sexta-feira, 5 de junho de 2020

Uma vergonha

O Benfica é um grande negócio para muitos: dirigentes, treinadores, jogadores, empresários e intermediários. Toda essa gente ganha muito dinheiro em ordenados, prémios e comissões. Os adeptos por sua vez não ganham dinheiro nenhum. Têm alegrias quando o clube vence, sentindo (ou iludindo-se) que eles próprios ganharam alguma coisa e desilusões, por vezes profundas, com as derrotas. Mas em geral gastam dinheiro e tempo com o seu clube. São eles que alimentam todo o negócio. Alimentam os ídolos que depois saem por milhões. Mas eles adeptos não vêem nem um cêntimo.

O Benfica, tendo milhões de adeptos, é um negócio muito apetecível. As receitas são brutais, muito dinheiro corre, o que quer dizer muitas comissões. Só isso explica negócios completamente ruinosos para o clube como Roberto, Raúl de Tomas, Weigel e quase de certeza Pedrinho.

Isto para dizer que até Weigel chegar o Benfica estava bem (para o panorama nacional e os padrões que aqui se praticam). Tinha uma vantagem ampla e o campeonato parecia ganho. Depois veio Weigel por 20 milhões. Foi necessário mexer num meio campo que estava a funcionar bem e as coisas descambaram por completo.

É óbvio que há muito mais culpas. O alemão não é o único responsável pela perda de toda a vantagem que tínhamos e pelo péssimo futebol que passámos a apresentar desde a sua chegada. Claro que ter um elemento nulo no meio campo que não ataca nem defende é um grande handicap para qualquer equipa. É verdade também que quando ele não joga costumamos ganhar. No entanto quando uma equipa como o Benfica, que apesar de tudo tem jogadores de qualidade acima da média, não consegue sequer marcar um golo ao Tondela é porque há muita incompetência de quem dirige a equipa.

Falo, claro está, de Bruno Lage. É verdade que fez um trabalho extraordinário no ano passado. Mas parece cada vez mais evidente que o sucesso ficou-se a dever muito a 1) João Félix (em quem Lage teve o mérito de apostar) e 2) a um factor psicológico que este ano não está a funcionar e não é certo que alguma vez volte a acontecer.

Lage entrou como um treinador humilde mas rapidamente se convenceu de pairar numa esfera superior, armando-se em moralista e envolvendo-se em teimosias e conflitos, por exemplo com Samaris.

O futebol deste Benfica é paupérrimo. Não tem ideias, não tem imaginação, não tem dinâmica. Lage mexe mal na equipa, por vezes tirando os melhores jogadores. Não tem capacidade de dar a volta a situações negativas, afundando a equipa num ciclo depressivo.

Para acabar a noite de ontem em vergonha, uns criminosos foram apedrejar o autocarro do clube, ferindo dois jogadores.

8 comentários:

  1. mas a culpa não é do weigl e embora a sua entrada possa ter alguma influencia ela é mínima.
    e se é verdade que que ele pouco ataca, e até o faz porque o treinador não quer, a verdade é que antes dele tinhas o florentino que tem o mesmo defeito e os resultados não eram estes.

    o grande problema é que até fevereiro as exibições eram pobre, tão pobres como o são agora, só que a coisa ia se aguentando como que colada com cola só não viu quem não quis.
    depois basta um mau resultado para se entrar numa espiral porque jogar mal sempre jogamos este ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podemos ter as opiniões que quisermos, mas os factos são o que são. Todas as interpretações são possíveis. A minha tem a vantagem de encaixar muito bem nos factos.

      Eliminar
    2. mas isso é uma explicação simplista e e era fácil resolver a questão e bastava ele não jogar e voltavas ao anterior e tens vários exemplos de casos em que isso não aconteceu.

      existem outras explicações como o vinicius não estar com a mesma produtividade, e não é por falta de oportunidades, e não termos mais nenhum avançado que finalize.

      o pizzi que esta em baixo de forma desde janeiro com o consequente reflexo quer na produção da equipa quer na finalização.

      isto para não falar nas casa do ferro.
      ou nas lesões do andre e do gabriel que desde essa altura é que a equipa entrou a pique.

      Eliminar
    3. Não bastava. Uma equipa demora a estabelecer rotinas. É precisamente por isso que o Weigel veio rebentar a equipa. A equipa tinha demorado mas tinha finalmente encontrado um modelo antes do Weigel chegar. Estava no seu melhor período. Ao contrário do que dizes, estávamos a jogar bem e marcar muitos golos. Tenho um post para trás que mostra exactamente os jogos antes e depois do Weigel. Quando ele chega rebenta o equilíbrio que se tinha alcançado. E se calhar o ambiente também. Cada um começa a jogar para seu lado.

      Eliminar
    4. a jogar bem não estávamos podíamos estar a jogar melhor mas isso resultava do retorno do gabriel e andre almeida de lesões.

      o ambiente no balneário não o sei por isso não vou dar para esse peditório.

      mas se fizeres a mesma comparação dos jogos com gabriel e andre almeida e os sem eles vais precisamente chegar às mesmas conclusões se calhar até de forma mais evidente.

      Eliminar
  2. Para mim mais do que a alteração Weigl é a falta de criatividade e mobilidade na frente de ataque! J. Félix tinha tudo isso,Jonas também e esta época não existem esses jogadores nem foram devidamente substituídos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mais uma vez, todas as explicações são possíveis. O facto é porém indisputável: antes da entrada de Weigel ganhávamos os jogos todos. Desde que ele chegou não ganhámos praticamente mais nenhum.

      Eliminar
  3. Boa noite, caros Benfiquistas!
    O m/ onze p/a Portimão:

    - Vlachod.
    - Tomás Tavares - Rúben Dias - Jardel - Nuno Tavares
    - Rafa - Samaris - Taarabt - Cervi
    - Dyego Sousa - Vinicius

    Nota importantes:

    - Rui Costa deveria estar no Banco, SEMPRE!
    Objectivos - HAVER ALGUÉM QUE SABE A SÉRIO DE FUTEBOL,... se quiser!!!
    - HAVER ALGUÉM BENFIQUISTA... a ser verdade o que dizem!!!

    - Bruno Lage OU GANHA OU SAI DE IMEDIATO DO CLUBE!
    Assim, a perder-se o Campeonato,... talvez se consiga ganhar a Taça!
    Basta de VERGONHAS E DE SUBSERVIÊNCIA VERGONHOSA E MISERÁVEL... ao Amo (LFV)!

    - Como já não acredito, definitivamente, nas aptidões técnicas de Bruno Lage,
    QUE OS JOGADORES...
    ... JOGUEM A SÉRIO PARA GANHAR... E QUE REMATEM À BALIZA!
    ... JOGUEM A SÉRIO PARA GANHAR... E QUE REMATEM À BALIZA!
    ... JOGUEM A SÉRIO PARA GANHAR... E QUE REMATEM À BALIZA!

    Força BENFICA!
    GANHAR! GANHAR! GANHAR!
    Abraço,
    RSG

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.