Páginas

domingo, 12 de janeiro de 2025

Ganhar não é importante - é a única coisa

 Como escrevi aqui há um mês, o Benfica estava num momento delicado, em que alguns jogadores davam sinais de cansaço e o efeito psicológico da mudança de treinador se esgotava.

As coisas correram talvez pior do que eu esperava, com dois empates (Aves e Bolonha) e duas derrotas (Sporting e Braga). Foram resultados comprometedores que complicaram muito as nossas aspirações tanto no campeonato quanto na Liga dos Campeões. As boas notícias é que nada está perdido e, olhando agora para o presente, acabamos de vencer a única competição que foi já disputada. 

As derrotas com Sporting e Braga foram algo inexplicáveis pela forma como ocorreram. Em Alvalade, a equipa tinha obrigação de entrar muito forte no jogo e tentar ser dominadora de modo a não permitir a previsível reação do Sporting à mudança de treinador e a um período absolutamente desastroso após a saída de Amorim e à perda da liderança. Mas isso não aconteceu. O Sporting foi bastante superior na primeira parte e chegou ao intervalo a vencer. O Benfica reagiu na segunda, mas com pouca qualidade e pouco discernimento, não aproveitando situações de pura atrapalhação e quase pânico na defesa adversária.

Contra o Braga as coisas foram tão más que ficou a ideia de falta motivação e entrega e da existência de divisões no balneário.

Não sei se realmente é assim ou não, mas sei que Lage já enviou vários recados para alguns jogadores e claramente não está satisfeito com a postura de alguns. 

Em geral, este tipo de abordagem não costuma resultar. O caso mais recente é o de Paulo Fonseca no Milan. Mas o próprio treinador que o foi substituir fez várias criticas aos seus jogadores no ano passado (e afastou alguns do plantel principal) e acabou em terceiro lugar. O próprio Lage terá tido conflitos com jogadores na anterior passagem pelo Benfica e as coisas não acabaram bem. 

Ontem, após o Benfica vencer nos penaltis, Lage deu várias entrevistas em que pareceu reclamar os méritos para si próprio, centrando muito o discurso na sua figura. Não me parece a melhor forma de unir. O Benfica fez uma boa partida frente a um Braga vulgar e é um vencedor justo da competição, mas podia facilmente ter perdido ontem, bastava a infelicidade que coube a Trincão ter recaído sobre um dos nossos jogadores.

Espero que reveja a sua postura, que corrija os seus próprios erros, os quais têm sido evidentes, e que todos comecem a remar para o mesmo lado. Que a vitória sirva para marcar uma nova etapa na época: a qualificação ainda é possível na Liga dos Campeões e no campeonato nada está perdido. Precisamos porém de subir de rendimento e não ter estas intermitências. E entretanto reforçar o plantel, nomeadamente com um avançado que realmente garanta golos. Sem isso será difícil alcançar o sucesso nesta época. Tudo o que fique abaixo da vitória no campeonato dificilmente deixará de ser um fracasso numa época em que os rivais estão tão fracos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.