quinta-feira, 1 de março de 2018

Adversários do Porto têm azar

Como anunciei no anterior post, aqui fica uma avaliação do Portimonense-Porto.
Vou fazer as vezes de Carlos Daniel, mostrando algumas imagens do jogo, nomeadamente dos 3 primeiros golos do Porto, que acabaram com o jogo logo na primeira parte. A ideia é demonstrar como os adversários do Porto nos últimos jogos têm sido infelizes, têm tido azar. Os níveis de motivação e concentração, por alguma razão que não compreendemos, têm sempre falhado quando o adversário é o Porto.

Vejamos então caso a caso.


Primeiro golo do Porto
O Portimonense perde uma bola quando está em processo ofensivo, apenas com três jogadores atrás da linha do meio campo. Estamos no minuto 9. Foi uma situação de pouca sorte. No jogo contra o Benfica os jogadores do Portimonense estavam na maioria das vezes bem posicionados no seu meio campo e atrás da linha da bola.


Apenas 3 jogadores na defesa. O passe vai entrar na esquerda.



Apenas um jogador do Portimonense acompanhou Marega (o único avançado do Porto que entrava pelo meio) e à distância. O outro defesa ficou para trás nem chegando a entrar na área. Quando o centro vem da esquerda, Marega remata completamente à vontade para o primeiro golo.


Se o primeiro golo foi uma jogada rápida, de transição, como agora se diz, tendo o Portimonense sido pouco astuto na forma como defendeu e tendo apenas um defesa no coração da área (no mínimo imprevidente, numa altura tão inicial da partida), atentemos agora ao segundo.

Mais uma vez os jogadores do Portimonense estão posicionados muito à frente no terreno. Esta foto, que ilustra o início do desequilíbrio, mostra quase todos os jogadores algarvios a correr para trás.


A bola está na esquerda e será colocada mais à frente, no jogador que se desmarca à entrada da área. Da defesa do Portimonense apenas dois jogadores estão atrás da linha da bola.


Marega centra e novamente há apenas um defesa do Portimonense na zona central da área. É aquele que vê a bola passar à sua frente. Octávio está a entrar na área pela meia direita, sem qualquer marcação.


O mesmo lance, de outro ângulo, um momento antes, exactamente quando Marega faz o centro. Aqui vê-se como não há nenhum defesa do Portimonense do lado esquerdo da sua defesa (e só um no meio). Octávio (o jogador mais à esquerda da imagem, entrará sozinho na área e marcará um "penalty".


Temos assim dois golos em pouco mais de 15 minutos, com uma defesa do Portimonense que parece não se preocupar muito com posicionamentos nem marcações, deixando a sua área completamente descoberta. É verdade que os atacantes do Porto são rápidos e executam bem, mas isso não seria precisamente mais uma razão para ter mais cautelas? Pelos vistos não.

Vejamos então finalmente o terceiro golo, que resolveu definitivamente o jogo na primeira parte, permitindo o descanso portista na segunda. 

Desta vez há um povoamento dos espaços um pouco mais razoável. Há pelo menos uma linha defensiva com 4 (e não 3 como no 1º golo), mas continua a haver grande apatia. O jogador do Porto recebe a bola entre linhas e pode fazer o passe para a direita, onde Maxi se desmarca, sem oposição.

Maxi corre pela autoestrada do lado esquerdo da defesa algarvia.


A bola chega a Maxi e um defesa bascula, fazendo uma pressão meramente zonal, sem qualquer apoio.


Desta vez há finalmente defesas do Portimonense na área: 5 para três avançados do Porto, o que quer dizer que cada defesa pode cobrir um avançado ficando ainda dois para as sobras. Mas...


... de repente abre-se uma cratera no meio. A bola passa por entre os dois defesas que entretanto avançaram para o primeiro poste e Marega fica sozinho è entrada da pequena área tendo apenas que encostar.

Em síntese, as facilidades são mais do que muitas: defesas mal posicionados, marcações inexistentes e avançados completamente isolados no coração da área para finalizações demasiado fáceis. Isto prova alguma coisa? Não prova premeditação ou corrupção, mas denota uma enorme incompetência e incúria. Denota um certo laxismo dos adversários do Porto. É que, mais uma vez, quando o jogo acabou, ouvimos um responsável da equipa que jogou com o Porto, neste caso o capitão do Portimonense, dizer que "faltou determinação" à equipa!??!! E isso não vemos nos jogos contra o Benfica (nem contra o Sporting, diga-se) em que vemos os adversários darem tudo e deixarem a pele em campo para ganharem cada bola. Isso, nos jogos do Porto, pura e simplesmente não se vê. O que se vê são erros de palmatória que esperaríamos de equipas amadoras.

Mas tudo não passa certamente de coincidências. Contra o Porto... têm azar.

4 comentários:

  1. É daquele azar que se vê no youtube, fruta, café com leite, GPS prá madalena, ... em suma, o normal para aquelas bandas.

    ResponderEliminar
  2. Aqui há uns anos o Pedro Emanuel saiu com uma azia da Luz depois da sua Académica ter dado uma masterclass de como defender com 11 dentro da área durante 90 minutos mais descontos e mesmo assim ter perdido o jogo (um penalti ou um golo tardio). Na semana seguinte, ou quinze dias depois, no Dragão ou em Coimbra, foi tudo lá para a frente e era a mesma coisa, às vezes ficavam 3 defesas no meio campo. O primeiro foi o famoso jogo do "defender também é uma arte". O segundo foi o Porto que estava muito forte...

    ResponderEliminar
  3. A mentira deste porto e pela porta do cavalo onde os jogos são muito fácil de ganhar mas o César Boaventura está farto de fazer denúncias e a PJ anda de férias a ter conta no casino do macaco

    ResponderEliminar
  4. O cidadão César Boaventura tem de fazer queixa no tribunal europeu dos direitos humanos pois em portugal as denúncias caem em saco roto

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.