terça-feira, 7 de julho de 2020

Vieira não sabe mais

O regresso de Jorge Jesus ao Benfica nesta fase seria um risco. Poderia funcionar, dado que Jesus é um grande treinador, mas também poderia falhar, porque o futebol não é uma ciência exacta e JJ tem anticorpos no clube.
Na minha opinião não faz sentido: Jesus teve o seu tempo no Benfica, depois saiu nas circunstâncias de que todos se recordam para o principal rival e agora está numa nova etapa no Brasil. Os regressos muitas vezes desapontam porque existe um sucesso anterior que é o termo de comparação, aumentando ainda mais a pressão. Também há um certo cansaço (principalmente com uma personalidade como JJ) que às primeiras contrariedades se manifestaria, criando um mau ambiente.
Mas mais ainda do que estes factores, o regresso de Jesus representaria uma inversão de 180 graus na política desportiva que supostamente é o futuro do Benfica: a aposta na academia do Seixal.
Jesus gosta de jogadores feitos, não é muito de apostar em jovens ainda em formação. Essa terá sido aliás uma das razões para a sua saída (como bicampeão) do clube: a aposta num novo modelo, centrado na formação. O regresso de Jorge Jesus seria a negação desse modelo. E indica (porque apesar da vinda não ser certa, o desejo de Vieira é-o) que não há uma visão estratégica e que as coisas navegam ao sabor dos interesses do próprio Vieira.
Em concreto, a (tentativa de) contratação de Jesus parece uma medida eleitoralista para acalmar as críticas.
Ou seja, é uma medida que Vieira toma por interesse próprio e não em nome do Benfica (que supostamente ficaria melhor servido com uma política de aposta na formação). Numa situação de desespero, vira-se para o treinador que acha que será o salvador.
Vieira teve muito tempo para se consolidar como líder e aprender com os erros que cometeu. Não o conseguiu. Está à vista que não tem uma visão clara para fazer do Benfica um clube dominante internamente e competitivo internacionalmente. Ao fim destes anos todos o seu crédito está esgotado.

11 comentários:

  1. Concordo plenamente.

    Um homem que não percebe de futebol, mas que tudo decide no futebol.

    Um homem que despachou Jesus porque queria outro projecto, mas falhado o projecto volta atrás única e exclusivamente para se salvar.

    ResponderEliminar
  2. Assino por baixo, Frank, sem tirar uma vírgula. O tempo de Vieira passou, pena que ele não o queira (ou não possa, dados os rabos de palha) admitir. Só está a fazer mal ao clube.
    Relativamente a JJ, que eu também não quero de volta, atenção: não sei se a maioria dos benfiquistas concordarão. Na petição pública online que está a decorrer há quase um mês, registam-se 43 (QUARENTA E TRÊS!!!) assinaturas contra a vinda do treinador.

    ResponderEliminar
  3. Alguém compreende o regresso ao SLB de um indivíduo que ofendeu tudo e todos, e vergonhosamente atacou a instituição que o lançou na alta roda dos títulos? Durante os anos que esteve ao serviço do clube teve para disputar 29 ou 30 títulos, MAS SÓ GANHOU 11, dos quais a maioria é a taça das caricas, como dizia o ex-chefe de LFV! Correndo os blogs verifica-se que HÁ IMENSOS ADORADORES de um treinador medroso, que gosta de disputar as finais MAS QUE GERALMENTE OS OUTROS É QUE GANHAM! Segundo parece, o museus do SLB é um dos melhores do mundo a EXPÔR AS FOTOGRAFIAS DOS TROFÉUS QUE O SLB PERDEU COM JJ AO COMANDO! Face a isto, é mesmo de louvar a vinda de tal personagem, para completar o duo de assaltantes que têm destruído o clube.

    ResponderEliminar

  4. Sou sócio do Clube,mas desconheço onde e como posso assinar a p+petição online. Fico grato a quem me esclarecer.

    ResponderEliminar
  5. Se Jesus não então quem? Marco Silva quer vir? Leonardo Jardim quer vir? Algum deles pede menos condições financeiras e de plantel do que JJ pediria? Algum estrangeiro de 'nomeada' pegaria neste plantel de Pizzis, Almeidas e Ferros sem garantias de reforços a sério?

    Essa da mudança de paradigma foi outro fardo de palha que o Presidente deu a comer aos sócios. Que clube europeu da dimensão do Benfica vive exclusivamente da sua formação ou principalmente da sua formação? Nenhum. Ahhhh mas então e o Ajax que chegou às meias da champios? Ficasse o Benfica 4 anos sem vencer o título como o Ajax ficou e o modelo assente na formação era abandonado ao final da segunda época sem títulos.

    O JJ é atualmente a melhor opção para o Benfica. É um treinador que sabe o que quer e que conhece o futebol português como ninguém.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. o que tu queres impingir é que ele é a única opção só assim é que podes chegar a essa conclusão.
      mas assim o melhor é fechar já o clube antes que ele se reforme e depois não temos ninguém que nos treine.

      Eliminar
  6. Vão-se ouvindo e lendo nomes e a coisa não passa aí duns 10 possíveis para treinar o Benfica!
    Só há esses?
    Dos adeptos ainda aceito que não tenham conhecimentos para mais.
    Já o scouting (deixa-me pensar que existe!) deverá ter umas duas ou três dezenas deles debaixo de olho em função do que o Clube necessita e das qualidades de cada um!
    Consegui escrever sem me rir!
    O que me custa ainda mais é haver adeptos a apontar nomes de excrementos como bitor pereira, vilas boas, paulos sousas e outros que tal!
    Para ganhar (se calhar!) tudo serve? baixa-se assim tanto as calças?
    Miséria!

    ResponderEliminar
  7. aguiaalentejana:
    Vá ao google e escreva:«Não ao regressos de Jorge Jesus - petição pública». Já vai na astronómica conta de 45 assinaturas.

    lawrence:
    Também não percebo como é possível haver benfiquistas que apontam o Bítor, o Bilas e o traidor do Sousa para treinadores do Benfica. Ele há com cada um...

    ResponderEliminar
  8. também sou contra e não por causa do regresso que isso é uma falácia, alias temos muitos mais exemplo de sucesso do que insucesso.
    a questão é que ele é demasiado caro para os resultados que apresenta.
    continua com as mesmas ideias de à dez anos atrás e todos em portugal já sabem como o anular.
    depois era um erro voltar a não aproveitar os jogadores da formação quando o erro agora não é o aproveitarmos os jogadores da formação mas aproveitarmos todos mesmo os que não tem ainda qualidade.

    ele voltar era não nos darmos ao respeito e que não se respeita não é respeitado.
    e por fim mesmo que ele não fosse nada disto era só estúpido ir buscar um treinador que seria mais contestado antes de começar do que o lage era quando se foi embora.
    ou ser mais contestado agora do que era em 2013, onde esteve a dois minutos de ser despedido.

    ResponderEliminar
  9. Não sei o que dizer … um mentiroso compulsivo ainda, já lá vão quase 20 anos, continua a enganar a quase totalidade dos benfiquistas. Não é ao querer Jesus que ventoinha está a por os seus interesses acima dos do Benfica, pelo contrário. Foi quando mandou Jesus embora que ventoinha pôs os seus interesses acima dos do Benfica, Jesus era bicampeão, e vendiam-lhe os melhores jogadores em Janeiro, agora compram e, mesmo assim, é o que é, só o ódio e inveja contra Jesus podem levar a tamanha cegueira. Ventoinha mandou Jesus embora para fazer as negociatas com mendes sem qualquer entrave, esta é que é a verdade. A treta da formação, foi tão só o pretexto para o poder fazer. Se há coisa que ventoinha não é, é ser estúpido. Ele mais que ninguém, sabe o valor de Jesus, e dos bananas que pôs no seu lugar. Por isso está desesperado para o ir buscar, pois sabe que se falhar o seu fim está próximo.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.