quarta-feira, 24 de setembro de 2025

Difícil para Mourinho (e o Benfica)

 Já escrevi o que penso sobre Mourinho, mas neste momento ele é treinador do Benfica e obviamente não estarei aqui a fazer campanha contra ele sem lhe dar sequer a oportunidade de mostrar que eu estou errado. Dito de outra forma, tem o meu apoio, pelo menos para já.

A questão é que este Benfica tem, mais uma vez, um plantel curto e desequilibrado, mesmo para a realidade portuguesa. 

As carências mais óbvias estão no meio campo e nas laterais. 

Em primeiro lugar, estou longe de estar convencido de que ficámos a ganhar com a troca de Florentino por Enzo, em segundo que Ríos traga algum valor acrescentado. 

Depois, se a ideia é jogar em 4-3-3 ou 4-2-3-1 (e já teria de o ser com Lage porque Sudakov veio para ser titular), quem é o substituto do ucraniano e quem são os extremos (já para nem falar dos seus substitutos)?

Em relação ao primeiro, é evidente que não há outro jogador no plantel com as suas características. Em relação aos extremos, temos Lubebakio. Ponto. Schjelderup é um projeto de jogador e Aursnes não é um desequilibrador nato (pelo contrário, é um jogador para equilibrar a equipa). Considerando que Dahl não tem tido capacidade para trazer perigo à ala esquerda e que Dedic começou muito bem mas neste momento está algo fatigado, o Benfica não tem dinâmica e não consegue abrir as defesas adversárias. Além disso a equipa está fisicamente em baixo, o que é perfeitamente normal considerando o Mundial de Clubes e a supertaça / pré-eliminatórias da Champions.

Temos de ser honestos: quer o Porto quer o Sporting são, neste momento, muito mais fortes. O Porto com uma dinâmica forte, velocidade e um modelo bem definido (com bons executantes), o Sporting com uma equipa de qualidade muito superior à do Benfica. Vi ontem grande parte do jogo do Sporting e as oportunidades de golo sucediam-se. O guarda-redes do Moreirense fez uma mão cheia de defesas quase impossíveis. Claro que a arbitragem foi amiga: não pelos penalties em si, mas por ter sido caseira como há muito não via - o apito do árbitro só funcionava quando a infração era do Moreirense, ao passo que os jogadores do Sporting podiam fazer basicamente tudo. Ajudou a empurrar o Moreirense para trás. Mas isso é mesmo assim: os árbitros estão sempre do lado de quem está mais poderoso e neste momento o Benfica é o patinho feio, a gata borralheira.

A tarefa de Mourinho é tão mais difícil que o nosso treinador terá jogos de derrota quase certa na Liga dos Campeões (praticamente todos, aliás) e uma deslocação ao Porto em breve. Se as coisas correrem pelo pior, conseguirá um Mourinho já sem a energia do passado dar a volta à situação e construir algo no Benfica? 

A situação é muito difícil. 

1 comentário:

  1. que o plantel é desequilibrado isso sem duvida mas discordamos nos pontos onde ele o é desequilibrado.

    onde ele é desequilibrado é nas alas sejam defensivas sejam ofensivas.
    só temos um defesa esquerdo e apenas qualidade para suplente o outro para já não conta para nada quanto muito suplente do suplente, para os dois treinadores, quando precisávamos de um titular.
    a defesa direito só temos mais uma vez um, será temporário só que o aursnes não consegue ser medio centro defesa direito, trinco, defesa esquerdo e extremo tudo ao mesmo tempo.

    a extremo já o disse, o ano passado tínhamos oito jogadores para atuar nas alas, que era um exagero, este ano temos tres sendo que dois são putos e um poderá ser um projeto o outro nem projeto é.


    não acho que falte gente no meio campo.
    o mourinho pelo que se viu acha que o prestianni é a opção ao sudokov.

    quanto ao rios acho que precisávamos de um jogador deste tipo, se para tal era preciso gastar tanto dinheiro já tenho duvidas, jogou neste jogo mal mas para mim tinha jogado bem o anterior e fez alguns bons jogos.

    o enzo é mais jogador do que o florentino, agora o florentino defende melhor sobretudo a cortar contra ataques mas era péssimo na construção para não falar na quantidade de golos que oferecia por maus passes.
    desde o inicio que o enzo não aguenta mais que setenta minutos, pensei que fosse por falta de pre epoca nos primeiros jogos mas não já deu para ver que são as suas características o mal é que não existe suplente mas alguém achou que num ano em que seria preciso muita rotação por falta de feria o bom mesmo era vender um trinco sem ter ainda o outro recuperado de uma lesão grave.

    mas por faltas de outras opções noutras posições o ausrses anda a jogar em todo o lado menos onde deveria andar, no lugar do rios para este descansar, no do sudakov quando fosse necessario um jogador mais defensivo ou quando fosse preciso reforçar o meio campo.

    mas como sempre andamos em contra ciclo todos os anos temos planteis extensos, até demais atendendo a que existe equipa b, este ano extraordinariamente era necessario um plantel extenso em quantidade e qualidade, é o mais pequenos em largos anos, e cheio de putos que nenhum treinador quer usar e que só estão a fazer numero, isto num ano em que para compor a coisa a equip b esta cheia de ex juvenis.
    de génio uma gestão de génio, quem esta impreparado tenha a hombridade de dar lugar a quem esteja.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.