. Vem já a caminho mais uma deslocação: a Amoreira onde enfrentaremos o sempre complicado Estoril. Mais uma vez, como não poderia deixar de ser, é para ganhar.

1 comentário:

  1. PETIÇÃO VMOC ZPORTING LISSABON
    Petição contra a discriminação no tratamento das dívidas dos clubes aos bancos / contra o prolongamento do vencimento das VMOC do Sporting

    http://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT79624

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.