Após o jogo do Benfica no Domingo veio-me ao pensamento o seguinte: "amanhã surge na capa d'"O Jogo": expulsão perdoada a Otamendi".
Pois na segunda-feira alí tivemos:
O "Tribunal" d' "O jogo" é tão independente como um órgão clubístico |
Quer isto dizer que eu sou vidente (e portanto já sei quem será campeão)?
Não. Quer dizer simplesmente que "O jogo" é muito previsível. Em primeiro lugar escolhe sempre o ângulo mais negativo possível para o Benfica. Se um lance deste género acontecesse em relação ao Porto (e já aconteceram muitos) dificilmente esse tema seria escalpelizado. Arrisco-me mesmo a dizer que o título na capa seria: "tribunal unâmime - penalty bem assinalado mas ficou outro por marcar". De facto o pisão de Otamendi poderia dar o segundo amarelo (aos 90 minutos), mas dificilmente esse é o caso mais relevante da partida. Em todos os jogos há vários lances em que podem ou não ser dados amarelos.
Em segundo lugar, os três ex-árbitros d' "O jogo" são tão credíveis e independentes como António Rola. Sobre Coroado nem vale a pena falar. É uma pessoa com maus fígados, anti-benfiquista primário, aparentemente sobretudo desde o "caso Caniggia", que como árbitro nunca foi bom. Eu acho que não há nenhum lance de "dúvida" (muitos deles até são claros) em que ele não assuma a posição contra o Benfica. Os óculos dele devem ser mais azuis do que os do Aníbal Pinto. E os outros dois ex-árbitros é o mesmo. Parece até que recebem uma cartilha com os argumentos que devem utilizar para justificar as suas opiniões. Mas isto é o menos porque já pouca gente leva aquilo a sério. O verdadeiro problema é a Sport TV. Porque a Sport TV é quem põe e dispõe das imagens como lhe apetece. O lance do Otamendi em Chaves, em que é alvo de um penalti claríssimo, com o jogador do Chaves a cravar-lhe os pitons na perna, praticamente não é repetido. Certamente não é repetido em tempo útil. Já o lance do suposto penalty que desbloqueia o jogo do Porto em Paços é repetido logo várias vezes, com grandes planos da bota descalça, acompanhados por comentários dos que relatavam e comentavam o jogo a dizer que era penalty (no do Benfica não disseram piu). Ora estas são as imagens que o VAR vê. Portanto o verdadeiro VAR é a Sport TV cujo alinhamento com o Porto ninguém desconhece. Eu falo disto há anos. Mesmo antes do VAR isto já era relevante. Agora é decisivo. É por isso que muitos têm tanta raiva em relação à Benfica TV. É por perceberem a importância disto. Mas se acham que a Benfica TV é um "perigo" por ser o órgão do Benfican já em relação à Sport TV de Oliveira não vêem nenhum problema. Pudera. Mas atenção: eu critico a Sport TV mas também critico o próprio Benfica. Os nossos são demasiado mansos. Se fosse no Porto um lance como o de Otamendi faria os jogadores e treinadores pressionarem a equipa de arbitragem para o lance ser revisto. No Benfica tudo passa, há um esboço de protestos mas rapidamente todos se calam - e comem. É necessária uma outra atitude.