sexta-feira, 2 de março de 2018

Estoril-Porto: anatomia do escândalo

Inclui-me entre aqueles que não acreditaram na denúncia anónima de pagamentos do Porto ao Estoril. Parecia-me algo de implausível. Afinal de contas seria uma prova irrefutável de corrupção, algo de que suspeitava mas em relação ao que não pensava existirem indícios absolutamente claros e evidentes. Admiti inclusivamente que fosse uma denúncia falsa, promovida pelo próprio Porto, de modo a que as acusações fossem descartadas como falsas e o caso fosse arquivado, para que não fosse novamente investigado e eles pudessem dizer: "estão a ver? Não se passou nada, isto são tudo calúnias".

Por isso fiquei chocado ao saber que afinal é mesmo verdade. E a frase que sintetiza o caso diz tudo: Porto pagou 780.000 euros ao Estoril nas vésperas do jogo na Amoreira. Isto é factual,  tendo evidentemente que ser investigado até às últimas consequências.

Façamos então a cronologia dos eventos, de acordo com o que se sabe e com o que o Porto alega em sua defesa.

1. Segundo o Porto, o Estoril emitiu uma fatura em novembro de 2017 relativamente a dívidas com Carlos Eduardo e Licá, jogadores transferidos há muitos anos. De acordo com alguns blogs benfiquistas, essas alegadas dívidas não constam dos Relatórios e Contas de 2015 e 2016. É algo que as autoridades terão que investigar.

2. A 15 de janeiro disputa-se o jogo Estoril-Porto. O Estoril vence ao intervalo por 1-0 mas durante este período a claque do Porto invade o terreno de jogo alegadamente porque sentiu a bancada  instável. Nas horas seguintes aparecem fotos de rachas numa parede de uma casa de banho do Estádio e de lages partidas na zona de sustentação de um pilar.

3. Os regulamentos prevêem que a segunda parte do jogo se desenrole nas 30 horas seguintes ou, caso haja acordo entre os clubes, nas 4 semanas seguintes. Tal não se verificou, pois o jogo só se concluiu 5 semanas depois.



4. Dia 19 de janeiro o LNEC informa que a bancada do Estoril nunca esteve em risco e não tem dados estruturais.






A 21 de fevereiro disputa-se finalmente a segunda parte do jogo. O Porto marca rapidamente 3 golos e vence tranquilamente o jogo. No fim, o treinador do Estoril diz que "dava dó" ver os seus jogadores em campo e que eles "não meteram o pé", falando na necessidade dos mesmos reverem a sua atitude porque "não basta vestir as camisolas, é preciso jogar".


Para além disso, houve uma declaração que deixou toda a gente confusa:




Esta declaração é insólita porque acusa os clubes de Lisboa de aliciarem o Estoril para ganhar com prémios ou malas, mas deixa no ar a ideia de que o Porto o sabia e "anulou" essas malas.

A 22 de fevereiro, César Boaventura, empresário de futebol que representa Gabigol e alegadamente é benfiquista, inicia uma série de acusações a J. Marques, prometendo revelações para breve. Nos dias seguintes seguem-se insinuações de que o Porto alicia jogadores de equipas adversárias.






A 1 de março é noticiado que foi entregue na Procuradoria Geral da República uma denúncia anónima dando conta de que o Porto teria pago algo como 730.000 euros ao Estoril para que este clube perdesse o jogo. De manhã o comunicador mor do dragão ironiza ("pronto, fomos apanhados"), mas ao fim do dia o clube admite o pagamento e desdobra-se em explicações no seu canal de propaganda para o justificar, falando em "dívidas antigas".

A 2 de março, o Porto escusa-se a enviar à imprensa a alegada fatura do Estoril, mostrada no Porto Canal com partes rasuradas. O seu comunicador mor também não consegue responder a perguntas sobre as parcelas em causa, a razão pela qual há partes rasuradas ou a data da transferência, falando de receitas de bilheteira do jogo com o Liverpool (algo que não bate certo, uma vez que essa receita foi de 1,5 milhões e se admite que o Porto enfrenta dificuldades de tesouraria, não sendo credível que mais de metade da receita fosse para pagar uma dívida com anos). Diferentes fontes dizem que os R&C's do clube não mencionavam estas supostas dívidas. 

Os próximos capítulos estão a caminho.



15 comentários:

  1. Com o objetivo de defender o SPORT LISBOA E BENFICA e melhorar a grelha da BTV, seria importante o nosso veículo principal de comunicação e informação criasse um programa na BTV designado "Blogosfera Benfiquista" e debatesse Posts como este e outros para denunciar e pressionar cs, órgãos da FPF, da Liga, do MP e Justiça em Portugal!
    Temos que ter uma comunicação mais assertiva, com uma estratégia inteligente de comunicação e combate à vergonhosa campanha de criminosos comhecidos pelas práticas reincidentes branqueadas e sem punição devidas na justiça desportiva e civil!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Poderá acontecer no futuro. Mas esta questão está a ser e já foi discutida várias vezes por especialistas. Penso que será discutida mais vezes no futuro.

      Eliminar
  2. Sobre uns certos 784 mil pagos ao Estoril nas vésperas de uma certa e inenarrável jogatana:
    Ó do Ministério Público! Ó da Procuradoria Geral da República! Ó da Polícia Judiciária! Há aqui pano pra mangas, que o mesmo e dizer, há aqui matéria para investigação imediata (antes que fujam para a Galiza).
    Ah, se for precisa uma denúncia anónima, a gente arranja-a!

    ResponderEliminar
  3. Uma boa síntese do que se tem passado.

    Que o jogo foi "comprado" disso não restam quaisquer

    Mas não será este pagamento que fará prova dos métodos corruptos daquela gente.
    São demasiado batidos para se deixarem apanhar de uma forma tão primária.

    Certamente aparecerão as facturas que justificam o pagamento (mesmo que não existissem) e o facto do pagamento ser feito nas vésperas do jogo dificilmente seria prova de corrupção.

    Será que os dirigentes do Estoril prometeram a regularização de pagamentos atrasados se perdessem o jogo, dizendo que o clube veria regularizada uma dívida apenas se perdesse?

    É necessário saber se havia pagamentos em atraso no Estoril.

    O que é certo é que o pagamento de 784 000,00 euros não seria feito caso o intervalo do jogo não tivesse sido tão comprido (e anti-regulamentar).

    O que é certo é que perante tantos e tão mal cheirosos indícios, a PJ já deveria estar a vasculhar as contas dos 2 clubes e a interrogar todos os participantes (jogadores, equipa técnica e dirigentes) do Estoril.

    Lembramo-nos bem de quão diligentes foram há umas semanas atrás, quando perante uma notícia de cedência de 2 convites do Benfica ao ministro das Finanças, não se coibiram de fazer buscas até no ministério das finanças.

    Mas perante a previsível inércia das autoridades, o Benfica deveria questionar a UEFA se é lícito fazer um pagamento com 4 anos de atraso no intervalo de um jogo que se está a perder.
    E se essa dívida era do conhecimento das autoridades que pelos vistos têm de receber certificados de não dívida para os clubes participarem nas competições.

    Aguardemos (sentados) o desenvolvimento deste caso que tresanda a corrupção.

    A. S.




    ResponderEliminar
  4. Nada consta nos RC da SAD do FCP sobre essa dívida até ao entregue em 28/2/2018, data em que essa dívida aparece no último RC nessa data entregue...assim como caída de qualquer lado. Apesar do FCP ter desligado o acesso ao RC de 2016/17 o mesmo ser retirado do site da CMVM. Já agora eles deviam também ao Portimonense, algo como 1,600,00 e esse dinheiro parece ter sido pago há pouco tempo..Cacem-nos!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exatamente. Eu tenho uma forte suspeita que o Portimonense tenha sido outro dos clubes que receberam.

      Eliminar
    2. Os r&c do FCP estão todos disponíveis no cmvm.pt. Eu tenho-os.

      Eliminar
  5. A máfia do fcporto tem de ser estripada de cima abaixo so assim o desporto em portugal fica limpo

    ResponderEliminar
  6. Vamos por partes. Há muitas maneiras de se pagarem " ajudas". A propósito já alguém perguntou porque a única contratação do FCP foi um guarda redes por um milhão de euros, guarda redes esse que nunca vai jogar. A propósito quantos guarda redes tem o clube? Porque não se investiga? Que dívida este pagou? E esta troca de jogadores entre Portimonense e FCP e o dinheiro que vem no RC será que também transitou nesta altura para Portimão? As reuniões dos G15 se calhar têm as suas razões. É necessário equidistância entre clubes " pequenos " e os chamados grandes.

    ResponderEliminar
  7. umas perguntas de um portista:

    Se o pagamento tivesse sido feito depois do jogo, voçes ja achariam normal e nada corrupto ou diriam que era o "pagamento pelo favor"?

    Se o porto compra jogos com a "mala", porque iria comprar este de forma diferente introduzindo dividas ficticias no R&C? Nao era mais facil e mais barato imagino, enviar a "mala"?

    Umas precisoes:

    O facto da bancada nao estar a ruir, nao implica que estava em condiçoes
    Os portistas nao invadiram o campo de jogo. Aquando do alarme, a policia solicitou que saissem da bancada e fossem para o terreno de jogo
    Continuo incredulo com os que entram na teoria da conspiraçao de que ao intervalo todos se alinharam para fingir que a bancada estava impropria para poder adiar ou cancelar o jogo, policia tambem de acordo etc... Essa teoria é realmente muito mais plausivel que a versao "portista" e "estorilista" e da policia...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O cavide, tu que te dizes portista, deves fazer essas perguntas lá à "estrutura" da tua agremiação, que pelos vistos são peritos, de longa data, em espertezas saloias, jogadas à margem da lei, pagamentos a árbitros, seja com putas, viagens ao Brasil, seja em dinheiro ou conselhos matrimoniais....fugas para a Galiza, suicídios de directores com 2 tiros na nuca e esconde a arma antes de quinar...enfim a "estrutura" da tua agremiação dar-te-á todas essas aulas de compêndio.
      Nós Benfiquistas não percebemos nada desse tipo de mafiosisses.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. Se uma mala seria uma forma mais discreta de corromper? Sem dúvida. Mas isso também pode servir de álibi. Por outro lado, 780.000 euros em dinheiro vivo é muita coisa. Questões para a investigação apurar.
      Quanto à interrupção do jogo, não vi a polícia dizer às pessoas para entrar no relvado mas também não digo que tenha sido uma orquestração. Isso seria autenticamente maquiavélico. Em relação a esse episódio em particular, simplesmente fiz a cronologia dos factos, tal como foram noticiados e são públicos. Não fiz segundas leituras.

      Eliminar
    3. Caro Frank, os corruptos são capazes de fazer as maquiavelisses mais espantosas do Universo!
      Dessa corja tudo é de esperar no mau sentido.

      Viva o Benfica!


      Eliminar
  8. Ó meus queridos benfiquistas donos da verdade quando é para apontar aos outros, vejam os exemplos do vosso impoluto clube:
    https://opolvo.pt/2018/01/07/os-ficheiros-saf-t-revelam-transferencias-estranhas-ao-belenenses/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ok, então o teu argumento é que o Porto corrompeu mas isso não faz mal porque o Benfica corrompeu também...
      Percebo que para vocês, a forma mais fácil de ultrapassar este escândalo seja essa, dizer que os outros fazem igual, mas infelizmente não têm sorte nenhuma, o assunto vai MESMO ser investigado.
      E não venham com conversas de que somos os donos da verdade e andamos a acusar os outros, quando vocês passaram quase um ano a atacar-nos com emails ROUBADOS, insinuando a torto e a direito sem qualquer contexto nem contraditório, no vosso canal.
      Mas não vamos ficar por aqui. Vamos analisar bem as coisas. Eu dei-me ao trabalho de ir a esse blog portista.
      O argumento é de que o Benfica fez "transferências estranhas" para o Belenenses e que depois um jogador belenense facilitou contra o Benfica. Portanto, a transferência foi a causa do Belenenses perder. Logo, pela mesma ordem de razões, a transferência do Porto para o Estoril foi a causa da derrota deste último.
      Mas vamos mais longe.
      Qual a prova de que o Porto fez a transferência para o Estoril? O próprio Porto já a admitiu (e tentou explicar com dívidas que não apareciam nos relatórios e contas anteriores.
      Qual a prova de que o Benfica fez transferências para o Belenenses?
      Um blog do Porto...
      Nesse blog diz-se a dada altura: "enquanto o Belenenses estiver na primeira divisão, o Benfica tem 6 pontos assegurados à partida".
      Acho que estamos conversados.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.