domingo, 10 de dezembro de 2017

Sofrível

O Benfica venceu, como se impunha, mas esteve longe de convencer.
Foi uma exibição sofrível, com pouco brilhantismo, alguns sobressaltos e demasiados altos e baixos.
Não foi um Benfica dominador, seguro na defesa e acutilante no ataque, que impusesse o seu jogo do princípio ao fim, como se esperava face a um adversário tão frágil como é este Estoril.


Os sinais positivos dos jogos com o Setúbal e, de certa forma, com o Porto não se confirmaram.  Uma das coisas boas desses jogos tinha sido o facto de não termos sofrido golos, (uma raridade esta época) com o centro da defesa a demonstrar novamente solidez. Eu esperava que hoje essa tendência se consolidasse mas não foi o caso. Voltamos a cometer muitos erros na defesa e a não ter o controlo de jogo.

O Benfica desta época tem sido uma equipa inconstante a todos os níveis: pela baliza já passaram 3 guarda-redes, pela defesa 8 jogadores, pelo meio campo Filipe Augusto e Samaris além dos titulares de hoje, pelas alas nem se fala e no ataque a rotatividade também tem sido grande. Até o sistema de jogo mudámos em pleno decurso da temporada!

Com tantas mudanças e incertezas é difícil consolidar seja o que for. Aparentemente Vitória está agora apostado em estabilizar o sistema e os titulares mas tenho dúvidas que esta seja a solução para o Benfica. Isto porque este 4-3-3 não me convence.

É verdade que a nossa defesa estava em cacos e que a falta de cobertura no meio era uma das causas desse problema. Admito que num primeiro momento o meio campo a três de algum modo estancou a sangria e passámos a exibir maior segurança defensiva. Por outro lado, o rendimento de Krovinovic tem vindo a subir de jogo para jogo, sendo o croata hoje um dos mais indiscutíveis da equipa, parecendo justificar a mudança de sistema. No entanto hoje voltaram a ficar expostas todas as nossas fragilidades defensivas, deixando claro que o problema não está (apenas) no sistema. Por outro lado, o 4-3-3 torna-nos numa equipa mais curta no ataque, onde passámos a ter menos presença.

É verdade, não há como o negar, que os golos têm aparecido - inclusivamente em grande quantidade. Mas temo que essa situação seja conjuntural e que as dificuldades no capítulo ofensivo apareçam mais cedo ou mais tarde (no dragão ficaram bem patentes, com um rendimento ofensivo baixíssimo). Não me parece que Jonas seja o jogador ideal para um 4-3-3 (e seria um crime deixar o maior goleador dos últimos anos de fora do 11).

Eu compreendo que em jogos com equipas de nível superior, jogando fora, o Benfica aposte num maior povoamento do meio campo, sacrificando um pouco a sua capacidade ofensiva, mas em jogos em casa, contra equipas pequenas não encontro nenhuma razão para jogar com Jonas sozinho na frente. No jogo de hoje foram várias as vezes em que os nossos extremos chegaram a zonas de cruzamento e apenas tinham Jonas na área, na maior parte dos casos tapado pelos dois centrais. E isto foi com um Estoril que jogou no campo todo, com uma defesa muito subida e tentando pressionar a nossa equipa logo no nosso meio campo.

Foi, em suma, um jogo pouco pouco entusiasmante, no qual marcámos dois golos em contra-ataque e acabámos o jogo com índices atacantes inferiores ao do último classificado.

Quarta-feira há jogo de Taça, em Vila do Conde. Será um jogo mais difícil, onde teremos que mostrar mais do hoje.

9 comentários:

  1. O Krovinovic é croata :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Já está corrigido. Krovi está mesmo a indicar que o homem é croata!! :D
      Obrigado pela correcção!

      Eliminar
  2. Nem sei o que dizer após esta vitória do Glorioso...
    Olha, se não te importas, transcrevo o meu estado de alma, no intervalo do jogo, que relatei noutro blog:
    "Até que estamos a fazer um bom resultado, contra este colossal misto da "selecção do Brasil" (amarelos e azuis....).
    Marcámos 2 golos em contra-ataque, a jogar em casa, contra tão poderoso adversário...
    Vejo o adversário a sair com a bola a ser bem trocada, sempre em progressão, entre os seus jogadores, chegando à Nossa área com muita facilidade, tendo marcado um golo já esperado e de belo efeito. Grande equipa hoje na Luz, este misto da "selecção Brasileira".
    A Nossa equipa, perante tão valoroso adversário, está a fazer o que pode, trocando a bola na defesa (pelo menos assim o Pizzi não a entrega aos adversários...) e, de quando em vez, espreitamos o contra-ataque. Foi assim que o Salvio e o Jonas marcaram 2 golitos.
    Boa táctica a do Nosso treinador, sim senhor.
    Eu é que tenho um problema: como sou sexagenário Benfiquista, estou mal habituado desde o tempo do Águas (pai), a ver o Benfica a pressionar e massacrar este tipo de adversários...
    Devo ser mau Benfiquista, se calhar...ou sou exigente demais, talvez...por isso peço desculpa aos "verdadeiros" Benfiquistas pelo meu feitio.
    Abraço a todos."

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive a fazer a minha ronda da manhã pelas notícias e blogs, e vejo este Pimenta64 com comentários iguais em três blogs!? Que é esta porra?

      Eliminar
    2. Qual é o seu problema ó Anónimo10 de dezembro de 2017 às 10:29??

      Faz rondas??? É bófia???
      É polícia do que os outros escrevem???

      Vá à sua vida!

      Viva o Benfica!

      Eliminar
  3. "e seria um crime não deixar o maior goleador dos últimos anos de fora do 11"
    Desculpe? Deixar ou não deixar?
    Para mim seria, claramente, um crime deixá-lo de fora do 11.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seria um crime deixar o Jonas de fora. Obrigado pela observação.

      Eliminar
  4. Off topic:
    Grande jogatana hoje em Old Trafford, ganhou o City!
    Tantos jogadores que foram Nossos: Ederson, Lindelof, Matic, Bernardo Silva...a brilharem nas equipas melhor classificadas do campeonato inglês (o melhor do mundo, para mim).
    Era um sonho ainda termos esses extraordinários jogadores ao serviço do Glorioso...
    Fica a saudade.

    Viva o Benfica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade. Também vi o jogo. O City dominou completamente a primeira parte mas na segunda o United fez por merecer o empate. Ederson voltou a fazer uma exibição enorme.
      Depois disto só por uma calamidade o City não seria campeão.
      Obrigado pelos comentários, volte sempre.
      Cumprimentos.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.