quarta-feira, 16 de setembro de 2020

Balão rebenta à primeira

 Que a vinda de Jorge Jesus era um risco tremendo, todos sabíamos.

O que poucos esperávamos era que o estado de graça de Jesus durasse apenas um jogo. 

A eliminação da Liga dos Campeões é desastrosa para o Benfica e dificilmente aceitável para os sócios. 

Muitos milhões de contratações exigiam muito, mas mesmo muito mais rendimento e por isso JJ fica já marcado negativamente - tanto perante os sócios como perante quem o foi buscar ao Brasil. 

Vieira apostou tudo, o que foi possivelmente um erro e está, qual tragédia grega, a pagar por isso. 

Este ano Vieira abriu os cordões à bolsa - bolsa do Benfica, bem entendido - e contratou jogadores que não são habituais no futebol português. Jogadores muito acima da média, como Vertongen, Cebolinha. Jogadores de campeonatos superiores, como o espanhol e o alemão, para além do já referido inglês. 

No entanto a fortuna nada quis com o Benfica e o belga marcou um autogolo ao passo que Zivkovic, que durante anos se arrastou na Luz, arrumou a eliminatória. Sendo que a rescisão custou dinheiro, pagámos ao sérvio para nos eliminar. 

Fado, sina, karma, o que lhe queriam chamar. 

Certo é que as coisas se complicaram muitíssimo. Financeiramente e desportivamente. 

Não vou falar muito sobre o jogo porque pareceu um guião pré escrito em que o desfecho era necessariamente a derrota do Benfica. No primeiro tempo tivemos um domínio quase total e no segundo os gregos foram quase plenamente eficazes nas poucas oportunidades que tiveram. 

Fiquei porém espantado com as escolhas de Jesus. Pensava (e escrevi aqui) que Seferovic e Taarabt seriam dispensados. Tinha curiosidade em ver o que se passaria com Weigel, tão nulo foi o seu rendimento na época passada e não sendo ele o jogador robusto que JJ  costuma ter naquela posição. 

Fiquei espantado por Rafa só ter entrado quando a eliminatória estava perdida, por Gabriel e Waldshmidt não terem saído do banco, por Pedrinho ter jogado naquela posição. 

Note-se que Taarabt, Pedrinho e até Weigel nem fizeram uma má primeira parte, pelo contrário. A questão para mim é que não eram as melhores opções, pelo menos nas posições que ocuparam. 

Está mais do que provado que a dupla Weigel / Taarabt não funciona. É um meio campo que não oferece garantias defensivas. Gabriel teria que ter sido titular. Rafa idem, fosse no lugar de Pizzi (um dos melhores na primeira parte, diga-se), fosse no de Pedrinho. Seferovic NUNCA deveria ter sido titular (e falhou uma boa oportunidade e um golo cantado). 

Quando não se joga com os melhores, coisas destas acontecem. 

Esta equipa não me espantaria se fosse Bruno Lage o treinador, com as suas manias e fetiches. Assim não há desculpas. 

O crédito e a confiança em JJ estão comprometidos. E isto ao fim de um jogo... 



14 comentários:

  1. se calhar ate estávamos à espera que a coisa não começasse a correr para o treinador, tínhamos era se calhar a esperança que não fosse assim.

    mas este treinador comete sempre o mesmo erro de ter no meio campo só um jogador que sabe defender, e isso na europa é fatal, e disso são os resultados dele nas competições europeias espelho.
    mas como burro velho não aprende línguas estamos nisto.

    o weigl até nem jogou assim tão mais, algumas vezes até mais adiantado que o habitual e a arriscar muito mais no passe.
    só que o homem não é dois a defender.

    não acho que o rafa fosse solução até porque tem os mesmos problemas que o pizzi e o pedrinho falta de intensidade defensiva.
    o que me surpreendeu, até por aquilo que se viu nos jogos particulares foi pedrinho ter sido o escolhido para segundo avançado em detrimento do waldschmidt.

    quem joga com o seferovic e deixa o vinicius no banco não quer marcar de certeza.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo que o Weigel até jogou melhor do que o habitual. Como disse, não desgostei da primeira parte dele, pelo contrário.
      Também concordo com o comentário sobre Seferovic/Vinícius. Já sobre o Rafa discordo completamente. Aliás viu-se que foi o único que mexeu com o jogo e inclusivamente marcou um golo. Além disso, o papel dele não é defender.

      Eliminar
    2. mas entrar a meio do jogo não é o mesmo que começar a partida vens fresco e apanhas os adversários com outro desgaste.

      mas se pizzi não defende, rafa não defende, tarabat defense mal e só é agressivo, o everton também não defende depois tens uma equipa completamente partida cinco atacam cinco defendem.
      e sabemos que são extremos e não sabem defender mas pelo menos tem de ser agressivos, e não são, e acompanhar os adversários, e não acompanham, em vez de ficar a olhar.

      Eliminar
  2. É tão fácil falar no final do jogo!!! Mas vocês antes de virem para aqui dizer disparates deviam pelo menos rever o jogo. E começo por criticar Jesus. Ele foi lento a ler o jogo, é um dos defeitos dele, e uma sina nossa, os dois bananas que o precederam eram uma desgraça; e também o leu mal. Mas vamos a factos: era óbvio e lógico que Seferovic ia ser titular. Vinícius é um trambolho com algum instinto de golo, mas nem sequer luta, comigo nos próximos jogos nem no banco. Darwin chegou há 10 dias, pois o presimente que só pensa na campanha andou um mês acenar com o Cavani, a única coisa boa, é que ele só tem o que merece. Adiante, havia urgência de um avançado de qualidade e ele chegou a 10 dias de jogo decisivo. Agora, Jesus devia ter tirado logo Seferovic no intervalo, entrando Darwin, que vai ser titular no próximo jogo. Também leu mal o jogo: era Rafa que entrava, e muito mais cedo, vários jogadores já tinham quebrado fisicamente, e não Vinícius, até pareceu os bananas que o precederam. Quanto à dupla de meio-campo não poder ser esta, até agora não passa de especulação, a derrota não teve nada a ver com isto. O que se pode concluir já, é que em jogos como este, onze jogadores junto à área, sai André e Seferovic.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente não é nada fácil. As derrotas do Benfica custam-me muito.
      De resto se eu disse antes que achava que o Seferovic e o Taarabt podiam ser dispensados não estou apenas a falar depois da coisa correr mal.
      De resto não entendo muito bem os comentários.
      Era óbvio que o Seferovic ia ser titular mas devia ter saído ao intervalo? O Darwin não podia jogar porque está só há 10 dias mas podia entrar ao intervalo, para ser titular no próximo jogo? Então este jogo com o PAOK era um treino para o Famalicão e não nos disseram nada??
      Em todo o caso vejo que concordamos que o Seferovic devia ter saído (para mim não devia era ter entrado).
      Em relação ao Rafa também verifico que concorda com o post.
      Por isso não sei onde é que estão os disparates.
      Quanto à estória do Vinícius é lamentável que de repente se lance esta campanha contra o nosso melhor marcador na época passada que além disso marcou dois no dragão, coisa rara em qualquer jogador do Benfica.
      Finalmente, se a dupla de meio não deu ainda sinais de que não funciona, não sei quantos mais jogos (e competições) teremos que perder até o entenderem. Ontem o primeiro golo do PAOK é mau demais.

      Eliminar
    2. Ao primeiro jogo oficial concluis que a dupla de meio não funciona. Mas ainda não concluíste ao fim de 50 jogos que Vinícius é um trambolho. Seferovic, outro trambolho, há dois anos também foi o melhor marcador.

      Eu até penso que Florentino deve substituir Weigl. Temos uma equipa de muito pendor ofensivo, como tal o 6 deve ter grande capacidade defensiva, o que não é manifestamente o caso do alemão. Mas não foi por esta razão que ontem perdemos

      Eliminar
    3. Primeiro jogo? Esta foi a dupla que jogou o ano passado a maioria dos jogos que nos fizeram perder o campeonato...
      A dupla Taarabt - Gabriel até estava a funcionar, mas com a chegada do Weigel o descalabro foi absoluto. Não sou eu que o digo, os números não têm discussão possível.
      Já agora, o Vinicius tem 40 jogos no Benfica, o Taarabt 39.

      Eliminar
    4. É o primeiro jogo com este treinador. Eu não vejo só a bola, eu vejo o colectivo. Pois, continuas a defender Vinícius. E parece que estás com a campanha anti-Taarabt. E quem nos fez perder o campeonato foi um treinador maçarico e banana, que nem sequer teve coragem, de sentar pizzi e Rafa quando estes estavam a boicotar o seu trabalho.

      Eliminar
    5. Não sou contra nenhum jogador do Benfica. Até acho o Taarabt um jogador interessante que pode ser útil nalguns jogos. Na minha opinião não pode é ser titular num meio campo a dois, sobretudo com adversários de nível mais elevado.

      Eliminar
  3. Os abutres estavam a torcer por isto, Benfiquistas oportunistas, num jogo que correu mal por azar só isso, a aposição ao presidente mais parece os CARTILHEIROS dragartos sempre a dizer mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei que benfiquista poderia estar a torcer por que o principal objectivo da época fosse perdido no primeiro jogo oficial.
      Sei por outro lado que há blogs cujo principal objectivo é fazer oposição. Não é o caso deste.
      No entanto não confundo LFV com o Benfica.

      Eliminar
    2. ...........chamar "abutres" a Benfiquistas, que só querem que o Glorioso ganhe sempre, começa a ser "imagem de marca" de quem só defende presidentes, em detrimento do BENFICA...........

      Eliminar
  4. Com tanto dinheiro gasto, onde é que está o avançado para marcar golos? Taremi, que conhecemos bem do nosso campeonato, não teria resolvido o encontro a nosso favor, naquelas bolas desperdiçadas pelo esbanjador de oportunidades Seferovic?

    ResponderEliminar
  5. AGORA E CONCENTRAÇÃO PARA SEXTA-FEIRA
    A JÁ AGORA O TONI MARTINES E DESBLOQUEADO LOGO A SEGUIR AO NOSSO JOGO
    QUEREM APOSTAR!
    ISTO E QUE E SABER GERIR
    VIVA O BENFICA

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.