quarta-feira, 2 de maio de 2018

Exige-se o segundo lugar

Não vale a pena deitar areia para os olhos nem estar com paninhos quentes: a época do Benfica é desastrosa, tendo sido perdidos todos os objetivos, nalguns casos de forma estrondosa e humilhante. Há porém um objectivo secundário que é neste momento fundamental segurar, o segundo lugar que dará acesso à pré-eliminatória de qualificação da Liga dos Campeões.
Este objectivo é fundamental porque é tudo o que nos resta neste momento, decidindo-se num derby, que é sempre um jogo especial, contra o historicamente principal rival do Benfica.
Mas para além disso, os valores que estão em jogo na Champions do próximo ano (no caso do Benfica mais de 40 milhões de euros apenas pela participação) impõem que, mesmo na lógica mercantilista e empresarial desta direcção, seja imperativo assegurar essa participação.
As circunstâncias são desfavoráveis: o Benfica está num momento psicologicamente muito mau e jogará em casa do seu adversário, sendo que em clássicos/derbies tem este ano 2 pontos em três jogos. O Sporting por seu turno vem de 7 vitórias consecutivas, algumas importantes (por exemplo contra o Atlético de Madrid, que o Arsenal não conseguiu bater, ou contra o Porto, alcançando o Jamor). A seu favor o Benfica tem um menor grau de desgaste físico, face a uma carga muito menor de jogos do que o adversário. No entanto o facto do Benfica há muito tempo estar a disputar apenas o campeonato, ao contrário dos seus rivais, não se notou por exemplo na segunda parte do clássico na Luz, quando nos deixámos remeter ao nosso meio campo pelo Porto. Veremos como esse factor físico joga ou não no sábado.
Não me venham com as lenga-lengas do apoio nem com vídeos motivacionais lamechas. Os profissionais do Benfica são pagos a peso de ouro, ao contrário dos adeptos que só pagam e estão constantemente a incentivar e apoiar a equipa, mesmo perante exibições bastante abaixo do exigível. Além disso, os sócios estão constantemente a receber SMS's e emails para comprar toda a espécie de produtos do Benfica. Para quê? Para pagar principescamente a estes e outros profissionais. Não sei o que pensa a generalidade dos sócios, mas pela minha parte estou farto destas campanhas. Em todo o caso, neste momento os jogadores só têm é que jogar e render. Estão obrigados a marcar em Alvalade e a não perder o jogo. Já é só isso que, numa época de múltiplas derrotas e humilhações, os adeptos exigem. 

2 comentários:

  1. Nem mais!
    O LFV que pague ao Pepa para que ajude o professor a preparar o jogo.

    ResponderEliminar
  2. Depois das tristezas que já nos deram, devem-nos essa alegria. Estão em dívida com os benfiquistas, Rui Vitória, equipa técnica e jogadores.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.