quinta-feira, 5 de maio de 2016

O "roubo" explicado

As televisões continuam a dizer que Luis Filipe Vieira apelidou uma arbitragem de "roubo". As declarações em causa aconteceram em Dezembro do ano passado, após um jogo no Estádio da Luz.

Cada vez que o ouço irrito-me porque não foi isso que aconteceu. É uma falsidade que inclusivamente já fez com que LFV  tenha sido castigado pela Liga - certamente para tentar justificar o injustificável e criar a imagem de que o ruído e insinuações do presidente do Sporting e seus acólitos eram afinal replicadas no lado do Benfica.
 
Ora o que realmente aconteceu foi que Luis Filipe Vieira, após um jogo que o Benfica ganhou mas no qual foi claramente prejudicado, disse que estava curioso para ver se no dia seguinte as páginas dos jornais falariam em roubo.
 
E o contexto disto é claro e conhecido de quem acompanha minimamente o fenómeno desportivo neste país: uns meses antes, quando o Sporting foi prejudicado na Alemanha com um penalty contra por uma mão inexistente (a bola bateu na cabeça do jogador), tanto "A Bola" quanto o "Record" escreveram em manchete as palavras "roubo" e "roubado". Ora quando o Benfica perdeu uma final da Liga Europa contra o Sevilha, após o árbitro não ter assinalado três grandes penalidades contra os espanhóis, esses mesmos jornais nada referiram de "roubos".
 
Luis Filipe Vieira não afirmou portanto que o Benfica tinha sido "roubado" mas apenas manifestou curiosidade por ver como é que o jogo seria retratado na imprensa no dia seguinte.
 
É só isso. Mas claro que é preciso lançar a confusão e criar este "folclório" para justificar o comportamento reprovável dos dirigentes (e treinador) do Sporting ao longo de toda a época. A pressão que têm feito e as acusações constantes antes e depois dos jogos.

Seja como fôr, nada nos desviará da concentração que mantemos nos nossos objectivos. Fica apenas esta nota porque de facto a desonestidade deve ser desmascarada e infelizmente nem na BTV vi esta falácia da "acusação de roubo" ser desmascarada.


PS - a estória do "roubo" é aliás semelhante à acusação de que Luis Filipe Vieira teria dito que queria ter lugares na Liga e não contratar jogadores. Isto é o cúmulo da desonestidade: LFV disse que não valia a pena ter grandes jogadores quando as coisas não se decidiam em campo. Nessa medida  interessava mais ter gente na Liga do que jogadores em campo. Ou seja, LFV estava a criticar este estado de coisas, estava a denunciar este "sistema" que na altura estava bem vivo e não a fazer a apologia daquele modo de fazer as coisas, como os seus detractores, por ignorância ou desonestidade, querem fazer crer.  

6 comentários:

  1. O lagartismo não rima com honestidade intelectual e têm uma forma muito deles, muito verdosa, de interpretar a verdade desportiva.

    ResponderEliminar
  2. Totalmente de acordo. Em ambas situações esta é a realidade dos factos.
    Até as bestas que querem distorcer o porquê de ter dito o que disse, sabem que estas são as verdadeiras interpretações, mas a falta de honestidade intelectual leva-os a marrar na tecla do absurdo.

    ResponderEliminar
  3. Méééééééééééé´!!!!
    É mandar essa carneirada toda pró Car...prá Cabana!

    ResponderEliminar
  4. Não é ignorância é desonestidade pura! Deturpam as palavras intencionalmente e depois repetem a mentira colocando intenções onde não existem. Faz tudo parte da propaganda para diminuir o Benfica, mentindo para provar aquilo que acusam com mentiras.

    ResponderEliminar
  5. Parabéns, e continua a desmascarar esses trafulhas da bola..

    ResponderEliminar
  6. Mas o pior é que os junta letras da comunicação social fazem o mesmo. Eles deturpam tudo para que possam gerar polémica e terem tema para programetas dissertarem até à exaustão. Isto está transformado numa filha da putice da pior espécie.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.