Páginas

domingo, 11 de fevereiro de 2024

Quando não se ganha...

... é muito importante não perder. 

A frase é da velha raposa, Giovanni Trapattoni que sabia muito bem como se ganham campeonatos e como cada ponto pode ser decisivo.

Claro que no Benfica queremos ganhar todos os jogos e não ganhar tem quase sempre sabor a derrota. Mas também é importante sermos realistas. Nenhuma equipa vence todos os jogos numa época e é nesses momentos - e em jogos como este - que a máxima entra em jogo: é fundamental não os perder.

O Benfica vinha de várias vitórias seguidas e sabia-se que esta seria uma partida difícil. Com as condições meteorológicas e o estado do relvado as coisas tornaram-se ainda mais complicadas. E claro, estar em desvantagem não ajuda. Primeiro sofremos num penalti de azar: o jogador do Guimarães vem de trás de Kokçu que não o vê. E na segunda parte  até tínhamos entrado melhor, com vontade de dar a volta ao resultado. As incidências do jogo (com excepção da expulsão) não nos foram favoráveis. 

Mas acima de tudo temos de reconhecer que o Guimarães fez um grande jogo. 

Di Maria tem uma certa razão quando se refere ao tempo de descontos, nomeadamente em comparação com o que acontece nos jogos dos rivais. Mas contra isso pouco ou nada se pode fazer. O que podemos e temos obrigação de fazer é dar tudo até ao fim e aí não se pode apontar nada.

Falta muito campeonato e o Sporting vai perder pontos, eventualmente até connosco. Se for preciso ganhar esse jogo para os ultrapassar, acredito que o faremos. Agora claro que nada será fácil e não há garantias de coisa nenhuma. O futebol é mesmo assim. 

Também acho que Schmidt mexeu bem, não apenas hoje mas nos últimos jogos. Não tem sido dogmático e tem procurado mexer e fazer alterações que dêem mais rendimento. A opção de não começar com um ponta de lança é discutível mas não foi por aí que não ganhámos: o resultado nas duas partes foi igual (1-1). Depois disso mexeu bem a meu ver. A única questão é uma eventual entrada de Neres mais cedo. 

O ciclo de jogos que aí vem é exigente e este resultado não pode de forma nenhuma abalar a equipa. Pelo contrário é preciso dar continuidade às melhoras das últimas semanas. É isso que espero que aconteça. 


10 comentários:

  1. Vi o jogo através de um sítio na Internet, por que não dou um cêntimo que seja para a sport tv. Em mais do que seis décadas de apio ao Glorioso SLB, foi o primeiro jogo do Benfica em que parece que não estiveram adeptos a apoiar a equipa. E por que raio digo isto? É que os filhos da p...ta que fizeram a transmissão, nem por um segundo mostraram os Benfiquistas cujo apoio era audível. Os filhos da p...ta da sport tv bem podem ocultar a presença de Benfiquistas, mas não podem ocultar o som...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Vi o jogo através de um sítio na Internet, por que não dou um cêntimo que seja para a sport tv" tal e qual eu!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    2. E só mostraram 1 imagem por trás da baliza, em que se vê nítidamente a bola aressaltar do braço do jogador vitoriano...

      Eliminar
    3. Não há qualquer dúvida de que a bola bate no braço. O que eu não entendo é que umas vezes é falta, outras não. Se fosse ao contrário, tenho quase a certeza de que nos anulavam o penalti.

      Eliminar
  2. não vou discutir a alteração tática mas se era para reforçar o meio campo atendendo ao adversário e ao terreno de jogo não optar por jogar o florentino é uma incongruência.
    depois temos que num jogo de muita luta perdemos quase sempre os duelos e poucas ou nenhumas faltas fizemos.

    com o estado do terreno como estava ter optado por dois pesos plumas, como o rafa e o di maria, e ter deixado de fora o arthur cabral jogador que é forte fisicamente vai ao choque num jogo em que previsivelmente iriam existir muitos pontapés para a frente e muitos cruzamentos, como aconteceu, foi um erro que era evidente antes do inicio do jogo independentemente do resultado poder ter sido diferente ou o mesmo.

    na primeira parte tivemos campo, uma metade estava melhor que a outra, mas não tivemos equipa na segunda tivemos equipa mas não tivemos campo.

    continuem a fiar na virgem e depois logo vão ver o acontece.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Di Maria fez duas assistências.
      Eu não acho que ninguém se esteja a fiar em coisa nenhuma. A questão é que o Sporting está a fazer um campeonato impressionante. Vamos ver se mantêm este nível altíssimo na parte decisiva da época. Se mantiverem e/ou ganharem os jogos todos, será quase impossível renovarmos o título. Agora, normalmente há oscilações e quebras de forma. É só isso que se está a dizer. Caso contrário, teremos de aceitar. Vamos ver. Falta ainda muitíssimo campeonato.

      Eliminar
    2. e o rafa marcou um.
      eu não disse se era o di maria, ou o rafa já agora, que não deveriam jogar, o que disse é o treinador optando por um desenho diferente como optou e com aquele estado do terreno nunca poderia abdicar do arthur cabral, não por o arthur ser um ponta de lança mas pelas características dele.
      se queria manter o rafa e o di maria ao mesmo tempo não tinha alterado a tática.
      eu percebo o treinador não abdicar do rafa e do di maria, mesmo nestas condições, porque são decisivos já não percebo é ele não abdicar de jogadores que neste momento, alias esta época, não são decisivos em terrenos em bons estado quanto mais em terrenos em más condições.

      tudo conversa os outros também achavam no ano do rui e depois no do lage que existia muito campeonato e que íamos perder pontos só que depois não.

      Eliminar
    3. Se perdermos pontos e o Sporting não, não somos campeões, isso não apenas é óbvio, é matemática. Agora, não vamos é achar que tudo está perdido e desmoralizar. Isso é o que os lagartos querem. Exceptuando o jogo na Luz, tudo lhes tem corrido bem. Mesmo este 5-0 ao Braga podia ter sido muito diferente. Marcam numa perda de bola incrível da defesa do Braga e depois em praticamente todos os remates à baliza. Não vai ser sempre assim de certeza. Temos é de manter uma pressão muito forte sobre eles e, sim, melhorar ainda bastante o nosso jogo.

      Eliminar
  3. Antes de criticar o que me parece mal do Schmidt vou falar do Sporting o Frank falou dele e se nao tiver quebra de forma o Benfica dificilmente ira renovar o titulo pois concordo, mas sera mesmo possivel o sporting desde o inicio do campeonato ate ao fim nao ter uma oscilaçao e que os gajos cada estao jogando mais, sera mesmo possivel que no Benfica em certas alturas da epoca temos mais jogadores lesionados que o sporting na epoca inteira sera possivel que o seu abono de familia o Gyokeres nao ter uma lesao nem lhe desejo tal mas os nossos melhores passam mais tempo lesionados que qualquer estrela do sporting, se o Gyokeres se aleija eles caem a pique.
    Seja como for o Scmidt a meu ver comete muitos erros ainda hoje os cometeu esta de deixar Arhtur no banco e jogar sem avancados num terreno tao dificil nao cabe na cabeça a ninguem, manter Mourato so pelo cabedal a defesa esquerdo nao se percebe ate enerva de tanta asneira, Joao mario outro em ma forma, Neres que desiquilibra entra no fim sem tempo para nada assim nao vamos la,compreendo se ganharmos todos os jogos daqui em diante somos campeoes pessoalmente nao acredito que isso aconteça oxala esteja errado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Certo. Estou de acordo (ver o comentário acima). Em relação ao Morato, sim, acho que tem a ver com o cabedal e até com as bolas paradas defensivas. Mas claro que tem um custo para a dinâmica da equipa. O Neres não entendo mesmo. Tenho esperança de que jogue mais, mas é só mesmo isso. É um jogador desequilibrador e imprevisível. Faz-nos falta que esteja mais tempo no campo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.