sexta-feira, 7 de maio de 2021

Resultado previsível, campeonato atípico

 Num jogo em que ambos precisavam de ganhar e as equipas têm uma valia semelhante, o empate era o resultado mais provável. E foi o que aconteceu.

É certo que o Benfica poderia ter vencido, sobretudo pelo que fez nos últimos minutos, mas uma análise fria mostra que o Porto foi superior enquanto esteve em desvantagem no marcador (mais de 50 minutos) e que nesse período rematou muito e teve algumas oportunidades.

O Benfica não teve sorte em dois lances em que foras-de-jogo de alguns centímetros nos retiraram um golo e um penalti e no remate de Taarabt que espirrou para a barra depois de defesa incompleta de Marchesin.

Uma coisa que nos devemos recordar é que este Porto foi eliminado da Champions nos quartos de final por uma das equipas que chegou à final. E foi eliminado por pouco, não tendo sido inferior ao seu adversário no global dos 180 minutos.

A verdade é que para além da rivalidade e sem nunca desculpar ou esquecer comportamentos vergonhosos por parte de atletas, técnicos e dirigentes, não deixa de ser verdade que o Porto é um adversário forte, muito difícil de bater.

Em relação à arbitragem, é evidente que Pepe teria que ter sido expulso. Mas para além disso não me parece que Soares Dias tenha sido nesta ocasião particularmente tendencioso. Aliás assinalou dois penaltis, que acabaram por ser revertidos, é verdade, mas que a meu ver indicam que o árbitro não estava condicionado para prejudicar o Benfica. O fora-de-jogo é uma questão objectiva (não entro pelo caminho de questionar as linhas) e no lance de Diogo Gonçalves é de facto o nosso jogador que vai ao encontro do defesa e acaba por o pisar.

Vamos acabar o campeonato em 3°, restando a Taça de Portugal que agora é ainda mais imperativo ganhar. Mas aconteça o que acontecer nesse jogo, é uma época perdida em que foram falhados TODOS os objectivos.

Terá que ser feita uma reflexão muito profunda sobre o que correu mal.

Foi, claro está, uma época atípica, não apenas em Portugal. Juventus não foi campeã, em Espanha também é provável que seja um outsider a conquistar o título, em Inglaterra o Liverpool esteve como se viu e mesmo em França o PSG arrisca-se a não ser campeão.

Mas com o mal dos outros podemos nós bem. Bayern, City e Inter são exemplos de clubes que não permitiram "pandomias" para usar um neologismo de JJ que se aplica bem à situação e não deixaram os seus créditos por mãos alheias. Não facilitaram. E, já agora, há que dar mérito ao Sporting que foi muito competente e nos momentos mais difíceis fez das fraquezas forças, arregaçou as mangas e não teve problemas em assumir as suas limitações e defender resultados. 

Ao contrário do Benfica que foi muitas vezes sobranceiro e pensou que os jogos eram favas contadas, acabando por ser surpreendido.

Volto a dizer: há muito a ponderar. O Benfica não tem um plantel inferior a Sporting e Porto, muito pelo contrário. Por isso há que identificar causas e responsabilidades para tamanho fracasso.


ADENDA: não tinha visto bem o lance do segundo golo de Cebolinha. NÃO HÁ QUALQUER RAZÃO PARA O ÁRBITRO O TER ANULADO. Isto muda a minha percepção sobre a arbitragem que efectiva e objectivamente prejudicou o Benfica e teve influência no resultado. Pelo facto peço desculpa aos leitores. 

10 comentários:

  1. Covid my friend foi o cupado na opiniao de JJ,segundo Frank nao estou de acordo contigo no lance do segundo penalti o Diogo Goncalves nao pisa o pe do defesa do porto de proposito foi perfeitamente acidental por isso penalti clarissimo por marcar isto na minha opiniao,de resto de acordo contigo.

    ResponderEliminar
  2. Queria dizer culpado e nao cupado sorry pelo erro.

    ResponderEliminar
  3. Nós não temos as comunicações entre os membros da arbitragem, mas o que sei é que os penaltis que os árbitros de campo nos assinalam com mais determinação são depois invalidados pelo VAR, algumas vezes por fora de jogo. Não foi só neste jogo. E muitas vezes, no mesmo jogo outros penaltis sem espinhas ficam por marcar. E são tantos casos sempre envolvendo o Benfica... acho tão, mas tão estranho. Parece encenação. Sabem que vai ser revertido e então fazem a "cena" de "estão a ver como sou imparcial, até ia marcar um penálti que não era".
    Sérgio.

    ResponderEliminar
  4. Até que enfim um post sensato. No resto dos blogs anda tudo doido com a "arbitragem" e o "roubo monumental". Enfim, tentam construir narrativas que só existem na cabeça deles, para encobrir o mais importante: Quem é o culpado disto tudo? Só tem um nome, LFV.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o Vieira é culpado pela nomeação do Soares Dias. O Vieira é o culpado pelo VAR ser apenas um instrumento que legitima a batota. O Vieira, na volta, esteve com o João Pinheiro na cabine do VAR, só para f... o Benfica!

      Eliminar
  5. Arbitragem, (não esquecer que o VAR, faz parte da arbitragem), muito habilidosa, como de costume, aliás.

    Já sei, vai ser usado o argumento de que Soares Dias por muito pouco não favoreceu o Benfica ao assinalar dois penalties que não eram, e um golo irregular. Em primeiro lugar o critério para anularem esses lances foi bastante questionável. Em segundo, este mesmo árbitro assinalou-nos um penalty no jogo da época passada no Ladrão, em que há uma falta sobre o Ferro bem visível. Além disso se analisarmos a questão disciplinar, o critério não foi igual (uma vez mais).

    Agora que fique bem claro que apesar de toda a roubalheira que houve, isto de modo algum exime de responsabilidades o medroso e básico fanfarrão que temos como treinador, também não retira responsabilidades a uma direcção que só pensa em negociatas e que amochou uma época inteira apesar de termos sido alvo de um critério desigual. Por fim, se dúvidas houvessem que além de termos um treinador do nível de um Moreirense ou de um Gil, também temos jogadores inferiores a Zaidus, Manafás, Nanus, Martinez, e outras "estrelas" do Porto.

    O que me atormenta mais a alma, não é este ser o terceiro ano mal sucedido numa série de quatro, já passámos por pior. O que me custa mais é ver que descobrimos o caminho para o sucesso, mas abandonamo-lo, e que temos um presidente manietado que hoje em dia não é mais que um fantoche ao serviço dos dragartos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os jogadores que referes podem não ser estrelas, mas do que não há dúvidas é que o Porto tem um colectivo forte. Já falei aqui da eliminatória com o Chelsea. Também houve a Juventus e ainda o City na fase de grupos. Estamos a falar de algumas das equipas das equipas mais caras da Europa. Duas delas são as finalistas da Champions.
      Já o Benfica, que é o que nos importa, investiu muito mas os jogadores renderam pouco, por diferentes razões. O Cebolinha demorou a adaptar-se, o Darwin teve uma série de problemas físicos e até de confiança, o Waldschmidt também não deu o que se esperava, a defesa demorou a estabilizar. Fisicamente também demonstrámos muitas fragilidades, em parte por causa do Covid mas também por via da política de contratações que não considera suficientemente a dimensão atlética dos jogadores. Nesse capítulo o Porto é mais forte. O Sporting idem.
      Enfim, é uma gestão 10 anos à frente só na cabeça dos nossos dirigentes.

      Eliminar
  6. o que tivemos foi o que sempre acontece dualidade de critério disciplinares.
    ficaram dois amarelos por mostrar ao corrupto, um deles era o segundo, e dois outros amarelos mostrados aos nossos jogadores foram claramente exagerados.

    o resto a malta esta a exagerar e são delírios corporativos.

    o erro grave foi naquele lance aos 80 minutos tinha de mostrar o segundo amarelo, não mostrando não podia parar a marcação rápida do lance.
    eu acho que ele parou o jogo para mostrar o amarelo mas depois percebeu que era a expulsão e já não deu.

    as equipas são sempre a imagem do treinador e esta equipa é sobranceira e bazofia só que não tem qualidade suficiente para o ser.

    mas se no fim da terceira época do rui não foi feita nenhuma analise porque a seguir foi mais do mesmo.
    se na época que despedimos o rui e o lage fez o milagre não fizemos reflexão porque a seguir foi mais do mesmo.
    se o ano passado não foi feita reflexão à vergonhosa época achas mesmo que agora vai ser feita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Análise equilibrada, como habitualmente.
      O Weigel então leva um amarelo a cada 2 ou 3 faltas que faz, até parece que é um caceteiro, quando o contrário é que é verdade: é um jogador bastante correcto. Há uma facilidade dos árbitros em mostrar amarelos aos jogadores do Benfica que não se vê em relação a jogadores de outras equipas. Veja-se o Pepe, o Sérgio Oliveira ou o Palhinha por exemplo.
      E isto para já não falar da situação dos penalties, que chega a ser caricata.
      O problema é que LFV continua a nada dizer. Até já na Benfica TV e até já membros da direcção, como o Jaime Antunes, dizem que esta estratégia não funciona e que o Benfica tem que lutar contra este sistema que o prejudica de forma clara face aos seus rivais.

      Eliminar
    2. o do weigl é ridículo, o do rafa também acho exagerado.
      o otavio foi aviso numa falta para amarelo e na segunda igual que fez foi novamente avisado.

      já o disse a bitola foi dada no jogo com o maritimo, que foi de todos os jogos o com mais quantidade e mais escandalosos casos, como não dissemos nada, e até era o momento ideal porque mesmo assim ultrapassamos estava dado o mote.

      mas pelos vistos preferimos mandar cartas, e suspeito pelo secretismo da mesma seja para elogiar.

      mas não é só o silencio é o apoio ao presidente da fpf e a quem ele escolheu.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.