quinta-feira, 22 de junho de 2017

Uma oportunidade única

Vou rapidamente passar por cima da controvérsia dos emails. Se algo de errado ou ilegal se passou, que seja investigado até às últimas consequências e os eventuais culpados devidamente punidos. No entanto nada do que até ao momento veio a público me parece susceptível de condenação. São conversas, mais ou menos próprias, cada um fará o seu juízo, com pouco ou nenhum contexto, que não indiciam (pelo que vi até ao momento) nenhum facto grave. O Benfica não precisa de favores nenhuns de arbitragem - precisa somente de não ser deliberadamente prejudicado. Sabemos que o Porto controlava a arbitragem e que era preciso desmontar esse sistema. É nesse sentido que interpreto os emails de Paulo Gonçalves. Quanto ao resto, não gosto de proximidades com os árbitros ou as arbitragens e penso que se podem por essa via criar situações dúbias que há que evitar a todo o custo.

Percebe-se que há uma estratégia de desgaste e difamação por parte de Porto e Sporting. Os gabinetes de "informação" não passam de centrais de propaganda destinadas a manipular os factos e acicatar os ânimos em permanência. Os chefes desses gabinetes inspiram-me tanta confiança como o presidente Maduro da Venezuela.

Dito isto, a época futebolística do Benfica voltou a ser de tremendo sucesso. O Benfica venceu as principais competições - e convenceu. Alcançámos o primeiro tetra da nossa história, apesar da aliança ímpia e interesseira "dragarta" e sua da constante propaganda, e fizemos mais uma dobradinha. O Benfica foi claramente a melhor equipa, não tendo perdido um único jogo contra os rivais. 

Face a este quadro e às grandes dificuldades financeiras com que se deparam os nossos adversários, apresenta-se ao Benfica uma enorme oportunidade de fazer ainda mais história. O Benfica tem todas as condições para conquistar o penta. Temos o balanço dos últimos anos, continuamos a ter (até agora) o grosso dos jogadores campeões (embora no sector defensivo se verifiquem muitas saídas) e enfrentamos adversários que muito sinceramente não estão no nosso patamar em vários dos factores críticos do sucesso. 

O Benfica precisa claramente de colmatar saídas importantes e reforçar-se com qualidade. Face às vendas (quase astronómicas), temos opções para tal. O Benfica pode efectivamente (ao contrário dos seus rivais) gastar para contratar jogadores de classe. Que são aqueles que fazem a diferença. O Benfica foi campeão por um conjunto de factores (a estabilidade e condições dadas aos atletas, o excelente  trabalho que Rui Vitória fez, a massa adepta) mas um deles é provavelmente o mais determinante: teve os melhores jogadores. O Sporting tem um ponta de lança extremamente eficaz mas o Benfica tem 3 pontas de lança, todos eles diferentes, todos eles de grande qualidade. Jonas evidentemente que se destaca pela classe e é capaz de trazer aquela ponta de qualidade extra que muitas vezes faz pender a balança. No entanto Jimenez (nem sempre aproveitado ao máximo) também me parece ter esse pozinho extra, ao passo que Mitroglou, quando em forma, é extremamente eficaz. 
Pizzi é outro jogador de classe, como o é Sálvio (no fim da época muito desgastado), como é Grimaldo e outros. Nélson Semedo é outro jogador que se distingue de toda a concorrência pela sua capacidade física e não só. São estes jogadores que colocam o Benfica sempre mais próximo de ganhar. Saindo algum deles (para além das transferências confirmadas de Lindelof e Édeson) terão que ser substituídos por outros jogadores de classe.

Em suma, o Benfica tem agora uma oportunidade única, dada a sua posição financeira e a qualidade do seu plantel, para ganhar de forma sustentada. Cada ano mais que ganhamos colocamos mais pressão sobre os adversários, as suas finanças e a estabilidade da sua estrutura. O Porto vai começar do zero pelo quinto ano consecutivo. Novo treinador, plantel muito transformado (e pouco dinheiro para investir em bons jogadores) e muita pressão para ganhar, com Pinto da Costa já desgastado e sem margem para novos fracassos. No Sporting a relação entre o presidente e o treinador está num ponto muito baixo. Eles estão atados um ao outro pelo valor exorbitante da indemnização que uma saída implicaria para quem assumisse o divórcio mas qualquer insucesso será sempre atirado para cima do outro (ou porque não deu as condições necessárias para ganhar ou porque falhou apesar do maior salário do futebol português). A equipa do Sporting não deverá melhorar, sendo que alguns dos jogadores mais conceituados deverão sair, por o seu rendimento não ter correspondido ao esperado. A questão é que dificilmente contratarão melhor.

Para concluir, estas condições favoráveis só se traduzirão em resultados positivos se o Benfica enfrentar a competição com a seriedade e o rigor que tem usado, sem facilitismo nem subestimar os adversários. Sabemos como se geram ondas positivas se uma equipa começa a ganhar um ciclo importante de jogos e como isso tantas vezes transforma plantéis razoáveis em equipas vencedoras. Nada está portanto de modo algum garantido. Acontece só que temos uma boa plataforma a partir da qual podemos construir mais uma época de sucesso. Mas para tal é preciso fazer as coisas bem. Nomeadamente assegurar mais uma vez um plantel de grande qualidade, a começar pelo sector defensivo onde se verificam várias saídas.