domingo, 10 de abril de 2016

Rumo ao 35

Carlos Severino, antigo candidato à presidência do Sporting e actual comentador da CMTV, dizia, quando a vitória do Sporting sobre o Marítimo se começou a consumar, que "o Benfica continua a sentir o bafo do leão", aludindo à pressão gerada pela contínua perseguição do Sporting. Sentimos realmente o bafo. Mas não é um bafo de leão. É um bafo de onça.
 
Entendamo-nos: o Benfica é bicampeão, está nos quartos-de-final da Liga dos Campeões, com possibilidade de se qualificar para as meias, está nas meias-finais da Taça da Liga e está na liderança do campeonato nacional. Se o Benfica está pressionado o que dirão os outros que não podem alegar em seu favor estes factos. O Porto e o Braga ainda estão nas taças mas os seus campeonatos estão a ser decepcionantes, ao passo que o Sporting já só joga para o campeonato.
Gostaríamos nós que o Sporting tivesse perdido pontos nas últimas jornadas e praticamente carimbasse o nosso tricampeonato? Claro que sim. Mas será que os sportinguistas não desejavam o mesmo (e tinham esperança) em relação aos jogos do Benfica com a Académica e o Braga, para já nem falar do Boavista? Não quereriam eles estar na nossa posição, tanto mais que têm ainda que ir ao Porto e a Braga?
 
A diferença é que o Benfica nem por isso entra no ridículo ou cai no jogo sujo como acontece com o Sporting.
 
  • Não faz campanhas contra jogadores do Sporting, nomeadamente jogadores ainda em idade júnior, questionando a sua qualidade, o seu carácter e até a sua idade(!). 
  • Não faz campanhas ridículas sobre penalties.
  • Não faz pressão ou tenta coagir os árbitros, semana após semana, incluindo árbitros de jogos terceiros, "exigindo" que estes não deem amarelos aos jogadores que estão à beira da suspensão e vão enfrentar o Benfica na jornada seguinte.
  • Não tem comentadores que semana após semana nada fazem senão destilar fel e lançar insinuações soezes contra tudo e todos, a ponto de insultar em directo adversários e até comentadores do seu (?) próprio clube.
  • Não faz insinuações rasteirinhas relativamente aos adversários do seu rival, sugerindo que estes facilitam os jogos ou até chegando ao ridículo de "ameaçar" os clubes que perderam com o Benfica com goleadas caso estes tivessem uma boa prestação contra o Sporting, como aconteceu com o Belenenses na semana que antecedeu a jornada passada, que foi "avisado" por comentadores afectos ao Sporting.
 
É de facto demasiado mau, demasiado baixo!
 
Não somos apenas nós que o dizemos. Com excepção do paladino da "verdade desportiva", todos os comentadores sérios e independentes, os que não estão envolvidos nesta luta e mesmo alguns afectos ao Sporting que mantêm um mínimo de cabeça fria, concordam que o Sporting está a descer a níveis inusitados de calúnia e pressão.
 
Esta gente perdeu a vergonha! Depois da lenga lenga dos penalties, das calúnias sobre Renato, esta foi a semana de Capela. Foram buscar estatísticas e factos que pretendem contar uma história qualquer mas que na realidade apenas denigrem e inflamam ânimos.
 
Capela foi ou não foi o árbitro que expulsou Aimar em Olhão (uma das poucas, senão a única expulsão do mago argentino na sua carreira) sem razão nenhuma, impedindo-nos de ganhar esse jogo e prejudicando-nos na luta pelo título nesse ano?
 
Capela foi ou não o árbitro que expulsou Cardozo na Luz por ter dado um murro na relva, num jogo contra o Sporting, que acabámos por ganhar mesmo com 10?
 
Mais: Capela foi ou não o árbitro que Jorge Jesus elogiou mais do que uma vez, uma delas declarando que o jogo que tanta indignação gerou nos sportinguistas e os lançou nesta "cruzada" fora "limpinho, limpinho, limpinho"? É ou não verdade que depois disso o actual presidente do Sporting chamou a JJ "palerma"? Então como é que agora Jorge Jesus diz que está "juntinho" a Octávio nas críticas a Capela (para já nem falar em relação ao seu presidente)? Não haverá aí uma certa incoerência, contradição, para não dizer oportunismo?
 
E o que diriam estas inteligências inácias e octavianas caso os adversários do Benfica consecutivamente tivessem casos como os do corte de luz e banhos de água fria ou confrontos entre jogadores no treino na semana anterior a esses jogos? O que diriam da absolvição de Slimani caso fosse ao contrário? E como reagiriam, caso estivessem do outro lado, às declarações do  treinador de Slimani, que disse que sempre tivera a "certeza" que o mesmo seria absolvido apesar das imagens serem inequívocas quanto à agressão?   
 
Benfiquistas, como referi no anterior post, estamos a ser bombardeados com tudo. Existem pelo menos duas agências de comunicação, para além do cavaleiro da "verdade desportiva" (a do seu projecto de poder), que passam os dias a lançar lama sobre o Benfica e a pressionar árbitros e dirigentes para aplanar o seu caminho e dificultar o nosso. Numa época como esta com as várias contrariedades que enfrentámos desde um mau começo a múltiplas lesões de jogadores nucleares, a liderança do Benfica é algo de extraordinário. O caminho tem que ser prosseguido com total união. Felizmente é isso que tenho visto da parte dos benfiquistas. Inclusivamente alguns blogs mais críticos têm percebido que a união tem que ser absoluta. E assim terá que ser até ao fim, rumo ao 35.
 
 

2 comentários:

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.