terça-feira, 3 de maio de 2016

Vitória moralizadora e mais uma final

Como eu esperava, os jogadores libertaram-se um pouco da pressão das jornadas consecutivas a ter que ganhar e conseguiram uma exibição muito melhor e melhor produção atacante, em relação aos últimos jogos. Claro que houve muitas alterações no 11 - como tinha que ser - mas mesmo os que têm jogado mais me pareceram mais leves, mais libertos.

Tenho expectativa e confiança de que esta vitória nos dê o suplemento anímico que nos permita ir à Madeira, fazer um grande jogo e ganhar convincentemente.
 
Da noite desta segunda-feira ressaltam ainda um conjunto de boas exibições que dão garantias a Rui Vitória de que pode contar com estes jogadores. Antes de mais, como é óbvio, regista-se, saúda-se e felicita-se o regresso de Luisão, o grande campeão - e capitão - que aliás fez uma excelente exibição. Depois destaco Samaris que foi irrepreensível, apesar de um ou outro passe falhado na pior fase da equipa, e enorme a sair com a bola. Também gostei muito de Grimaldo, Carcela (belíssimas jogadas e uma assistência de antologia - depois, aliás, de um passe de rotura de Samaris para o belga-marroquino) e até de Sílvio que me surpreendeu pela capacidade físico-atlética, para além do habitual rigor defensivo. Lindelof e Raúl Jimenez estiveram no patamar de excelência a que nos têm habituado. Sálvio está à procura da melhor forma mas já teve alguns apontamentos positivos, especialmente nos poucos minutos em que jogou na segunda parte. Ederson esteve seguro e Renato alternou o bom com o mau, assim como Talisca que no apoio a Raúl não rendeu mas no meio campo esteve bem. Fedja não teve tempo para se mostrar. Jonas já dispensa considerandos.
 
Em suma, ganhámos mais ânimo, estamos em mais uma final e sinto que este pode ser o momento para a equipa se libertar da pressão e voltar a apresentar o seu futebol fluido e demolidor no ataque. Tal como a seguir ao jogo do Bayern temi que a equipa se pudesse ressentir, sinto que agora ela vai voltar a crescer. Para além disso, Luisão, Samaris, Carcela e Raúl mostraram que estão prontos para entrar em campo na Madeira caso Rui Vitória conte com eles.

3 comentários:

  1. Renato não alternou o bom com o mau. Esteve sempre mal com perdas de bola e passes errados que poderiam ter sido fatais. No primeiro tempo Renato e Samaris estiveram muito mal e isso notou-se em campo. Com a saída do Renato tudo melhorou. Considero o Renato um grandíssimo jogador mas todos se esquecem que é um garoto, que precisa de passar uns tempos no banco, que este abaixamento de forma é natural, são as chamadas dores de crescimento. Sempre o disse Benfica precisava de outro jogador para as mesmas funções para alternar com o Renato e não o tem. Talisca pode fazer o lugar mas terá de ser mais intenso, mais agressivo.
    E agora é ir à Madeira ganhar, contra tudo e contra todos.

    ResponderEliminar
  2. "Luisão, o grande campeão - e capitão - que aliás fez uma excelente exibição" No golo do Braga tem imensas culpas a meias com o Sávio e mais o Sílvio que já tinha desistido do lance. Vê atentamente o que faz o Luisão ao ver o Rafa a deixar o Sálvio para trás...em vez de dar 2 ou 3 passo em frente a cortar-lhe o caminho, não, recuou e disse-lhe se quiseres rematar estás à vontade mas vires partir-me os rins não que eu já estou velho para estas coisas. E no resto do jogo foram várias a vezes que o Lindelof teve de o andar a dobrar que o Luisão andava por sistema mal posicionado. Qualquer destas situações não são desculpáveis com a falte de ritmo e de entrosamento, ele que até ficou a jogar no seu lado da defesa.
    O Luisão é o maior na voz de comando e na união dos colegas, mas isso só não chega...espero que tenha só sido um jogo mau!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não concordo com essa forma de analisar. Para já não gosto de culpabilizar nenhum jogador. Não quer dizer que nunca o tenha feito, mas procuro evitá-lo. Os golos sofridos normalmente resultam de falhas colectivas e não individuais. Neste caso tem também que ser dado mérito ao jogador do Braga que colocou a bola no buraco da agulha. Mas não concordo também com essa severidade na análise à exibição do Luisão. Como é evidente, após meses de paragem não podíamos esperar um rendimento perfeito. Mas na verdade o Luisão surpreendeu-me pela forma que apresentou e pela segurança que deu. Acho que está completamente pronto para entrar no caso de algum impedimento de Lindelof ou Jardel (que neste momento são evidentemente os titulares).

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.