Páginas

sábado, 24 de fevereiro de 2024

6 defesas esquerdos numa época

 Isto parece mentira mas é a realidade. O Benfica já utilizou 6 (SEIS) jogadores na posição de defesa ou lateral esquerdo esta época: Ristic, Jurasek, Morato, Aursnes, Bernat e Carreras. Tão ou mais incrível do que isso é que (a avaliação é minha, obviamente) tem vindo (quase) sempre a piorar.

Sinceramente não percebi a dispensa de Ristic. Nunca o vi a comprometer. Foi um jogador dedicado e tinha um pontapé poderoso. Mas Jurasek também me pareceu razoável. Acima de tudo, poucas oportunidades tiveram de ganhar ritmo e rotina (algo importante na posição) e se adaptar aos colegas. A paciência / insistência que Schmidt tem para com outros jogadores contrasta sobremaneira com a forma como lidou com estes. 

Mas adiante, já não estão. O problema é que os que ficaram são "soluções" muito piores. Morato é esforçado, é um bom central mas qualquer pessoa vê que será sempre uma solução de recurso, uma adaptação e que a equipa fica coxa com ele. Carreras pelo que vi (confirmando a minha primeira impressão) não está minimamente preparado para jogar a este nível. E Bernat que em teoria possuiria os recursos técnicos necessários é a repetição do que já vimos com Draxler.

Na minha opinião e com os regressos de Bah e Neres, Aursnes é o jogador que mais garantias dá para a lateral esquerda e aquele que deveria assumir já o lugar, até para estabilizar mais o 11. Sobretudo na defesa as rotinas são importantes e estar a mudar a cada jogo não é recomendável. O Benfica precisa de estabilidade, não é possível andar em permanentes experiências quando se está a entrar na fase de decisões da época. 

Aursnes é um bom jogador tecnicamente, rotativo, com visão e inteligência. Na frente será difícil jogar face às opções existentes. No miolo não recupera bolas suficientes, é um pouco macio e não tira o lugar a João Neves nem a Florentino (que deveria ser o titular para o que resta da época). Sendo um jogador de muita entrega e espírito de equipa que "pensa como um médio", numa equipa ofensiva e que se quer pressionante como o Benfica, Aursnes deve assumir o lugar de lateral esquerdo que neste momento é o calcanhar de Aquiles do 11 do Benfica. Quanto mais cedo Schmidt assumir essa opção melhor. 

3 comentários:

  1. também nunca percebi a saída do mihailo e de todos, tirando o bernat, era o melhor deles mas por longe.
    jogador feito com experiência de seleção defendia até melhor que o grimaldo só não era tão ofensivo.

    o jurasek não sabia defender e por isso percebi a determinada altura, e em determinados jogos, jogar com alguém que soubesse defender como o mourato o que nunca percebi foi a exclusão completa dele que nem no banco estava para entrar uns minutos caso fosse preciso alguém para atacar.

    como era mais do que natural, e óbvio, não era um jogador que ainda é um projeto de jogador e que nem titular era num clube que lutava para não descer de divisão mesmo que em espanha, e que quando era titular era a medio esquerdo que seria a solução para já só alguém muito ingénuo é que acreditaria que resolvíamos o problema da titularidade.

    o bernat, que é um caso diferente do draxler esse toda a gente sabia que ele estava preso por arame e por isso foi um risco plenamente assumido este alguém tem de assumir responsabilidade ou os médicos não identificaram a lesão já existente ou descobriram e alguém decidiu cometer o mesmo erro do ano passado.
    e com a lesão deste com uma alteração apenas poderíamos ter resolvido o problema que era contratar um jogador feito para assumir a titularidade a opção foi contratar um projeto que já se sabia não ia resolver o problema da titularidade e pelo que se tem visto do carreras nem resolveu o problema da alternativa ao titular.

    existem muitas alternativas na frente mas nenhuma é valida para o que o aursnes deu o ano passado, equilíbrio, e que foi a chave para manter a equipa coesa, todos os outros jogadores são jogadores de desequilíbrios e por isso também desequilibram a nossa equipa, o único que poderia fazer esse papel era o joão mario mas tinha de estar em forma, coisa que este ano nunca esteve, e não vai ser agora que começa a acusar desgaste por demasiada utilização que a vai adquirir.

    ResponderEliminar
  2. Frank nao entendeste a dispensa do Ristic nem eu nem ninguem,o Bernat para mim era o unico que podia ter feito esquecer o Grimaldo, mas o Psg tem uma tendencia para nos emprestar jogadores ko e o Benfica cai que nem um passarinho, o PSG nos cose com as letras todas nos leva N,dour de borla levanos o Gonçalo Ramos nas condiçoes que sabemos e por fim emprestanos o Bernat todo roto a estrutura do Benfica anda completamente a dormir gastam-se esses milhoes todos, e todos juntos nao valem meio grimaldo.
    No que toca ao Marcos Leonardo joga bocadinhos e la vai marcando o seu golito em quase todos os jogos, na minha opiniao porque nao joga os 90 minutos para sabermos o que realmente vale , o Arthur assim que chegou com meio treino foi logo titular,eu nao estou entendendo muitas coisas que se estao fazendo no Benfica podemos ganhar o campeonato a taça ate a taça uefa pessoalmente por aquilo que vou vendo nao acredito, posso estar a ser agoirento em ano que se ganha a super taça nao se ganha mais nada tem sido assim nos ultimos tempos.

    ResponderEliminar
  3. pshhhhh...quem não apoia não é verdadeiro Benfiquista...tens de ter cuidado com afirmações negativas...é apoiar e pagar e esperar que os borrachos vermelhos não nos censurem.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.