segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Estratégia (inexplicavelmente) errada deu nisto

As explicações do presidente do Benfica na AG não convencem.
Foram não explicações: descartou as culpas  de certas vendas e compras (atirando-as para cima de Rui Vitória), prometeu investir em janeiro se necessário, manifestou confiança no penta pedindo aos sócios para acreditarem. Infelizmente cada vez são menos os que acreditam...

As explicações de LFV não convencem porque o Benfica é claramente o maior clube em Portugal, aquele que tem mais receitas, já vinha de anos consecutivos de grandes vendas (Gaitan, Renato Sanches, Gonçalo Guedes, só para falar dos mais recentes), não se justificando que este ano tivesse que vender tudo o que mexe. Menos se compreende ainda que não se tenham contratado alternativas credíveis para os seus lugares. 

Ao contrário dos outros candidatos ao título que se reforçaram com jogadores de qualidade, o Benfica foi buscar o restolho de outros clubes. 

A consequência é que o plantel do Benfica está hoje completamente escavacado, sendo seguramente o pior dos últimos 10 anos. Mas já lá vamos.

Outra coisa que não bate certo no discurso de Vieira: se no fim de setembro já admite investir em janeiro, como não detectou atempadamente as carências no plantel (visíveis para qualquer leigo) antes do mercado fechar? Como é possível ao fim de dois meses de época já ser evidente a necessidade de reforçar a equipa? Se a culpa é de Rui Vitória (algo de que tenho as maiores dúvidas) então temos um treinador que não tem noção das realidades futebolísticas e que dá por isso sinais de incompetência. Qual o papel da estrutura nesta questão?

Mas talvez o mais grave de tudo isto, o que denota uma completa falta de visão, para não dizer uma cegueira irresponsável, é o facto deste desinvestimento - brutal - ser feito numa época na qual só o campeão terá entrada directa na Champions e o terceiro classificado estar automaticamente excluído da prova.

O plantel do Benfica é a meu ver o pior e mais desequilibrado dos três grandes. O Benfica não tem suficientes soluções de qualidade nem no meio campo nem na defesa. Mas há outros desequilíbrios. 

Em primeiro lugar a veterania excessiva: ter num mesmo plantel Júlio César, Luisão, Jardel, Eliseu e Jonas é muita coisa, sobretudo quando 4 deles são titulares. A isto acrescentem-se as lesões crónicas ou recorrentes de Grimaldo, Fedsa, Sálvio, Jardel, Jonas e Júlio César, e parece que gerimos uma enfermaria.

Além disso há outro desequilíbrio muito importante no plantel: a falta de dimensão física para o futebol moderno. Seja por uma constituição atlética levezinha, seja por veterania, poucos são os jogadores do Benfica hoje capazes de ganhar os duelos individuais pela sua capacidade física. Falta poder, capacidade de choque e velocidade. Jardel, no passado um dos melhores neste capítulo, foi ontem batido de forma quase infantil, denotando grandes limitações. Luisão já pouco corre, Pizzi tem pouca capacidade de choque no meio campo e Jonas também já não é capaz de recuar da mesma forma, seja para equilibrar o meio campo, seja para criar jogo. Isto para já não falar da falta de peso da ala esquerda do Benfica ou dos nossos extremos em geral. 

Demasiados problemas que deram nisto: uma equipa a passar por tremendas dificuldades, agravadas pelo facto do treinador demonstrar pouca liderança e pouca capacidade de melhorar o rendimento individual dos jogadores e colectivo da equipa.

As coisas precisam de melhorar muito ou arriscamos uma humilhação histórica contra o United e a perder de vez o comboio das equipas da frente do campeonato.






2 comentários:

  1. Tudo começa na falta de capacidade do treinador para o Benfica.
    Os erros repetem-se, as mudanças anunciadas não se vêem e até os jogadores não manifestam para com ele qualquer empatia. Está esgotado. É fazer como o Bayern.

    ResponderEliminar
  2. Assim como há muitos anos disse que se Sócrates era primeiro-ministro eu também podia ser, nas ultimas semanas, posso dizer que se Rui Vitória é treinador eu também posso ser!
    Ainda o Benfica não tinha sofrido o empate já se via que mais minuto menos minuto isso iria acontecer.
    E essa sensação começa quando a equipa vem do intervalo e não se vê nenhuma vontade de aumentar o score.
    Que só pode ser resultado do que Vitória lhes disse ao intervalo!
    E, com o Marítimo a carregar, prepara-se Filipe Augusto para entrar!
    Qual é a mensagem para o relvado?
    Com o salário que toda aquela equipa técnica ganha é só isso que tem para nos dar?
    Onde está a capacidade de inventar, de criar novas nuances de maneira a que os adversários não cheirem à légua tudo o que vai entrar em jogo mais o que vai ser alterado durante o mesmo?
    Onde estão novidades nos lances de bola parada?
    Pizzi a piscar o olho não sabemos para quem e chutar para os defesas limparem na boa?
    Salvio, esse rapaz que quanto mais joga menos parece saber jogar?
    Tio Rui Vitória, gajo porreiro, será que não tem mais nada para dar?
    Se não tem, faça o favor de se sentar com o Presidente e combinarem a maneira mais suave de sair pela porta do meio!
    A grande já era e a dos fundos aproxima-se a grande velocidade!
    Já me estou lixando sobre quem tem culpa da qualidade do plantel que temos embora não erre muito se disser que é 33,3/33,3/33,3.
    33,3 para o Presidente que não quis investir, 33,3 para o Rui Costa que dizem ser sumidade a escolher jogadores e 33,3 para o Rui que "papou" o que lhe deixaram.
    Como não podemos dar guia de marcha ao Presidente ao Rui Costa nem à equipa, obrigado Rui pelos campeonatos e taças que nos deste mas está na hora de olhares para outros desafios!
    Olha, o Guimarães não está a jogar um peido!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.