sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

O lema é sempre o mesmo: ganhar

O título diz (quase) tudo, mas face ao atraso pontual do Benfica e ao calendário do que resta jogar, o Benfica terá mesmo que vencer todos os jogos contra adversários "terceiros" (ou seja os que não são candidatos ao título). Depois os derbies e clássicos definirão quem será o campeão. Perder pontos até lá é porém a morte do artista.
Na passada segunda-feira pensámos que esse momento poderia ter chegado, mas o empate do Porto ainda permite continuar a sonhar. Não há porém margem para mais nenhum deslize. Nem um.
Não interessa por isso se os jogos são "fáceis" ou "difíceis" no papel. Com o plantel que tem, o Benfica tem obrigação de os vencer ou pelo menos fazer tudo ao seu alcance para tal. Isso implica entrar bem nas partidas e não dar 45 minutos de "avanço" ao adversário, como de algum modo aconteceu no Restelo.
É verdade que não estamos obrigados a marcar nos primeiros 15 minutos e que o jogo tem 90 mais descontos, mas nesta fase, com o fim do campeonato a aproximar-se e as equipas a batalharem cada vez mais pelo pontinho nas contas da manutenção, não podemos deixar o jogo correr como aconteceu na passada segunda-feira. Os níveis de intensidade têm que ser bem mais altos do que os que se viram naquela partida.
Sálvio é um dos jogadores mais desequilibradores, tendo números muito positivos em termos de golos e assistências e dando o que pode pela camisola. Tem por isso qualidade e entrega. No entanto quando começa a perder bola atrás de bola o treinador precisa de lhe fazer um alerta à navegação e, se necessário, substitui-lo pois a cada bola perdida a frustração da equipa aumenta quando as coisas não estão a correr bem.
Em relação ao triângulo do meio campo, espero ver Zivkovic a titular. Não que João Carvalho tenha desperdiçado a sua oportunidade ou não mereça voltar a jogar. Simplesmente Zivkovic é um jogador mais parecido com Krovi, quer na velocidade de condução quer inclusivamente em termos morfológicos, parecendo-me aquilo que a equipa precisa neste momento.
Faltam 4 jogos para o Porto-Sporting, jornada em que dependemos apenas de nós para recuperar pontos. Depois outras 4 para o Benfica-Porto em que o mesmo se aplica. E depois mais 2 para o Sporting-Benfica que pode ser o jogo do título. Até lá é tudo para ganhar.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.