quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Copo 1/4 cheio ou 3/4 vazio?

Está a ser uma época má para os benfiquistas.

Depois de ver sair na pré-época as jóias da coroa e após a conquista do troféu de pré-temporada, a Supertaça, o Benfica tem vindo progressivamente a perder gás. Nos primeiros 6 jogos tivemos apenas um empate, mas nos 8 seguintes apenas 2 vitórias! No presente mini-ciclo (que supostamente deveria ter terminado com o jogo com o Olhanense) empatámos 2 vezes e sofremos 4 derrotas! Quatro derrotas! Três para a Liga dos Campeões e uma para o campeonato. Uma delas uma goleada humilhante.

O jogo de ontem é mais um que não deixa saudades. 28 % de posse de bola e nenhum remate à baliza são números esmagadores que não enganam.

Rui Vitória foi conservador na abordagem e não o critico por isso. Optou por um meio campo mais reforçado, o que faz todo o sentido perante um estratega como Mourinho que privilegia a consistência das suas equipas, sacrificando para isso Jonas. Já a escolha de jogadores me parece mais discutível. Aí Vitória não foi conservador, foi até revolucionário. Os resultados são mistos: Svilar, que já tinha dado boas indicações, voltou a demonstrar presença e personalidade mas comprometeu com um erro básico. Diogo Gonçalves teve alguns apontamentos positivos mas a meu ver não justificou a titularidade num jogo desta importância. Rúben Dias mostrou mais uma vez - agora num teste de elevada exigência - ser um defesa de grande solidez. Finalmente a opção de Filipe Augusto  compreende-se neste esquema de três médios. O brasileiro fez aliás um jogo bastante conseguido.

A Liga dos Campeões está praticamente acabada para o Benfica. Perdendo em casa sem fazer um remate à baliza adversária, teme-se algo de ainda pior no jogo em Manchester. É verdade que não fomos "atropelados" - a nossa defesa deu boa conta das ameaças e isso é um sinal positivo que merece ser destacado. A mudança operada no meio campo é a principal causa e explicação para essa melhoria. Fomos porém completamente inoperantes e inofensivos no ataque. Sálvio fez um jogo de grande esforço e com momentos de classe mas faltava presença na área. Pizzi fez pouco essa ligação e perdeu demasiadas bolas. Os laterais foram um bom apoio ao ataque mas os erros nas saídas, sobretudo de Douglas, criaram situações de aperto para a nossa baliza.  O defesa brasileiro foi aliás ultrapassado algumas vezes de forma perfeitamente infantil.

Restará a Liga Europa mas nem essa se afigura fácil. Fica para além disso a dúvida acerca de como actuaremos daqui para a frente. Parece-me que em casa, em jogos de campeonato e contra equipas fechadas, continuaremos a jogar com dois avançados. Nos jogos fora fica a dúvida. Paralelamente a este quadro de resultados negativos e incertezas quanto ao sistema a usar e jogadores titulares, temos o caso dos emails, continuamente a desgastar, a picar e a provocar os benquistas, hoje ainda agravado com a situação das buscas no Estádio da Luz.

Uns dirão que o copo começou a encher, que pior do que isto é difícil e que daqui para a frente as coisas só poderão melhorar. Outros olham para este quadro deprimente e veem quão mal estamos a vários níveis, apontando que este copo está praticamente vazio. O juízo mantém-se algo indefinido porque a época está ainda no início e será longa. No entanto aproximam-se alguns jogos bem complicados, não havendo já margem de erro. É que já não estamos na pré-época, embora às vezes pareça.

2 comentários:

  1. Quanto aos e-mails, já sabemos como funciona a justiça em Portugal.
    à Salomão, corta-se ao meio!
    Quanto à planificação da época, juntemos os péssimos e maus resultados, a diferença entre os titulares de ontem e de anteriormente mais a "promessa" de ida ao mercado em Janeiro e ficaremos a saber se foi bem ou mal feita, em termos desportivos, porque em termos financeiros só mais tarde saberemos.
    Nunca se deve deixar de colar o treinador actual a toda esta situação (por omissão ou conluio) e será tão responsável quanto a SAD neste arranque de época pífio.

    ResponderEliminar
  2. É verdade que o copo começou a encher mas vai levar algum tempo. Tenho a certeza que vamos fazer uma boa 2ª volta.
    Eu espero que não vamos à Liga Europa e nos concentremos no PENTA, embora ainda espere 2 vitórias na Champions!

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.