Após uma exibição e resultado de sonho frente ao Atlético de Madrid, o Benfica fez um jogo terrível e foi derrotado em casa de forma clara por uma equipa mediana no panorama europeu.
A habitual palhaçada na Choupana e a paragem estúpida para jogos inúteis da seleção nacional ajudaram o Benfica? Voltar à competição com um jogo com o Pevidem ajuda? Naturalmente que não. Mas Lage também não se ajudou a si próprio nem à equipa. Claro que a derrota, tal como a morte, traz sempre desculpas. Mas se há jogadores que eu teria poupado, especialmente a 90 minutos, são Florentino e Aurnes. Isto era um jogo para Leandro Barreiro ter assumido a titularidade. Florentino e Aurnes não sabem jogar com pouca intensidade e chegaram à partida com o Feyenord em condições abaixo do ideal. O seu rendimento abaixo do habitual foi uma das causas por que perdemos o jogo.
Mas a partida com o Pevidem foi má a vários níveis e não augurou boas coisas para a jornada europeia. O Benfica voltou a não criar praticamente oportunidades de golo e venceu por uma margem embaraçosa uma equipa de amadores. Bruno Lage no final pareceu muito satisfeito, o que para mim é inexplicável.
O laxismo prolongou-se para a Liga dos Campeões. Os jogadores (e se calhar o treinador) acharam que ia ser fácil. Depois de vencer categoricamente o Atlético, que hipóteses teria o Feyenord? E isso é meio caminho para se perder.
Tacticamente o Benfica foi surpreendido e superado. Logo no início começámos a pressionar a defesa adversária para tentar ganhar a bola, mas não o fizemos suficientemente bem e o adversário mostrou argumentos suficientes para se libertar da nossa pressão e depois sair em ataques rapidíssimo, com uma grande parte dos nossos jogadores já batidos. Isto foi óbvio ao cabo de 5 minutos mas continuámos a fazê-lo durante toda a primeira parte. Resultado: a equipa desgastou-se física e mentalmente, perdemos confiança e abrimos avenidas em direção à nossa baliza. Inversamente o adversário ganhou confiança. Sofremos 3 golos (um deles anulado, numa falta "suave" sobre Otamendi, que pouca influência teve no desfecho da jogada) e praticamente não fizemos um ataque de qualidade. Tivemos uma grande oportunidade num canto, com Bah a cabecear ao poste e um golo "anulado" (na verdade Akturkoglu estava tão claramente fora de jogo que o lance poderia ter sido imediatamente parado).
Na segunda parte o Benfica melhorou como não poderia deixar de ser, mas demorou demasiado a marcar. Aliás o vencedor do jogo só não ficou definido mais cedo por alguns centímetros, num livre lateral em que os holandeses fazem o que seria o 0-3, com a nossa defesa mais uma vez completamente batida. Foi por muito pouco. O Benfica faz então o 1-2 numa boa jogada, com alguma velocidade e objetividade e depois disso teve um bom período em que conseguiu encostar o adversário atrás. Nesse período há um excelente cabeceamento de Amdouni que se fosse mais desviado em relação ao guarda-redes seria golo. Mas foi Sol de pouca dura. Os holandeses voltaram a pegar no jogo e foi com total passividade da nossa defesa e de Trubin que, com alguma naturalidade, marcaram e fecharam o jogo.
Uma exibição desastrosa e com consequências devastadoras para as aspirações do Benfica. É que se instalou novamente a dúvida ao mesmo tempo que se perderam 3 pontos absolutamente cruciais. Agora vêm aí jogos muito mais difíceis. A jogar assim, com esta falta de intensidade e de rigor táctico seremos trucidados pelo Bayern. O Mónaco também está a jogar muito e a marcar muitos golos tendo derrotado o Barcelona.
Há coisas que não podem acontecer, há derrotas inadmissíveis e esta foi uma delas. O Sporting empatou em Eindhoven com o líder do campeonato holandês (9j - 9 v). O Benfica perdeu em casa com o 4° classificado (8j - 4v 4e) e poderia ter sido goleado. Também me preocupa o discurso de Lage que foi errático e confuso. Disse que havia que compreender por que perdemos (com o que eu concordo em absoluto) mas depois parece colocar tudo em supostos erros defensivos que deram os golos. Claro que houve erros e bem graves. Mas, para já não vai contar com os dois golos anulados, que poderiam perfeitamente ter dado em golos válidos e nos quais os erros são ainda mais caricatos. E depois vai branquear o facto de que fomos dominados e ultrapassados em todos os sectores (a começar pelo meio campo), durante grande parte do jogo. O nosso ataque voltou a ser inoperante. Tal como previ, Pavlidis não é o goleador de que necessitávamos e a saída de Marcos Leonardo foi um disparate. Ou seja, a análise, ao focar-se nos erros, especialmente o que deu o primeiro golo, vai perder de vista as verdadeiras causas pelas quais perdemos.
Tudo estava a correr bem. É preciso agora descer à terra e concentrarmo-nos nas competições internas. Aí não há desculpas para não ganhar pelo menos aos Estrelas da Amadora e afins, semana após semana.
Concordo consigo em tudo. Foi exatamente assim que vi o jogo do princípio ao fim. Foi um jogo devastador. Muitos erros a fazer lembrar o Benfica de há dois meses atrás. Foi demasiado mau.
ResponderEliminarObrigado. Saudações gloriosas.
EliminarFrank especificastes tudo foi tudo isso que eu vi tambem,acho que o maior erro do Lage talvez demasiado confiante daquele Feyenoord que vimos goleados no Eusebio Cup, so quem nao vio o jogo com o Girona podia pensar assim.
ResponderEliminarO Benfica vinha jogando bem mas reparem todas as vezes que a paragens para a seleccao caimos a pique, tambem nao gostei do jogo com o pevidem embora nao atuassem muitos titulares esse jogo me fez lembrar alguns jogos do ex treinador passamos 90 minutos com a bola nos pes mas nao se faz nada de jeito, nao vamos crucificar ja o Lage porque o que eu vi anteriormente me deixou bastante feliz exceto o jogo com o Pevidense ontem quero crer que foi um dia mau so isso.
Parebns lea tua leitura do jogo um abraço
Obrigado. Sim, não vamos crucificar o Lage. Aconteça o que acontecer, ele é o nosso treinador até ao final da época no mínimo dos mínimos. E, com excepção deste jogo, tem feito um bom trabalho. Abraço
Eliminarpela leitura do jo jogo assim queria dizer acima.
ResponderEliminarOTAMENDI
ResponderEliminarVamos ver se BL tem tomates para sentar o Otamendi em certos jogos, por exemplo neste deveria ter ficado no BANCO, num jogo destes cem que o adversário vai jogar em contra ataque ele não tem velocidade, comete erros, está cansado. por exemplo em munique pode ser útil, aí quem vai joga em contra ataque somos nós, a experiência e colocação dele pode ser útil. Agora jogar porque´foi campeão do Mundo, porque é capitão, líder etc é um erro, quem deve ser líder é o treinador, e o GLORIOSO deve estar sempre à frente de tudo e todos. Otamendi veio Há 4 anos do City no negócio do Ruben Dias, nessa altura já Guardiola o considerava uma menos valia para o seu clube, agora 4 anos depois não pode ser uma vaca sagrada do GLORIOSO. Ter tido a coragem de tirar o DI Maria, Já não foi mau, mas devia ter ficado no banco e ter entrado a 30 minutos do fim, fresco e quando o adversário já está fisicamente desgastado, aí a magia dele pode ser útil.
claro que o otamendi não tem velocidade, como é óbvio cometeu muitos erros como já disse precisávamos de um central experiente diferente do otamendi.
Eliminarmas querem sentar o otamendi para o que mesmo para deixar em campo o rapidíssimo tomas que foi comido pelo extremo foi preciso o velho ir na dobra e depois ficou a olhar e foi ultrapassado por outro.
mas até parece que os outros dois são melhores que o otamendi.
como tem sido habitual sempre uma falta de consistência após um resultado excelente vem um péssimo tem sido a nossa historia nos últimos anos.
ResponderEliminarfoi um resultado do pior que poderia existir, porque a derrota é sempre má porque este era um jogo que tínhamos de vencer e porque pior demos pontos a um adversário que com eles pode passar a concorrer connosco pelo apuramento.
sofremos cinco golos, absurdo, defensivamente a defesa andou completamente aos papeis, então nas bolas paradas um horror o que também não é estranhos termos dois centrais que na realidade do futebol de hoje são dois anões.
sofrer muitos golos nos jogos europeus são uma marca deste treinador.
e se o treinador esteve muito bem contra o atlético desta vez esteve péssimo a equipa nunca esteve preparada para o adversário e ele nunca conseguiu mudar isso durante o jogo.
Concordo, excepto em relação ao Tomás Araújo que tem 1,87m.
EliminarPessoalmente para mim o Benfica é superior ao Feyenoord falhou como equipa e falhou o Otamendi o Turbin Mamou 5 golos mesmo contando 3 o médio defensivo estava a mais enfim o filme de sempre ....ficaram siderados com a vitória do atlético...
ResponderEliminarAssociado a acusação do amigo ministério público que arquivou o mais grave para acusar do mais leve para se safarem mas acredito que um dia a justiça seja feita e não vale o apito encarnado porque esse começou no porto e parou em Leiria na altura a Morgado tinha o marido a trabalhar no Benfica seria válido se fosse até ao Algarve e ilhas....e foi tudo absolvido em todas estâncias até o Platini corrupto bem tentou excluir o Porto das competições europeias e não conseguiu até espumava pela boca corrupta.
ResponderEliminarLol
Eliminar