quarta-feira, 5 de julho de 2017

É favor subir o nível

O espectáculo deprimente do director de comunicação do Porto ameaça arrastar o futebol para novos níveis de indecência e indignidade.

Tenho evitado falar no assunto porque sinceramente me enoja. Mantenho no essencial o que já disse, que até ao momento não vi provas de que algo de irregular se tenha passado, mas que se investigue tudo.

As "revelações" do canal Porto irão supostamente continuar porque "o melhor está para vir". É uma estratégia de desgaste que se arrasta nesta telenovela de péssima qualidade, deprimente mesmo.

Andam espiolhando e coscuvilhando comunicações privadas, sempre em busca de coisas picantes, transformando-as em espectáculo público. Não entendo como é isto possível num Estado de Direito: todas as pessoas têm direito à sua privacidade, sendo inaceitável serem expostas em público, de forma parcial e selectiva, a insinuações e acusações por parte dos seus inimigos.

Isto não invalida, como disse, que se investigue tudo. Mas quem fará a investigação adequada são as instâncias legais e não um qualquer personagem de uma novela nortenha de terceira categoria.

Se tudo achávamos já ter visto, nas duas últimas semanas conseguiram voltar a surpreender-nos. Agora acusam o Benfica de ter recorrido a um "bruxo" da Guiné Bissau. Mais uma vez, a serem os mails legítimos, estamos no terreno do crime de violação de correspondência e de exposição indevida da vida privada, pelo que não se percebe como não foram já accionadas medidas para de imediato parar esta actuação do Porto.

Mas se a "acusação" me parecia absurda, aquilo que se tem vindo a saber deixa-me ainda mais perplexo. Veio-se a saber (não através de emails indevidamente violados mas de testemunhos de intervenientes) que o Porto teve "bruxos" durante anos e anos. Que nalguns casos acompanham a equipa com regularidade. Algo que torna a "acusação" ao Benfica ainda mais absurda, se é que tal é possível.

Mas a reacção de Rui Gomes da Silva é também ela surpreendente. Quando se esperava que desmentisse e ridicularizasse a estória, enveredou por uma linguagem jurídica e calculista (desafio a fazerem uma peritagem à assinatura [do suposto contrato]) no programa "O Dia Seguinte". Para além disso, deixou também por estes dias de ser colaborador d' "A Bola" e anunciou que irá colaborar com o blog "Novo Geração Benfica"...

A terminar, não deixo de notar que Pedro Guerra prometera "revelações" bombásticas sobre Bruno de Carvalho para esta semana no "Prolongamento" mas ... o programa não se realizou! Já estava previsto que o programa não se realizaria? Pedro Guerra já o sabia quando prometeu essas "revelações"? Tudo é estranho porque o Sporting ficou aparentemente muito preocupado e até fez comunicados quando apenas havia essa "ameaça".

Enfim, não é por acaso que estamos na silly season.