sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Causas da presente crise benfiquista

Negar a existência de uma crise no Benfica equivale neste momento a enterrar a cabeça na areia como a avestruz. Estar fora das provas europeias e da Taça (e em situação desfavorável nas outras competições - muito embora ainda com possibilidades de as vencer) em dezembro não pode ser considerado normal no Benfica.

As causas dos problemas são para mim de três dimensões: culpas próprias, uma coligação hostil de rivais e inimigos e, finalmente, a "ressaca" de um ciclo de vitórias.

Começando pela última causa, todos os clubes padecem, na sequência de um ciclo de vitórias,  de uma certa "ressaca", de um certo "cansaço" de ganhar, o que obviamente não resulta de um desejo de perder mas antes de uma certa sobranceria, de uma certa convicção, na maior das vezes implícita e não completamente consciente, de que as coisas acabarão por correr bem e nessa medida não é necessário trabalhar tanto. Aliado a isto, há um certo cansaço mental da tensão competitiva que leva a um certo relaxamento.

Quanto ao que chamo de coligação hostil, o Benfica enfrenta hoje um dos maiores ataques da sua história. Não tenho uma posição definitiva sobre a conjuntura e os factos específicos do "caso dos emails" e a atuação de certos responsáveis da estrutura dirigente ou comunicacional do clube nos mesmos. O facto do Porto ter montado nos anos 90 uma rede de corrupção no futebol português não pode obviamente servir de factor de desculpabilização. Sempre nos revoltámos - e bem - contra essas práticas e nos batemos pela verdade desportiva. Pedimos sempre justiça e equidade no futebol português e nunca qualquer tratamento de favorecimento. No entanto não é claro que tenha havido qualquer prevaricação. O Porto não é obviamente um juiz imparcial neste caso, pelo que qualquer "divulgação" de factos por ele promovida carece de credibilidade. Tudo será sempre apresentado de forma a aparecer  a uma luz negativa, como congeminações terrivelmente maquiavélicas para o Benfica dominar o futebol português. As coisas são descontextualizadas e dadas de forma parcelar e truncada, sem que o que os outros fazem (Porto e Sporting, que aliás têm em Pedro Proença senão um aliado pelo menos alguém muito sensível ao seu discurso) alguma vez seja abordado.

O "caso dos emails" não é comparável às escutas do Apito Dourado. Ao passo que estas foram feitas pela polícia, no âmbito de uma investigação, os emails estão a ser divulgados por pirataria informática, na sequência de um crime (grave) de violação de correspondência. Além disso não há, pelo menos até agora, em caso nenhum, nenhuma instância de dirigentes benquistas a pedir favores ou a corromper árbitros. Haverá, quando muito, a tentativa de saber o que se passa na Liga e/ou Federação, a procura de estabelecer e manter contactos nas mesmas que promovam os interesses do Benfica. Algo que os outros clubes fazem também como é evidente, simplesmente os seus mails não estão a ser devassados na praça pública. A minha posição quanto a isto é por isso desde o início a mesma: investigue-se tudo e puna-se quem tiver que ser punido. Inaceitável é num estado de direito um canal de televisão divulgar correspondência privada com o beneplácito de tribunais que pelos vistos colocam os interesses clubísticos dos juízes acima do respeito pela lei.

Do que não há dúvida é de que os emails desgastam e prejudicam a imagem do Benfica e a sua estabilidade interna. Não matam mas moem. E nesse capítulo a estratégia do Benfica tem sido completamente ineficaz. Por um lado oficialmente nada se diz, deixando-se a Pedro Guerra (e em menor grau André Ventura) o papel de fazer o "trabalho sujo" de defender o Benfica quer na Benfica TV quer na praça pública. Por outro desautoriza-se e desvaloriza-se o seu papel (o presidente do Benfica chamou a Pedro Guerra um "merceeiro", algo que se eu não tivesse visto e ouvido não acreditaria). Se é merceeiro porque é ele o rosto do clube em parte da comunicação social? Defende-se um posição responsável e "de Estado" mas depois aparecem na BTV programas a tentar responder na mesma moeda; casos mal fundamentados em tribunal; incitavas esporádicas de um departamento de comunicação que pura e simplesmente não funciona... Enfim, é tudo errático e colado com cuspo.

Há que admitir que a resposta do clube não é fácil. A campanha anti-Benfica foi bem urdida. Não é fácil responder a acusações vagas e difusas que verdadeiramente nunca acusam diretamente o Benfica de uma prática ilícita. Veja-se como aquele a que chamam "o insolvente" tem sempre o cuidado de dizer que não está a acusar o Benfica de corrupção. É ele que o diz e enfatiza, não sou eu. Ora se não está a acusar de corrupção (de que o Porto foi efetivamente acusado - e condenado - no apito Final, ligado ao Apito Dourado que não chegou a condenação criminal apenas porque os tribunais do Porto colocaram o seu clubismo acima da Lei) está a acusar de quê?

Aos ataques constantes do Porto juntam-se os do Sporting. Mais toscos, menos elaborados e pensados estrategicamente, estes passam sobretudo pelo insulto e ataque pessoal. Os benquistas são chamados de "porcos" e o seu presidente de imbecil pelo próprio presidente do Sporting. O director de comunicação é uma caixa de eco de Carvalho, repetindo o tom e a falta de nível em tiradas diárias para os desportivos pegarem. Esta estratégia em geral não resulta mas como os ataques vêm de muitos lados e o Benfica está claramente na defensiva, este ruído acaba por contribuir para desgastar ainda mais a imagem dos atuais dirigentes do nosso clube (o que não deixa de se reflectir para baixo).

A estes junta-se também parte da comunicação social. É um assunto de que falei muito no início deste blog, há alguns anos atrás. A comunicação social, por razões algo incompreensíveis dado que o Benfica é o maior clube, é-nos muitas vezes hostil. Hoje isso está exacerbado, havendo quase uma perseguição ao nosso clube. Isto é particularmente claro na SIC, onde Rui Santos (por razões para mim misteriosas) tem uma enorme influência, gerindo dois programas semanais de ataques constantes ao Benfica. Ali se escalpelizam TODOS os lances arbitrais em que o Benfica foi potencialmente beneficiado e apenas os mais escandalosos e que não é possível esconder em que foi prejudicado. Ali se desfiam semanalmente teorias da conspiração acerca da "benfiquização" do futebol português e dos esquemas urdidos pelo nosso clube para tal efeito. Isto precisava de uma resposta à altura do nosso clube, de uma comunicação eficaz que desmontasse estas teses delirantes mas infelizmente nada se vê. À SIC (acolitada pelo Expresso que agora com a "Tribuna" se acha muito engraçadinho) junta-se o Correio da Manhã e a Sábado do grupo Cofina que inclui igualmente o Record.

Mas claro que estas estratégias só são eficazes porque o Benfica se debilitou por culpa própria. No futebol a fonte maior de poder vem do campo. As vitórias em campo põem todos em respeito, calam os críticos e dão força a jogadores e adeptos. E o Benfica tinha este ano todas as condições para cimentar ainda mais a sua posição de clube hegemónico em Portugal. Porquê? Porque o Porto estava (está) sob a alçada do fair play financeiro da UEFA e não pode contratar sem antes vender e porque o Sporting depois do élan criado pela chegada de Jesus estava à beira de novo desalento, arriscando nesta época praticamente a sua sobrevivência como grande clube hipotecando todas as receitas em nome do investimento e ficando assim totalmente dependente do sucesso desportivo da época. Ora o que fez o Benfica? Desinvestiu. Vendeu os seus melhores jogadores e não acautelou devidamente a sua substituição. Contratou sem critério. Começou a época com muitos jogadores cuja condição física já se sabia ser periclitante e não assegurou alternativas válidas para os substituir (Rui Vitória também tem muitas culpas neste capítulo porque não valoriza devidamente alguns dos recursos que tem).

Face a estas causas o que está a acontecer era de algum modo previsível. O Benfica permitiu que a vantagem clara com que partia para esta época se tenha diluído muito rapidamente. Estamos agora ao mesmo nível competitivo dos outros (continuamos a ter plantel para ser campeões). Podemos vencer mas já não estamos à frente. Pelo contrário.

16 comentários:

  1. Grande post!
    Tudo o que eu penso mas não tenho capacidade para expor, de forma tão clara e irrebatível!
    Apoio, infelizmente para o Benfica, tudo o que está escrito.
    Quem me dera que não fosse verdade, MAS É!

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
  2. Só uma pequena adenda:
    O "insolvente" afirmou MESMO que a porcaria que apresentou no porco canal, revelava corrupção por parte do Nosso Clube. Só que depois deixou de usar esses termos. Mas, inicialmente disse-o com todas as letras

    ResponderEliminar
  3. Grande análise. É esse mesmo o diagnóstico, assim os dirigentes percebam, o que duvido. Aliás, começo a duvidar de muita coisa nesta direcção, não ao nível de corrupção, não, mas ao nível de capacidade de gestão efectiva do clube.

    ResponderEliminar
  4. Muito obrigado pelos vossos comentários. Voltem sempre.

    ResponderEliminar
  5. De acordo numas coisas e em desacordo noutras.
    A época está a ser infeliz sim, crise não( é esta crise que a comunicação social mais favorável a esses clubes quis fazer transparecer logo nos primeiros resultados menos favoráveis). O principal motivo, para essa infelicidade, prende-se com toda esta comunicação desfavorável que tem sem dúvida influenciado sócios e adeptos, que começam a por em causa a estruturação da equipa para esta época - "Desinvestiu. Vendeu os seus melhores jogadores e não acautelou devidamente a sua substituição". Não foi esta orientação que a equipa teve no primeiro ano de Rui Vitória, onde também se disse o mesmo, mas a orientação do treinador foi ir buscar jovens aos BB. Foi buscar o Ederson(que começou a jogar meio da 2ª volta), o Lindelof( 2ª volta), Nelson, Guedes, Renato. Havia algum desses jogadores que antes de aparecerem os adeptos apostassem neles? E depois saíram e são os melhores. Será que não há igual na formação e prestes a tomar o lugar deles? A época vai no primeiro terço, se ganharmos os próximos jogos do campeonato podemos ficar a ser o principal candidato a ganharmos o penta, e depois já está tudo bem, não é? Sejamos optimistas, não vamos dar trunfos aos adversários( inimigos)

    ResponderEliminar
  6. Quem não concorda com o Enorme Simões?!
    Eis o que ele disse:


    Foto: Record
    "António Simões diz esta sexta-feira em entrevista ao 'Diário de Notícias' que o caso dos emails o "perturbou e continua a perturbar".

    "Digo isto por convicção, porque me desanima, porque me desaponta, assistir a esta história toda dos e-mails. Entristece-me sobretudo ver gente continuar a ter o estatuto de representatividade do clube a quem eu sou completamente alérgico. Às vezes até me dá vontade de dizer um disparate, que pode nem ser um disparate. O Benfica anda à procura de um lateral direito, ponham o Pedro Guerra a jogar. Porque não o põem a lateral direito? Pelo menos por ali ninguém passava, não havia espaço. Tenho vontade de dizer estas coisas. Parece que há reféns disto tudo que está a acontecer e, portanto, ninguém quer tomar decisões", refere o antigo jogador do Benfica.

    António Simões frisa que se sente com legitimidade para fazer estas críticas: "Não quero ver dentro do meu clube gente que não o prestigia".

    Simões acrescenta que continuará a defender esta posição "quando entender" e quanto a Luís Filipe Vieira sustenta: "Não exigo que ele tome decisões, porque não tenho esse direito, mas tenho o direito a dizer aquilo de que eu não gosto".

    António Simões considera que o Benfica tem de assumir os erros que foram cometidos na preparação desta temporada e tem a obrigação de fazer com que isso não se repita.

    "Não arranjem desculpas, não há argumentos que resistam, não há explicações que se consigam. Houve erros que se cometeram", diz o antigo jogador em entrevista ao 'Diário de Notícias", frisando que "agora não há espaço para não se tomar decisões e muito menos para se voltar a errar".

    "Hoje posso dizer que quem entrou tem menos qualidade do que os que saíram. A partir daqui há um erro de cálculo. Das duas uma: ou há um erro técnico-profissional, de visão, ou há um erro de deslumbramento", continua, questionando:

    "Então e agora? Não se diz que o scouting falhou? Quem mandou vir o Douglas? Quem mandou vir esse Gabriel? Quem tomou a decisão? Toca de assumir os erros e não voltar a repeti--los. Fala-se muito bem do scouting quando as coisas correm bem e depois é como se o scouting não existisse quando as coisas correm mal.

    Simões espera que o Benfica faça os reajustamentos certos no plantel, apesar de olhar para o mercado de inverno "como de de segunda mão", comparando-o á "compra de um carro em segunda mão".

    "Sé para irem buscar jogadores sem qualidade, não o façam para dar a sensação de que estão a satisfazer alguém. Não façam isso, não tragam mais jogadores sem qualidade, porque isso já o fizeram", avisa." - Record.

    ResponderEliminar
  7. Era este tipo de comentários que eu me referia. Temos pessoas com alguma notoriedade em desespero com comentários infelizes e que depois dão origem a ramificações pelas redes sociais que influenciam negativamente de fora para dentro a equipa. O que se tira disto? Que o Simões não gosta do Pedro Guerra. O Guerra pode não ser feliz nalgumas aparições e atitudes, mas sempre o vi a defender o clube intransigentemente. Sempre deu primazia ao clube e quem o representa, por vezes nem sempre bem, mas sempre sem proveito próprio, da sua imagem. Poderá não ter defendido o benfica da melhor maneira nalgumas ocasiões mas estão a fazer dele o "bode expiatório ". E os rivais (inimigos) agradecem. O LFV chamou-lhe "merceeiro", mas se calhar não foi com a intenção que logo lhe deram. A maneira como o disse foi de alguém que anda a armazenar toda a informação que pode, para depois melhor poder argumentar. É óbvio que os adversários(inimigos) não gostam dele, ele até "espuma " a argumentar e nunca se dá por vencido. E até defende sempre a direcção e o clube, como podem gostar dele. Está na moda bater no Guerra, não é?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E já agora, porque é que benfiquistas batem mais no Guerra e no Ventura? Será porque são aqueles que melhor se documentam e mais se debatem pela defesa do benfica, ou apenas porque vão na "onda " daqueles que querem afundar o clube. Alguém fala depreciativamente do Alves? Alguém diz para ele ir embora? Porque será? O Rui Gomes da Silva incomoda muita gente, mas já incomodou mais. Neste momento já joga em dois lados do mesmo tabuleiro, e já é menos criticado. Toda a gente já viu as movimentações que se fazem, as eleições ainda demoram mas tem que se ganhar bons lugares. Será que não é altura dalguns benfiquistas abrirem os olhos.

      Eliminar
    2. Caro lmanuel

      Quando fiz copy/paste dos dizeres do Sr. Simões, não foi devido ao que ele disse sobre Pedro Guerra e quejandos.
      Por mim, estou-me a cagar para o Pedro Guerra, assim como para alguns lagartos que têm emprego no Benfica, como DSO, Luis Bernado, Ricardo Pallacin, Pedro Mil-Homens, etc..
      Por outro lado, como não vejo os 4 canais de tb tuga avençados e muito menos a cmerdatb, nem sei o que diz o Pedro Guerra, nem outros.
      O que me interessou foi a opinião do Enorme Simões (que vi muitas vezes jogar ao vivo) sobre a Equipa, o plantel, a maneira de jogar, o mercado de 2ª mão de Inverno, etc.
      Ficou claro?
      Abraço companheiro.

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  8. Imanuel, o Rui Vitória tem apostado nos juniores e isso é um mérito que ninguém lhe pode tirar. Mas no primeiro ano do Ederson o titular era o Júlio César, na altura em grande forma. A equipa era praticamente a mesma do ano anterior, sem o Maxi (que não quis renovar). O problema é que vamos no terceiro ano a vender e nem sempre aparecem esses jogadores jovens. Esta época saíram 4 jogadores cruciais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não quis estabelecer nenhum paralelismo, apenas pretendi alertar para um estado pessimista que foi criado, que pode acabar por ser o principal foco desestabilizador da equipa e que está a ser explorado ao máximo pelos rivais. Esta equipa tem qualidade e é capaz de ser campeã, assim os adeptos e sócios queiram . Vai melhorar a qualidade do seu jogo se não for apedrejada. Já agora por uma questão de rigor, não querendo entrar muito por esse caminho, também perdemos nesse ano o Lima e o Salvio(com uma lesão no final da época anterior que o deixou sem jogar durante toda a época)

      Eliminar
    2. E para continuar a ser rigoroso também perdemos o Enzo a meio da temporada depois de andar uns quantos jogos a fazer porcaria e a tentar ser expulso

      Eliminar
    3. Desculpa lá caro lmanuel

      Escreveste às 22:56 isto: "Esta equipa tem qualidade e é capaz de ser campeã, assim os adeptos e sócios queiram" (sic)

      Pergunto eu:
      1º Os adeptos não têm apoiado a Equipa em todos os campos?
      2º São adeptos que escolhem o plantel?
      3º São os adeptos que escolhem quem vai jogar?
      4º São os adeptos que dão os treinos?
      5º São os adeptos que estão no banco a orientar a Equipa?

      Viva o Benfica!

      Eliminar
    4. Fui claro na mensagem. A equipa tem qualidade e o treinador também. Os adeptos têm apoiado mas estão a ser influenciados. Também fui claro, o Simões devia ter ficado calado.

      Eliminar
    5. Caro lmanuel

      Para finalizar a conversa:

      1º Não sei quem está ou como está a influenciar os adeptos, e que resultados tem isso no rendimento da Equipa.
      2º Eu não sou NINGUÉM para dizer que o Enorme Simões deve ou não ficar calado.

      Viva o Benfica!

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.