segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

Anti-benfiquismo - todos os limites estão a ser ultrapassados

A campanha miserável e nojenta que o canal e o "diretor de comunicação" do Porto (título pomposo para, neste como no caso do Sporting, maus publicitários e agitadores profissionais) está a dar alguns frutos.

Como de uma árvore má só maus frutos nascem, estes frutos são a violência no futebol, muito em particular contra os benfiquistas.

Não bastando já os insultos recorrentes, reiterados semanalmente nos programas de "futebol falado", nos quais se destila ódio como se da maior das trivialidades se tratasse e se desconsidera o Benfica e os seus adeptos e dirigentes ao ponto da desumanização, esta semana assistimos a episódios de violência física, não apenas contra os nossos adeptos mas, pasme-se, até contra os nossos atletas!

Jornal Record


Não me lembro de assistir a algo do género em Portugal ou mesmo no estrangeiro civilizado. Lembro-me de Cantona agredir um adepto, sei que Evra terá agredido também um adepto do Guimarães, mas um adepto entrar em campo e agredir pelas costas um jogador é de uma gravidade extrema e indigno de um campeonato sério.

Claro que para os Rui Santos desta vida e para muitos comentaristas profissionais do ofício, isso foi uma pequena nota de rodapé num jogo no qual é muito mais importante falar de um fora de jogo mal assinalado, como se do maior crime de lesa pátria futebolística se tratasse.

Mas, o que teria dito o energúmeno Rui Santos caso o que se passou tivesse acontecido ao contrário no Estádio a Luz?

Será que estou muito enganado em imaginar que tudo seria centrado na agressão a um jogador do Porto? Que os "casos" passariam para segundo plano? Que se diria que se não fossem tomassem medidas gravosas e exemplares um dia destes teríamos uma tragédia? Que se estaria a exigir a suspensão do Estádio da Luz? Que se responsabilizaria directamente o Benfica pelo sucedido? E outras coisas que tais...

E o que se diria se algum dirigente do Benfica se comportasse como o diretor do Porto? Que ameaça toda a gente, a torto e a direito e não pára de pressionar os árbitros do início ao fim dos jogos?

Do blog Coluna das Águias Gloriosas


Este foi aliás um fim de semana negro no que ao futebol português diz respeito: agressões generalizadas em Coimbra, agressão a árbitro em Aveiro, para além dos vários casos que se passaram no Porto.

É muito fácil vir agora dizer que "o ambiente é irrespirável" e que os dirigentes dos três grandes são todos igualmente responsáveis - mas isso é completamente falso.

O Porto mais não faz há 3 meses do que atacar constantemente o Benfica com insinuações, com a divulgação de correspondência privada (não sabemos se adulterada ou truncada mas certamente descontextualizada e explorada para os efeitos que lhes interessam), com insultos e acusações gratuitas. É o polvo, é a cartilha, é isto e aquilo.

O Sporting ataca também a toda a hora, com insultos - o seu louco presidente chamou todos os nomes a Luis Filipe Vieira, inclusivamente idiota (algo que também não me lembro de ver no passado), ao passo que o diretor de comunicação todos os dias tem uma provocação ou ataque para fazer, para além de terem intentado toda a espécie de acções contra o nosso clube, a nível nacional e internacional.

Os dois clubes chegaram ao ponto de fazer uma aliança para atacar o Benfica, a qual ficou mais do que demonstrada com encontros entre os tais diretores de comunicação e o restabelecimento de relações, o sentarem-se lado a lado e o aperto de mão entre Bruno e Pinto. Nada haveria aqui de errado se o objectivo não fosse única e exclusivamente uma aliança anti-Benfica.

Jornal Record


Imagem de Hugo Gil e Benfica


A coisa é tão caricata que o Sporting tem como representantes em programas de "futebol falado" ex-jogadores do Porto. Lembro-me de imediato de Fernando Mendes, Octávio e Inácio. Nunca se ouvirá de nenhum destes qualquer palavra contra o Porto. Pelo contrário, no programa passado (não o de ontem) Inácio defendia que o Porto tinha sido prejudicado nas Aves com um penalty e falou do assunto durante minutos. Ora estando o Sporting a disputar um campeonato com o Porto (-ou não está?) qual o interesse do representante do Sporting em defender o rival? A coisa é patética.

Resultado de imagem para news
Este homem defende o Sporting ou o Porto?

Ora perante este estado de coisas, perante ataques constantes, ininterruptos, o Benfica decidiu há pouco mais de duas semanas - face à passividade total das instituições desportivas que deveriam zelar pela competição e a decisão inacreditável de um Tribunal do Porto (onde a justiça continua a parecer local e não nacional) de manter a divulgação dos emails - finalmente responder e contra-atacar.

Isto não nos torna equivalentes aos outros. Não andamos constantemente a deitar achas para a fogueira, constantemente a deitar gasolina no fogo, a tornar o ambiente irrespirável no futebol português, como a aliança Porto-Sporting, apostada em derrubar-nos custe o que custar, seja a que preço fôr.

Nós simplesmente reagimos, ao fim de meses de ataques, insultos e provocações. Queriam que fossemos os bombos da festa, sacos de pancada, mas tudo tem limites.

Dito isto, o Benfica tem que ser implacável na exigência de uma punição exemplar face ao que se passou sexta-feira.

E os adeptos têm uma vez mais que, tal como aconteceu há dois anos quando JJ lançou ataques indecentes sobre Rui Vitória, se unir à volta da equipa e do clube.


7 comentários:

  1. .......eu penso que a BTV teria um papel muito importante, na defesa do bom nome do clube, mas, como, é um canal pago, perde audiência, junto dos benfiquistas. Os canais dos dragartos como são em sinal "aberto", chegam a mais telespectadores.Será um assunto para ser estudado, na minha opinião............

    ResponderEliminar
  2. ...na minha opiniao se os benfiquistas perdem tempo a ver o canal dos dragartos e de lagartos isso e que e mau...eu por exemplo tenho ambos os canais bloqueados (o que deveria ser a atitude dos benfiquistas).
    canal "aberto"...quando a BTV deixar de transmitir os jogos do SLB no Estadio da LUZ (e a sporkos controlar os lances como lhe apetecer...)
    Prefiro dar 9.90 €uros e pagar a sporkos! E a minha opiniao.
    obg

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas, ó companheiro, ao pagares a BTV => dares o dinheiro à sporcostb direitinho...
      Lamentável.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. Ainda ontem o Serrão berrava que o Jorge Sousa "roubou" o seu clube. Em qualquer parte do mundo seria de imediato processado. Cá temos estas irresponsabilidades de taberna em directo na televisão. Deposi quando há violência ninguém é responsável.

    ResponderEliminar
  4. não tenhais medo desses comentadores que jogam nos dois tabuleiros.
    O Nosso Rui Gomes da Silva, vale por eles todos e ainda sobra.
    Carrega Benfica.

    ResponderEliminar
  5. De fato os opinadores trafulhas azuis e verdes continuam a roubar os euros do povo sem q nimguem os castigue ,porque

    ResponderEliminar
  6. Com tanto filho da fruta e filhos da comunicacao de covardes e troca tintas a opinar com mentiras atras de mentiras a erc continua a xular o sangue vermelho pois os gatunos azuis e verdes sao imunes e impunes a justica

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.