domingo, 6 de dezembro de 2020

Ferreiro mata Ferreira

 Costuma-se dizer que em caso de ferreiro espeto de pau. Neste caso, Waldschmidt ("ferreiro da mata, ou bosque") foi o carrasco do clube da Mata Real e capital do móvel. 

Foi um desfecho cruel para o Paços, que fez um bom jogo, mas não propriamente injusto: o Benfica fez o suficiente para ganhar. Uma vitória arrancada a ferros, mais propriamente o ferro do ferreiro do espeto de pau (que até então pouco tinha feito, admita-se).

Não foi, é verdade, uma exibição muito conseguida do Benfica. Muitos passes errados, muitas bolas perdidas, muita desconcentração. Um dos factores para isso é, não tenho dúvidas, a sobrecarga competitiva e a falta de tempo de recuperação dos atletas. Isto não tem nada a ver com os "milhões". Não é por ganharem mais que os jogadores deixam de ter os seus limites físicos ou necessidade de descanso.

Isto não significa que não necessitemos de melhorar. Claramente há muita coisa que temos que corrigir. Falta entendimento colectivo, falta coordenação, falta discernimento para tomar as melhores decisões.

O tempo poderá ajudar a melhorar algumas coisas, ao passo que o calendário (com a interrupção do campeonato) poderá permitir uma melhor gestão física do plantel. Veremos.

Tudo isso à parte, acho que este jogo mostra que a dupla Weigel, Taarabt definitivamente não funciona. Na verdade nenhum destes jogadores me convence num meio campo à dois. Num 4-3-3 talvez, porque as responsabilidades estão mais divididas. No 4-4-2 em que jogamos, Weigel não é suficientemente agressivo a defender e Taarabt desequilibra demasiado a equipa com as suas perdas de bola. Aliás, talvez o 3-5-2 fosse o sistema mais adequado para tirar o máximo rendimento deste plantel, mas isso fica para uma outra altura.

Desta noite, ficam os três pontos, a crença e a capacidade de luta da equipa. Pouco mais. Mas já é qualquer coisa. 

3 comentários:

  1. mas jogar sempre com os mesmos em todos os jogos não existe gestão física possível, no jogo anterior já se deviam ter feito mais uma ou duas alterações.
    nos quatro da frente nem um se alterou do ultimo para este jogo.

    a quantidade de passes e má decisões é assustadora e se fossem só na segunda parte ainda poderia ser cansaço mas na primeira foi igual.

    weigl com gabriel num meio campo a dois talvez resultou, agora taarabt, pizzi e chiquinho nenhum serve para meio campo só com dois medios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, pelo menos o Cervi e o próprio Pedrinho deveriam ter mais minutos. O próprio JJ admitiu que o Cebolinha não esteve em jogo ontem.
      Do meio campo concordo em geral, embora em jogos mais "fáceis" ou em que a equipa adversária não tem iniciativa e se limita a ficar atrás, o Pizzi pode jogar ali. Mas não em jogos mais divididos ou físicos em que se exige muita capacidade de choque. Dito isto, é um dos jogadores mais esclarecidos do Benfica.

      Eliminar
    2. já antes da paragem para as selecções ele rebentou o everton que jogou os jogos todos e quase sempre os noventa minutos.
      neste jogo ele podia ter metido o everton no banco e entrado o waldscmidt que nem jogou a meio da semana, com rafa na esquerda.

      também acho que em alguns jogos ou em partes de jogos podemos ter um medio mais ofensivo, mas nunca o pizzi, o único que ainda consegue o lugar é o taarabt devido à agressividade.
      pizzi perde muitas bolas que a 8 dão sempre contra ataques muito perigosos para alem de que se tira do local onde ele é fortíssimo a grande área.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.