sábado, 13 de fevereiro de 2016

Golo (mal) consentido pode ter custado campeonato

Como referi no anterior post - e uma derrota como a de ontem custa mesmo muito a digerir - o Porto estava encostado às cordas após o golo do Benfica, ao passo que o nosso clube tinha nesse momento tudo para ser campeão. Claro que não o assumiríamos abertamente mas eliminar da corrida o Porto com uma vitória que poderia ter sido concludente deixaria igualmente o Sporting em sentido e altamente pressionado. Não foi um acaso o Sporting ter perdido uma série de pontos após as goleadas do Benfica e, logo a seguir à nossa derrota, ter ganho por sua vez goleada. Eles respiraram de alívio...

O Benfica perdeu quando não podia perder. Deu uma grande injecção de força e esperança aos dois rivais. Falhou no momento da verdade, desperdiçando grande parte do que de bom vinha sendo feito e da recuperação conseguida. Mas atenção: vamos ter mais uma oportunidade. Ainda podemos ser campeões. Para tal precisamos de não perder pontos (e para a semana temos já novo jogo difícil) e de ir ganhar a Alvalade. Se olharmos para o que se passou até agora no campeonato nada leva a crer que o possamos conseguir, mas também não se esperava que o Porto conseguisse vencer na Luz e foi exactamente isso que aconteceu.

O que agora gostaria de abordar é a forma como concedemos o 1º golo, naquilo que foi o momento determinante do jogo e poderá vir a ser (esperemos que não) o momento de viragem do campeonato. A sequência vitoriosa do Benfica foi quebrada e Sporting e Porto ganham nova vida.

O 1º golo do Porto não pode acontecer. O Benfica em vantagem, no seu estádio, não pode dar aquelas facilidades, não pode ser tão permissivo. Teria que, a partir do golo, manter a posse de bola, o controlo do jogo e - sim - recuar estrategicamente no terreno. Mas há mais: Júlio César tem que rever aquele lance porque não fica nada bem na fotografia. É uma bola rasteira, sem uma velocidade por aí além, disparada de longe e até com um ângulo limitado. Olhem, faz lembrar um pouco o golo de Kelvin, um golo esquisito, num remate cruzado ao poste mais distante que parecia defensável.

Por fim, um apelo ao Benfica e aos seus adeptos: parem com os "vídeos motivacionais". Só nos fazem cair no ridículo e de cada vez que os fazem antes dos jogos com o Porto o resultado é este. Se alguém precisa de um vídeo para se motivar é porque não está com a cabeça no lugar certo.

5 comentários:

  1. Frank,
    Creio que abordar o assunto desta maneira que fizeste não é o melhor caminho.
    Como sabes é raríssimo pronunciar-me sobre os jogos do Benfica, qualquer que seja o resultado, quer aqui, quer no meu blogue ou noutro qualquer.
    Ninguém pode deitar-se a adivinhar.
    Há, na realidade um jogo importante pròximamente. E ao contrário do que prevês, na minha opinião o jogo com o lagartêdo poderá ser mais fácil e acessível do que tu pensas.
    Vamos ver o que se irá passar até lá.
    Este é um post pessimista sem razão para o ser.
    Na minha óptica, e aqui é imperioso ver o reverso da medalha, a aproximação do grémio corrupto, mantendo-o na disputa do título e do 2º lugar que dá acesso directo à Liga dos Campeões poderá eventualmente trazer-nos alguns benefícios e alguma surpresas.
    Saudações.
    GV

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nao estou preocupado. Na minha opinião vamos a alvalade a frente do campeonato. Vem ai o terror alemão, scp e fcp jogam Dortmund e Leverkusen no espaço de 7 dias.o glorioso so joga com zenit 15 dias depois.

      Eliminar
  2. nao gostei foi da pressao ke devia ter sido feito pelo pizzi e renato ke ficam a pastar a vakinha,os jogadores do meio campo tem de pressionar sempre nao ficar ver jogar!!

    ResponderEliminar
  3. Pior que os vídeos motivacionais, foram os assobios ao Maxi.
    Para um jogador com o traquejo dele e mais que avisado que era assim que ia ser, os assobios só lhe deram mais força. Tivesse-mos aplaudido em cada vez que ele tocava na bola e talvez ele se desconcertasse...
    Assim acho que foi o Gaitan quem ficou abalado, ou talvez o nosso melhor jogador em 2-3 jogos por época não seja assim tão bom JOGADOR, na verdadeira acepção da palavra. (de alguma forma ele ainda não foi vendido...sabe-se lá porquê...

    ResponderEliminar
  4. Se muitos "Antónios F." houvessem no Benfica, estavam o Clube e os seus jogadores bem f%&$#"s!


    E não se escreve "tivesse-mos". É sim, "tivéssemos"
    Saudações.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.