sábado, 30 de abril de 2016

Muito nervosismo

Vitória justa mas tensa

 
O Benfica venceu bem mas com muitos nervos e correndo os riscos inerentes a uma vantagem mínima (no resultado como na classificação). Apesar do domínio quase completo do Benfica, de facto o Vitória de Guimarães teve duas oportunidades claras para marcar, uma delas perto dos 80 minutos (e que devia, note-se, ter resultado na expulsão do avançado Hurtado que colocou em risco a integridade física de Ederson). Felizmente nos últimos minutos, com as entradas de Jimenez e Samaris, o Benfica voltou a controlar o jogo e já não tivemos mais sobressaltos.

Mas recuemos ao início. O Benfica não entrou bem no jogo. É verdade que nesta altura a equipa procura com paciência o modo pelo qual poderá entrar nas defesas adversárias, ao invés de se lançar num ataque desenfreado que a desgaste desnecessariamente. No entanto nesse período o Benfica jogou demasiado lento, pouco pressionante, assim permitindo ao adversário estar muito confortável no jogo. Não é correcto, do meu ponto de vista, acusar o Guimarães de anti-jogo. Na verdade na primeira parte por duas vezes jogadores do Benfica precisaram de assistência: Pizzi e Jardel, no que foram as principais paragens no jogo. Quanto à lesão de Hurtado (o tal que mais tarde deveria ter sido expulso) ela foi legítima e real, pois Eliseu teve uma entrada demasiado impetuosa e atingiu o adversário na cabeça (na BTV viram-se bem os efeitos dessa entrada).
 
Havia demasiada tensão e nervosismo. Não sei se houve "mala" ou não, como agora se diz. Penso que é normal uma equipa jogar pelo seu orgulho e honra e procurar o melhor resultado possível. Mas a tensão normal do Benfica por querer e precisar de vencer o jogo foi alargada aos jogadores do Guimarães pela postura do árbitro que me parece que mostrou demasiados cartões e não foi capaz de controlar o jogo, tendo depois expulsado o treinador do Guimarães sem que se tivesse percebido bem porquê (e depois de ambos se terem abraçado efusivamente antes do início do jogo). O que já considero menos normal é a reacção dos jogadores do Guimarães no final do jogo: o que é que eles queriam? Qual foi o problema?
 
 

Há cansaço na equipa

 
Mas existem a meu ver outra razão para o nervosismo, no que diz respeito ao Benfica: o cansaço. Há vários dos nossos jogadores que estão pesados, que denotam um atraso na sua reacção aos lances (sobretudo se param um pique já não são capazes de arrancar novamente) e que por essa razão estão a tomar algumas decisões erradas. Isto reflecte-se na dinâmica geral da equipa. Pizzi e Jonas são para mim os casos mais evidentes mas Renato, Gaitan e Mitroglou denotam algum cansaço. Veja-se por exemplo a ligeireza e leveza nas pernas de Jimenez quando comparado com Mitroglou: tudo sai mais fluído e tudo parece mais fácil ao mexicano.
 
Na segunda parte as coisas correram melhor: vencida a inércia dos primeiros 45 minutos, os jogadores entraram bem e conseguiram logo o golo. Depois disso o resumo dos acontecimentos passa muito por aquilo que já referi no início do post.

A alegria pela vitória foi muita e compreensível. Mas atenção, ainda não há nada para celebrar.
 
 

O clássico desta noite

 
A minha previsão para esta noite, que espero possa ser errada, é a de que o Sporting vai vencer o jogo. E isso relançará o campeonato pois o Benfica tem um jogo difícil na Madeira para a semana: o Marítimo é um clube imprevisível, capaz do melhor e do pior.
 
Considero mais provável o Sporting ganhar pela razão de que o Porto está em "pré-época" e porque considero que José Peseiro é um treinador que não consegue que as suas equipas tenham equilíbrio e consistência. Consequentemente, as equipas de Peseiro são muito vulneráveis defensivamente. Atendendo a que o ataque do Porto também não é particularmente concretizador, prevejo uma vitória do Sporting que, caso as coisas lhes corram de feição, poderá até ser fácil e simples. Não se percebe que Peseiro já vários meses depois de chegar ao clube ainda ande em experiências e não tenha um 11 base minimamente definido. Isso não dá rotinas nem qualquer estabilidade. As declarações de Pinto da Costa ainda agravaram mais o estado de instabilidade.

Prevejo uma entrada em jogo muito forte do Sporting, a procurar dominar o seu adversário e chegar ao golo. Se o conseguir, o Porto terá depois uma reacção e procurará lutar pela sua honra e prestígio. Não tenho dúvidas de que alguns dos seus jogadores darão tudo para mudar o estado de coisas. No entanto isto também abrirá espaços na defesa que o Sporting poderá aproveitar, jogando directo para Slimani.
 
Veremos o que acontece. Como é evidente espero estar enganado e que as coisas não corram nada assim: que o Sporting entre mal em campo, pressionado pelo atraso na classificação e nervoso em virtude da obrigatoriedade em ganhar. Que esteja nervoso e comece a falhar passes, que o Porto, não tendo nada a perder, esteja tranquilo que consiga desenvolver as suas qualidades e que os jogadores de qualidade que tem possam resolver. Não tenho dúvidas de que caso o Sporting se veja a perder, o desespero possa tomar conta dos seus jogadores. A ver vamos, como dizia o outro.

6 comentários:

  1. boa tarde frank. Espero como tu que estejas muito enganado e que os lagartos percam hoje à noite o que nos permitiria um jogo na Madeira muito descansado...

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Frank afinal acertaste em cheio nas tuas previsoes ganhou facilmente o zbording.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Peseiro passou o jogo a rir-se p/ os adjuntos,raramente se levantou. O velho falou do arbitro p/ condicionar o da final da taça.O Judas tá a caminho do dragão e se calhar o Conceição do Alvalidl.

      Eliminar
  3. http://benficavencedor1904.blogspot.pt/1 de maio de 2016 às 10:09

    Tens de jogar no Euromilhões, és bruxo! :D

    ResponderEliminar
  4. O Marítimo tinha seis jogadores em risco de exclusão para o jogo com o Benfica. SEIS. Edgar Costa, Alex Soares, João Diogo, Deivison, Gazharian e Tiago Rodrigues - acho que eram estes. Quase todos eles habituais titulares ou no mínimo suplentes muito utilizados. Alguém quer arriscar adivinhar quantos desses jogadores, HABITUAIS TITULARES, foram utilizados hoje na saída ao Estoril?
    Pois é. Viva a verdade desportiva. Uns jogam contra a equipa b do União. Outros vêem os adversários poupar-se de propósito (já o Rio Ave o tinha feito). Afinal a mala inclui as regiões insulares? caramba, devem ser milhoes o premio...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela informação. Já escrevi sobre isto. É escandaloso.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.