quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Nada, mas mesmo nada muda

Após um período de considerável distanciamento da realidade futebolística (e não só) do País, voltei a inteirar-me do que se passa apenas para constatar que nada, mas absolutamente NADA, muda. Ano após ano, após ano, a história repete-se sem fim à vista.

São as polémicas de trazer por casa, as guerras de comunicados entre os grandes, os treinadores que chegam humildes ao Porto e se tornam-se de um dia para o outro em malcriados mal-encarados, é Jorge Jesus a envolver-se em polémicas e cenas pouco dignas no final das partidas, é toda a gente a chorar que os do Porto são maus e lhes batem, é a justiça a actuar mal e a más horas, com dois pesos e duas medidas, é o Sporting a passar da fúria eufórica à depressão... Para também não variar, o Porto continua a praticamente não perder pontos e a queixar-se muito das arbitragens quando os perde.

Em resumo, tudo indica que este campeonato será igual aos anteriores pelo que também não será de esperar por novidades ou surpresas no que toca ao campeão.

Já aqui escrevi e repito, o Benfica só será campeão quando for capaz de vencer - e de forma clara, sem medos e sem desculpas - o Porto. Vencer em casa, obviamente, mas mesmo fora. Só assim o Benfica poderá conseguir libertar-se das suas inibições e receios e ser efetivamente vencedor. Até lá, ganhar aos "Gis-vicentes" aos guimarães e aos belenenses, que têm equipas de terceira e quarta categoria, não significa absolutamente NADA. Estranho seria que uma equipa de tantos milhões, com jogadores como Luisão, Garay, Cardozo, Matic, Gaitan, Markovic e Lima, não fosse capaz de derrotar essas equipas absolutamente banais.

Sem ganhar ao Porto de forma convincente, de uma forma que os magoe, que os humilhe, que lhes amachuque o orgulho, o Benfica não conseguirá seguramente ser campeão. Nas três últimas épocas foram efetivamente os clássicos que decidiram tudo: primeiro a humilhação dos 5-0 que decidiu o campeonato logo à primeira volta (com as consequências que depois se conhecem na Taça), depois a derrota na Luz por 2-3 que deu ao Porto 3 pontos de vantagem a poucas jornadas do fim e finalmente o que aconteceu na penúltima jornada do ano passado (o tal "azar" do golo aos 90 minutos), depois de na 1ª volta, quando o podíamos ter feito, não termos sido capazes de vencer o Porto em casa.

Na minha óptica tudo se resume portanto a isto. Quanto ao resto - as polémicas, os comunicados, as queixinhas de que os outros são maus - para mim chega. Já dei para esse peditório e com a nossa incapacidade de vencer quando se impõe fazê-lo, cada vez mais elas se tornam em histórias da carochinha.

O País que temos é este, a justiça que (não) temos é esta, o futebol (sujo) que temos é este. Não vale a pena estar sempre a repetir e sempre a chorar. O Benfica de hoje faz lembrar o matulão que se queixa de que todos lhe batem na escola. Já cansa. Principalmente quando esse matulão por vezes também se porta mal e não é tão inocente quanto isso.

3 comentários:

  1. Precisamente. Ano após ano é mais do mesmo... Já começa a faltar paciência para este futebol em que só sobressaem as arbitragens, os escândalos e a falta de qualidade futebolística. O enorme numero de socios do benfica merecia mais, muito mais.

    ResponderEliminar
  2. exatamente,isto a determinada altura ate fazia sentido,mas agora? Eu ja tenho 29 anos ja secalhar posso ser considerado um burro velho,mas qual miudo novo se vai querer identificar com um clube de lisboa "a nao ser que seja de lisboa" que passa a vida a dizer que é maior que tudo e todos,mas depois nunca ganha nada,nem uma triste taça de portugal desde 2004 para ao menos nos dar um bocadinho mais de credito para falar..e é o maior do mundo mas passa a vida a chorar que esta o mundo todo contra nos e tudo nos quer bater e somos sempre os coitadinhos?? Eu se fosse hoje ,se tivese hoje 7 ou 8 anos certamente nao queria saber desta merda pra nada.

    Quer dizer,um minuto dizem que somos o ENORME,e a grandeza divina e nao sei que...e no minuto seguinte andamos a chorar que até uma pateta como a claudia lopes da tvi goza com nos e nos trata mal...mas afinal que figuras andamos nos aqui a fazeR?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rui, para mim deixar de ser do Benfica não é uma opção. Agora o discurso de que somos "realmente grandes", quando ano após ano vemos os outros serem quase sempre campeões de facto já não pega. Tenho insistido muito nesta tecla: ser "grande" é ganhar títulos. O resto é conversa. E, como sublinho nesta crónica, para que tal aconteça precisamos não apenas de vencer o Porto mas de realmente os humilhar dentro de campo, de os massacrar futebolisticamente. Só assim poderemos quebrar o seu orgulho e inverter o actual estado de coisas.
      Tens toda a razão no que dizes acerca da Cláudia Lopes e outras queixas afins. Esses choradinhos já me metem nojo.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.