segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

Uma resposta assertiva

O Benfica impôs-se em Tondela com alguma facilidade, como convinha após o desaire da Taça.
Foi uma excelente noite da nossa equipa: aliámos a vitória a uma óptima exibição e muitos golos. Pizzi voltou ao seu melhor e Jonas bisou. Era difícil pedir mais.
É verdade que as coisas correram bem, no sentido em que fomos muito eficazes, concretizando a maioria das oportunidades claras. Mas isso é o futebol. Na quarta havíamos sido perdulários, apesar do volume ofensivo. Esta noite fomos letais na frente mas trabalhámos por isso, dominando praticamente do princípio ao fim.
O Benfica precisa agora de dar sequência a este resultado (que, em termos de campeonato, vem já no seguimento de outros) para criar uma dinâmica de vitória que nos permita partir para a segunda volta moralizados.
As vitórias no campeonato (e o empate no dragão que, nas circunstâncias, foi um resultado positivo) têm sido intercaladas por resultados desastrosos na Champions e a recente eliminação na Taça, o que acaba por interromper esse ciclo positivo da Liga. Convém nessa medida estar bem também na Taça CTT para capitalizar este momento.
De certa forma já destaquei os jogadores que mais contribuíram para a muito boa performance atacante da equipa mas em geral todos estiveram em bom plano. Saliento porém também o excelente jogo de André Almeida, de certo modo o patinho feio desta equipa, até pela ingrata tarefa de fazer esquecer Nélson Semedo. André é um jogador que nunca vira a cara à luta e dá sempre o que tem, sendo por regra muito fiável a defender. Esta noite porém a essas qualidades aliou uma excelente participação no ataque. Fez um óptimo jogo. Pizzi foi novamente o melhor em campo, mostrando como o seu rendimento é importante para a equipa. Custa-me entender como alguns benfiquistas lhe parecem mover quase uma perseguição. Naturalmente que Pizzi tem dias menos bons e períodos menos fulgurantes. O que não entendo é que se ponha em causa o valor e a dedicação de um jogador desta qualidade, que já deu mais do que provas do seu valor.
Vem já aí a Taça da Liga. Que se use a oportunidade para (além de ganhar, como é óbvio) dar minutos a quem pode vir a ser chamado mais regularmente no futuro e ser útil em 2018. Por exemplo João Carvalho ou Keaton Parks que me tem impressionado favoravelmente (e pelos vistos também aos treinadores do Benfica).


Nota: do que vi do jogo do Estoril nesta jornada, a equipa parece em franca melhoria. Isso é duplamente um bom sinal: bom em primeiro lugar porque num campeonato em que as equipas do norte e sobretudo do Minho já estão em tão clara maioria, perder uma equipa da zona de Lisboa seria muito negativo; bom em segundo lugar porque valoriza um pouco a nossa vitória na jornada anterior (considerada pouco convincente atendendo também ao pouco que os canarinhos vinham fazendo até esse jogo). Se o Estoril continuar na linha do que vi ontem rapidamente sairá da zona de despromoção.

4 comentários:

  1. Equipa em recuperação, a produzir mais no novo esquema em que joga. Ganha os próximos três jogos para o campeonato e lança-se para o penta.

    ResponderEliminar
  2. ......pergunto eu, por que não implantado este modelo de jogo desde o inicio da época????...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o Rui Vitória chegou, optou por não mexer muito. Também havia (e ainda há) a ideia de que o Jonas não cabe no 4-3-3. Por isso só quando as coisas correram muito mal esta época (Basileia) e se tornou patente que aquele meio campo não dava é que Rui Vitória alterou o esquema.
      Mas obviamente concordo que estar a mudar o sistema com a época em curso é algo quase impensável a este nível.

      Eliminar
  3. Com facilidade?
    Frankamente!...

    PS - o que aconteceu foi que a equipa jogou muito bem. Nem mais nem menos do que isso. Se o Benfica ganha é sempre tudo "fácil", se perde é "um deus nos acuda". Não retires mérito a uma vitória bem conseguida e claríssima. Não o foi na 4ª feira por uma simples razão - Cassio defendeu tudo o que havia para defender e muitas adversidades nos bateram à porta nessa noite. Mas a vida continua e isso é o que mais interessa.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.