terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Frangos e Galinhas não chegam a Águias

 Ouvi ontem declarações de um putativo candidato à presidência do Benfica que me fizeram lembrar Vale e Azevedo. Demagogia, ilusões de grandeza, falta de noção, banalidades proferidas como sentenças lapidares. Há que manter este homem bem longe de qualquer lugar directivo no Benfica. O vieirismo que se mantém no Benfica vem sobretudo da anterior "oposição" (Fernando Tavares, por exemplo - e atenção que nada de pessoal me move contra ele, simplesmente refiro um facto). Do que não precisamos é de um regresso ao passado e de promessas vazias, como a de que "existem empresários prontos a ajudar o Benfica". Não há nenhum empresário em Portugal com dimensão ou sequer vontade de colocar dezenas ou centenas de milhões de euros no clube por paixão e altruísmo. Nem no Benfica nem em nenhum clube do mundo. 

Rui Costa cometeu erros e os sócios a seu tempo farão o seu juízo do trabalho que realizou. Mas do que não se pode duvidar é do seu benfiquismo. Rui Costa certamente faz o seu melhor e neste momento é claro que tentou dar ao treinador mais soluções para enfrentar a segunda fase da época.

Talvez existam soluções melhores para o Benfica. Noronha Lopes, se quiser voltar a candidatar-se, será certamente uma opção válida e credível. Já Galinhas e reis dos frangos são tudo o que o Benfica não precisa. Competência e rigor, sim. Demagogia e narcisismo, não.