domingo, 9 de maio de 2021

Penalties revertidos

A época que está prestes a terminar ficará como um case study. É impensável o Benfica chegar a três jornadas do final do campeonato com um único penalti assinalado a seu favor. Está, nesta contabilidade, atrás do pior ataque e também do último classificado da Liga.

É impensável, é escandaloso, é a prova acabada da pouca vergonha que impera no futebol português.

Como é que isto aconteceu?

De duas maneiras: através dos árbitros e através do VAR.

Primeiro: os árbitros claramente não quiseram marcar penaltis a favor do Benfica.

Segundo: os assistentes no VAR serviram de instância de recurso para garantir que o Benfica praticamente não teria penaltis nesta época, seja ao não alertar os árbitros para penalties óbvios e flagrantes, seja ao reverter decisões tomadas pelos árbitros.

O último episódio aconteceu no jogo com o Porto.

Não discuto os foras de jogo nem as linhas. Embora haja aspectos discutíveis na colocação das linhas e na determinação do exacto momento do passe, é muito difícil, senão impossível, dizer que há uma premeditação no sentido de adulterar a realidade ou prejudicar uma equipa. Por isso não discuto a situação do Rafa.

No entanto no lance de Diogo Gonçalves, estive a rever as imagens e há um contacto indiscutível no joelho do nosso jogador que o derruba.

Numa primeira análise, parece que Diogo Gonçalves cai porque pisa o pé do jogador do Porto. A imagem da câmara que mostra essa situação é a única que o VAR mostrou a Soares Dias (ou a única que ele quis ver - foi muito rápido a decidir). Mas outras câmaras, com outros ângulos mostram que é o toque no joelho do Diogo que o derruba. Estas imagens são claras. 

Houve mesmo penalti - e o VAR não tinha nada que ter intervido.

O Benfica tinha que levar o que aconteceu esta época até às últimas consequências,  utilizando todos os seus direitos e exigindo nomeadamente as comunicações VAR e os relatórios dos observadores para perceber o que realmente se passou.

Não basta falar (aliás esta direcção praticamente nem fala, parece que está sob chantagem ou comprometida com alguma situação que não lhe permite queixar-se), é preciso falar mas é também necessário tomar medidas para garantir que esta pouca vergonha não fica impune, para EXIGIR um tratamento justo e equitativo do nosso clube por parte dos árbitros.

E os penaltis são, como já referi anteriormente, apenas um aspecto. Com os cartões amarelos passa-se a mesma coisa: admite-se que Ottamendi tenha 12 amarelos, Weigel 10, Pizzi e Gabriel (que pouco tem jogado) 6, e que Pepe tenha 6, Sérgio Oliveira 5, Octávio 2 e Palhinha 6???

Chega! Os jogadores e os adeptos do Benfica não o merecem. Alguém tem que pôr cobro a isto. 

5 comentários:

  1. Verdade os jogadores e adeptos nao merecem o que estao a fazer ao Benfica a direcao nao mexe uma palha e com razoes fortes para o fazer,os nossos rivais por muito menos queixam-se e sao imediatamente atendidos nas suas queixas,a quanto tempo o Benfica ja devia ter vetado esse soares dias,o que ele tem feito ao Benfica se o fizesse ao porto aquela pastelaria ja tinha vindo abaixo,pronto concordo que nao devemos agir selvaticamente mas quem manda estao a pedir uma valente sova la isso estao porque democraticamente nao vamos la, vergonha ja a perderam e mais facil prejudicar o Benfica porque esta nao se mexe que os seus dirigentes tem medo de alguma coisa que desconhecemos la isso tem,nao cabe na cabeça de ninguem que um ataque como o do Benfica que tem menos tres golos marcados que o Porto este ja leva 14 penaltis e nos apenas 1 e menos que as equipas que estao para descer e caso que a uefa devia saber isto e uma vergonha.

    ResponderEliminar
  2. Se a direção do Benfica está manietada de algum modo e não pode ou não quer falar, não haverá modo dos sócios poderem ser eles mesmos, a "fazê-la" falar em AG, exigindo explicações? O clube não é coutada de meia dúzia... As newsletters é chover no molhado, devem fazer rir os tipos da FPF e da Liga. Por muito menos, o Varandas e o Pinto da Costa já teriam feito barulho para todos os órgãos da CS!

    ResponderEliminar
  3. Meu caro Frank, o jogo foi transmitido pela BTV, eles têm todas as imagens, via carro do exterior que as imagens chegam à cidade do futebol para o VAR analisar. Não entendo essa do BTV ficar quedo e alado.

    ResponderEliminar
  4. .........sim alguém tem de fazer alguma coisa, e, esse "alguém", são os sócios que têm o SAGRADO DEVER de substituir estes "acomodados" por verdadeiros Benfiquistas...........

    ResponderEliminar
  5. mas não é só o silencio, e esse já é muito mau, nem a falta de acção e de medidas que visem acabar com isto, que também já é muito mau, é também, e se calhar sobretudo, quem nós temos apoiado.

    nunca por nunca ser poderíamos ter apoiado o actual presidente da federação quando ele se candidatou à liga de clubes, com aquilo que se sabia do apito dourado e do seu envolvimento nele.
    muito menos apoiar a sua candidatura à federação mas o que não se poderia mesmo era apoiar nestas ultimas eleições depois do que se já tinha passado no ultimo mandato mas não gostamos tanto que repetimos mais uma vez.

    e mesmo não tendo dado o apoio explicito à actual direcção da liga fazemos parte dos órgãos por causa daquela trapalhada com a nos pedimos a demissão depois voltamos a trás.


    com este tipo de coisas depois não é de admirar de nos andarem a comer as papas na cabeça.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.