terça-feira, 26 de outubro de 2021

"FC Ronaldo"



 Ronaldo chegou a Manchester, marcou nos primeiros jogos e pensou-se que tudo seria um mar de rosas. A passagem pela Juventus teria sido um erro de casting: uma equipa em perda, que não era capaz de o acompanhar e um estilo de futebol demasiado defensivo que não servia o seu perfil. Já em Inglaterra, com uma equipa de qualidade e um futebol ofensivo, querido pelos adeptos, Ronaldo estaria feliz e o seu rendimento explodiria, com golos em barda.

Tudo isto faz sentido e havia portanto razões para acreditar que as coisas se poderiam passar assim.

Mas a realidade está a ser muito diferente.

Na minha cabeça, apesar de reconhecer aqueles argumentos e de querer que as coisas se passassem daquela forma, pois torço pelo sucesso dos portugueses e Ronaldo já nos deu muitas alegrias e motivos de orgulho, havia duas dúvidas.

1) como se relacionariam Ronaldo e Bruno Fernandes, atendendo a que Bruno era, até à chegada de Cristiano, o líder da equipa, "acima" até de Pogba, marcando quase todas as bolas paradas? 

2) será que o futebol moderno ao mais alto nível é compatível com um avançado que praticamente não pressiona e pouco corre? 

A resposta à primeira questão veio, a meu ver, com o falhanço de um penalti por parte de Bruno Fernandes. O jogador sentiu o peso da decisão, atirando a bola para as nuvens, possivelmente por ter Ronaldo nas suas costas. E não está a render. 

Quanto à segunda, temo que o jogo com o Liverpool tenha dado um sinal de que, a este nível, Ronaldo começa a ser curto. Não pelo que faz dentro da grande área ou perto dela, obviamente, mas pelo que não faz no resto do jogo. 

E há ainda uma outra questão, que não antecipei mas que se começa a tornar evidente - também Solskaer está pressionado: se não coloca Ronaldo em campo (ou se o substitui) expõe-se à irritação do jogador e, se depois não ganha, também às críticas da imprensa e dos adeptos. Mesmo que ache que Ronaldo não é o melhor para a equipa, Solskaer dificilmente não lhe dará a titularidade. 

O problema é agravado pelo facto de Ronaldo ter um ego muito grande e tornar tudo numa questão pessoal. Ora o futebol não é um jogo individual mas sim colectivo. Todos os jogadores, mesmo os melhores dos melhores, necessitam de uma equipa, de um colectivo de homens todos a remar na mesma direcção. Se há um que se acha mais importante e acima dos outros, dificilmente poderá contar com o compromisso e empenho máximo dos restantes. A verdade é que Ronaldo tem atitudes e tiques de uma pessoa mimada, dificilmente explicáveis em alguém da sua idade. Não parece solidário com os companheiros quando as coisas não correm bem - como se a culpa fosse dos outros e não dele. É isso que transparece. E o United é uma equipa em cacos. 

Neste jogo com o Liverpool, o United foi simplesmente arrasado, passado a ferro, cilindrado. E a diferença de um Ronaldo para um Salah ficou bem espelhada, o que seguramente deixou Cristiano para lá de frustrado, como aliás se viu naquele lance lamentável em que provavelmente deveria ter sido expulso. 

Mas é uma simples questão biológica, que ninguém pode contornar. A idade pesa, sobretudo num desporto de exigência máxima, de intensidade enorme, de velocidade vertiginosa. Salah além do grande, enorme talento, está no seu auge físico. Ronaldo no Real Madrid teve épocas absolutamente incríveis - mas já lá vai uma década. Nos últimos anos de Real, Cristiano já se tinha especializado em finalizar e já não carregava a bola nem ultrapassava adversários como em 2010 e 2011. E na Juventus continuou a marcar muitos golos mas também pouco ou nada contribuia para o jogo colectivo da equipa. 

Tudo isto é normal. Ronaldo faz 37 anos em pouco mais de 3 meses. Não pode correr como um jovem de 20, 21 ou mesmo 26 anos. 

O que não é normal e não deveria acontecer é Ronaldo criar mau ambiente ou contribuir para queimar treinadores. É que, como assinala um jornalista inglês, nos últimos 3 anos Ronaldo "despediu" 3 treinadores: Alegri, Sarri e Pilro. Seria um péssimo sinal (e muito mau para o próprio Ronaldo) se um mês depois da sua chegada também Solskaer fosse demitido. 


17 comentários:

  1. FUTEBOL é o coletivo, as individualidades podem brilhar mas é sol que pouco dura. O EGO de Ronaldo, e a falta de liderança de alguns treinadores vem ao de cima com a inclusão de Ronaldo num GRUPO, bem dizia Mauricio Sarri treinador Italiano, que Ronaldo era uma multinacional, existem muitos interesses à sua volta, dificulta a vida do treinador, os egos mais pequeninos dos outros jogadores também saiem beliscados. Enfim em minha modesta opinião de momento Ronaldo pouco acrescenta a uma equipa que se queira competitiva , coletiva, com forte sentido de grupo e de união, mais grave ele não aceita muito ser substituído, ou ficar no banco, desautoriza os treinadores que deixam de ser os lideres dos grupos, qualquer treinador daqueles que estão hoje no TOP com fortes lideranças, não querem lá o RONALDO. Se tivesse 24 ou 25 anos seria diferente, como pessoa e como jogador, mas tem 36 anos, muitos anos de bola e já alguns de vida. Foi e é um excelente jogador do melhor que houve e que passou pelo futebol, com como tudo na vida tem um fim... Será uma lenda.

    ResponderEliminar
  2. A verdade é que o Cristiano Ronaldo é um jogador narcisista. Só joga para ele e só sobressai se tiver uma equipa a jogar para ele. Onde se vê bem isso é na seleção, sem ele Portugal joga futebol, com ele sao 10 jogadores a alimentar um ego. Os jornalistas e jogadores da seleção repetem até à exaustão que é o melhor de sempre, têm de alimentar o tacho, uns, e subjugar-se para jogar, outros, mas a verdade é que não és o melhor cantor porque cantas mais músicas, mas sim porque as músicas foram bem cantadas, e o C. Ronaldo cantou bem na 1a passagem pelo Manchester e nos 2, 3 1os anos no R. Madrid. Depois foram equipas construidas para alimentar um ego, onde ele não fazia mais nada se não marcar golos. Ganhou 4 L. Campeões, mas e Taças do Rei, Campeonatos Espanha, etc. Provas de regularidade, nem uma mão enche. Grande jogador, sim, o melhor de sempre, não. O futebol não é só feito de avançados. Há os defesas, guarda-redes e médios...

    ResponderEliminar
  3. Ronaldo é uma excelente máquina de fazer golos, e é um jogador que incute medo em muitos adversários. Mas por outro lado a imensa bajulice da Comunicação Social portuguesa e a subserviência do Seleccionador português, fazem com que actualmente o Ronaldo não seja muito mais que uma vedeta que procura recordes e registos individuais tendo 10 ajudantes em campo para isso. Como dizem e bem os britânicos: "There's no I in Team".

    ResponderEliminar
  4. Tirar ilações sobre o rendimento/contribuição de um jogador ignorando a forma/momento da equipa é extremamente desonesto. Seria o mesmo que dizer que salah é pior jogador porque pela seleção não ganha nem está perto de ganhar alguma coisa....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é de todo isso que o post faz. Muito pelo contrário, analisa-se até o rendimento ou contributo do Ronaldo em diferentes contextos. Aliás se fizermos apenas essa análise (como estava o United antes da chegada de Ronaldo e como está agora) o balanço até é ainda mais desfavorável ao jogador português.
      É preciso ver que o United tem um plantel de grande qualidade. Não é o melhor de Inglaterra mas ainda assim é fortíssimo em todos os sectores.
      Aliás a questão é precisamente o impacto da chegada do Ronaldo. Se o United fosse uma equipa banal, que perdesse a maioria dos jogos, era uma coisa e dificilmente alguém poderia responsabilizar o Ronaldo se ele não conseguisse alterar o estado de coisas. Mas o que se passa é o contrário: uma grande equipa que até estava a fazer bons resultados e cujo desempenho piorou com a chegada do jogador.

      Eliminar
  5. o problema sao os 30M limpos como o messi por onde passarem nesta fase arrebentam com todos balneários!!

    ResponderEliminar
  6. Apostou, e bem, em especializar-se na finalização e borrifou-se para o resto, que obriga a correr e trabalhar em prol de outros. Magnífico finalizador, está quase ao nível de um Mario Jardel. Basta juntar coca.

    ResponderEliminar
  7. O Islander acha que é desonesto falar da forma do jogador ignorando a forma da equipa.

    Não ignorando a forma da equipa neste momento, eu diria que o Ronaldo dá um grande contributo para essa (falta) de forma.
    Nada de surpreendente. Li vários artigos publicados na imprensa inglesa onde se questionava o racional da contratação de Ronaldo (antes do início da época).
    Diziam algo do género,"Ronaldo marcará muitos golos, mas a equipa ficará mais forte?".
    Há, aliás, um artigo na secção de desporto da BBC onde o tema é a selecção portuguesa e a tese defendida pelo jornalista é que sem o Ronaldo ficaria mais forte.

    Ronaldo tem uma gigantesca máquina de propaganda por detrás, feita pelo melhor publicitário do mundo (que acumula com o melhor agente do mundo). Essa máquina publicitária é a grande responsável pela bajulação extrema que quase toda a comunicação social portuguesa e alguma espanhola (Marca) fazem do jogador. Esta máquina é a tal multinacional de que o Sarri falou.

    Mas hoje saíu uma grande notícia para Ronaldo: O Beckham foi contratado pelo Qatar, como "embaixador" do país, recebendo 16M€ por ano. Talvez não precise de jogar até aos 40 para continuar a ganhar muitos milhões por ano e alimentar a tal "multinacional".

    Mas não quero apenas dizer mal do rapaz. Como jogador foi um grande jogador. O ter sido comparado com Messi é já de si algo extraordinário. Será um dos jogadores recordados para sempre e, na minha opinião, poderá figurar entre os 10 melhores de sempre.

    AP

    ResponderEliminar
  8. ....com é bom ter um ANDORRA ou um LUXEMBURGO (carregado de tugas) !!!

    ResponderEliminar
  9. o problema não é ele se ter tornado em alguém que apenas finaliza isso até demonstra evolução e analise das suas capacidades que perdeu uma mas agora tem outras.
    um exemplo disso foi o nene que quando perdeu a velocidade também se especializou na finalização, alias era especialista em não desperdiçar energia em coisas inúteis para depois naquilo em que ele excelentes estar lá, e por isso é que era muito criticado.

    também não acho que seja assim um grande problema uma equipa ter um jogador que nada contribui para a equipa a não ser finalizar.
    desde que essa finalização faça a diferença e que o resto da equipa compense jogar com menos um, embora no futebol moderno isso seja cada vez mais difícil ter um jogador assim.

    o grande problema é a equipa jogar apenas e só para um jogador, e não em função de um que é uma coisa diferente, a partir daqui acaba o colectivo é a equipa deste ou daquele e deixa de funcionar.
    e quantos mais feitos individuais tem mais quer, e como já não tem muito tempo para os obter, só os consegue alcançar à custa dos objectivos da equipa já é assim há muito tempo na selecção e agora também tem de ser nos clubes senão não atinge mais feitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o ter-se especializado não é motivo para crítica, muito pelo contrário. Mostra um aprimorar e maximizar das capacidades que possui. Mostra até inteligência. Agora se é possível uma equipa "jogar com 10" a este nível já me parece mais duvidoso.

      Eliminar
    2. temos o mesmo problema com o pizzi, neste jogo ele esteve nos tres que marcamos foi decisivo.
      mas depois jogamos com dez defensivamente durante o tempo que esteve em campo com desgaste enorme que pagamos depois e mesmo ofensivamente aguentou cinquenta minutos.

      Eliminar
  10. O filho da D. Dolores, merecia ser expulso no jogo com o Liverpool, só não levou vermelho por ser quem é.

    ResponderEliminar
  11. OLÁ, eu sou David e sou um hacker e também um programador. Trago boas notícias para você. Você sabia que existe um cartão chamado Cartão ATM em Branco? Você sabia que com este cartão em sua posse, você pode sacar entre 5.000 a 20.000 todos os dias em qualquer caixa eletrônico?

    Sim, é verdade. Você pode usar este cartão para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico em todo o mundo.

    A maioria das pessoas ainda não está ciente do recente desenvolvimento do CARTÃO ATM em branco. Ao longo dos anos, desenvolvemos este cartão ATM e usamos uma máquina MSR para crone esses cartões. Este cartão ATM pode mudar sua vida financeira em poucos dias.

    O cartão ATM em branco é um cartão que pode ser usado para sacar dinheiro em qualquer caixa eletrônico. Esses cartões vêm em Visa / MasterCard. Portanto, funciona em qualquer caixa eletrônico que aceite Visa / MasterCard em todo o mundo, e não há risco de ser pego por qualquer forma de segurança, se você seguir corretamente nossas instruções.

    Isso pode parecer bom demais para ser verdade, mas é verdade.

    Para obter mais informações sobre o cartão, entre em contato comigo por meio do endereço de e-mail abaixo:
    (immaculateblankatmcard@gmail.com) ou
    escreva-me diretamente pelo WhatsApp: +17727746806

    Em vez de pedir um empréstimo e ficar em dívida, adquira este cartão multibanco porque mudará a sua vida.

    SEJA INTELIGENTE E TORNE-SE RICO EM MENOS DE 3 DIAS

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.