Páginas

sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Um Benfica renovado

O Benfica fez uma boa exibição contra o Santa Clara. Dominou do princípio ao fim, teve múltiplas oportunidades e fez 4 golos.

Voltámos a ver alegria nos jogadores e rapidez de execução, em total contraste com as anteriores exibições cinzentas, lentas e empasteladas.

Já no jogo da Liga dos Campeões, o Benfica entrou bem, ganhou vantagem (teve a felicidade das bolas terem entrado) e depois geriu o jogo. 

Gostaria de ter visto outro tipo de domínio, porque penso que temos qualidade para tal, mas as incidências do jogo e o pouco tempo de treino com Bruno Lage ajudam a explicar o que se passou. Em primeiro lugar, a lesão de Bah. Aliada à necessária substituição de Rolheiser para equilibrar o meio campo, isto significou que Lage já só poderia alterar a equipa mais uma vez até ao fim. Obviamente adiou esse momento o mais possível. Mas note-se que as substituições estavam previstas já antes do golo do Estrela Vermelha. 

No essencial, conseguiu-se o que importava. Começámos bem e vencemos fora, o que é sempre de destacar. A última derrota dos sérvios em sua casa acontecera contra o City e por 3-2. 


                                    ***

Apesar das saídas de João Neves, João Mário, Rafa, Neres e do próprio Marcos Leonardo, o que vimos nestes dias mostra que continua a existir qualidade no Benfica suficiente para montar um bom 11 e ter opções no banco.

Akturkoglu e Amdouni chegaram já em cima do fecho do mercado e pouco se sabia deles mas ambos me pareceram futebolistas com qualidade e acutilância. Akturkoglu então "ameaça" mesmo ser um caso sério. Koksu a jogar na sua posição é outra coisa. Finalmente vejo bolas paradas a serem batidas com qualidade (foram anos e anos a ver cantos sofríveis ou mesmo maus).

Onde me parecem existir fragilidades é na defesa. Carreras está a melhorar mas ainda é um pouco verde (quanto a Best, veremos), ao passo que Kaboré mostrou hoje carências sérias e só a ajuda de Akturkoglu estancou a sangria que estava a ocorrer no seu flanco. No eixo a saída de Morato reduz o lote de centrais de qualidade (e envergadura) quando os sinais de declínio de Otamendi já são evidentes.

Hoje houve mais um erro algo básico dos centrais que resultou em golo.

Há muito trabalho a fazer, mas acredito que a base é boa. É necessária agora união de todos, incluindo os adeptos, e confiança no que se está a fazer. 

4 comentários:

  1. Concordo com as carências na defesa. Mas principalmente no centro. Se Kaboré não confirmar qualidade, Leandro Santos e Diogo Spencer podem garantir um mínimo de qualidade para aquele lugar. No meio no processo defensivo com Otamendi a pedir a reforma e com um Florentino macio é onde está o problema.O Benfica precisa de um centralão e de um médio defensivo agressivo que não se limite a recuperar bolas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que um Fejsa, um Matic, um Javi Garcia ou até um Samaris dos melhores anos encaixariam nesta equipa na perfeição e davam outra dimensão. Mas temos que olhar para o que temos e ter confiança nos nossos jogadores porque existe qualidade. O Florentino não tem a dimensão física dos referidos mas tem uma enorme capacidade de ocupar os espaços certos e recuperar bolas. Vamos dar-lhe crédito, até porque é da nossa formação. Nas condições certas e com um meio campo a 3 pode vir a ganhar ainda mais dimensão. Depois também há o Leandro Barreiro que tem mais mobilidade e ainda ontem mostrou que é jogador. Há o Aurnes, há o Renato que todos temos esperança que venha a recuperar.
      Em relação ao Leandro Santos e Spencer confesso que não conheço.
      Obrigado pelo comentário

      Eliminar
  2. Me referi ontem durante o jogo sobre a defesa para mim o sector mais vulnerável da equipa, Otamendi está em declínio mas faço uma pergunta Tomaz Araújo na pré época jogou tão bem enquanto o Otamendi andou lá nos olímpicos porque encostaram o Tomás não entendo, Diogo Spencer pelo que vi gosto dele é jovem ainda um pouco verde mas vai lá chegar em pouco tempo, do kabore tenho lido opiniões negativas por mim não é assim tão mau foi o seu primeiro jogo e logo no inverno de Belgrado esperem pela sua integração na equipa depois conversaremos mais adiante, também ouvi criticas ao trubin naquele remate que defendeu pá frente tenho visto isso em muitos guarda redes de top mundial tudo bem acontece mas com trubin tudo mal é fraco não serve, estou a gostar deste Benfica do Bruno Lage dá 10-0 ao pasmado do alemão vê-se alegria na equipa mas não podemos mudar tanto de uma primeira parte tão boa para uma segunda de sofrimento com Schmidt eram ambas de sofrimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Francisco, penso que o Tomás Araújo tem tido pequenas lesões que têm afectado a sua contribuição. Pelo que mostrou, é uma opção válida mas por agora, apesar da má forma do Otamendi, certamente ligada ao excesso de jogos e à participação nos Olímpicos, continuo a achar que Otamendi/Silva é a melhor dupla. Mas sim, com a densidade competitiva não fazia mal nenhum lançar mais vezes o Araújo. Mas no plantel principal só há mais um Bajrami que nem conhecia e está a jogar pela equipa B.
      Trubin penso que está a evoluir bem. Kaboré teve um início muito difícil e foi claro que os sérvios estavam a apostar tudo naquele flanco. Palmas para o Lage por ter colocado o Akturkoglu a ajudar o lateral porque isso foi decisivo. Acho que o míudo pode evoluir se lhe derem tranquilidade e confiança.
      abraço

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.