quarta-feira, 3 de junho de 2015

A imbecilidade do "resultado combinado"

A estupidez é uma coisa que não tem pátria ou raça. Está disseminada por todo o mundo, do primeiro ao terceiro. Por todos os países e todas as profissões.

Vem isto a propósito do relatório da Federbet ontem apresentado ao Parlamento Europeu. Sinceramente sempre tive muitas dúvidas em relação aos resultados combinados. Posso imaginar por exemplo um guarda-redes ser "comprado" para deixar entrar golos ou um certo jogador para se fazer expulsar e facilitar a vida ao adversário. Agora imaginar que se pode "comprar" um certo resultado parece-me completamente impossível. A não ser em jogos disputados na "Conchichina", onde a corrupção seja uma forma de vida. Agora em campeonatos profissionais imaginar que há resultados que podem ser combinados (o que implica que todos os intervenientes estejam nesse esquema) é para mim algo de impensável.

Já pensava isto antes das notícias acerca do Benfica-Penafiel mas agora passei a ter a certeza de que esta história dos resultados combinados não tem qualquer credibilidade. Mais: provavelmente transformou-se numa forma de dar emprego a uns tantos "peritos" que andam a "descobrir" coisas mirabolantes e provavelmente a ganhar fortunas. É que, veja-se bem, a grande "prova" ou grande indício de que o jogo Benfica-Penafiel foi "viciado" é que houve muitos apostadores que colocaram o seu dinheiro em que o Benfica venceria por mais de dois golos de diferença e/ou que haveria no jogo 4 ou mais golos. Ora olhando para os resultados do Benfica em casa em jogos do campeonato, considerando que o adversário era o último classificado e ainda que Jonas precisava de golos para ser o melhor marcador da Liga, será que aquelas apostas são assim tão suspeitas? Ou pelo contrário, para quem acompanha minimamente a realidade futebolística, seriam lógicas e sensatas, seguindo o que seria previsível acontecer? 

Isto é tão estúpido, tão imbecil que me custa sequer admitir que o Parlamento Europeu tenha perdido tempo a ouvir esta gente. Porque se este jogo entra no relatório, tenho todas as razões para pensar que todo o relatório não passa de um amontoado de disparates e suspeições levantados aparentemente ao calhas. 

Acho sinceramente que o Benfica e a Liga (e eventualmente o Penafiel) deveriam ir até à últimas consequências na defesa do seu bom nome. Penso que Luis Duque apresentou queixa na PGR e isso parece-me uma boa medida. Penso que há que ir até ao fim, exigindo que tudo seja apurado e que esta tal de Federbet apresente as suas provas, que evidentemente serão nenhumas, disso tenho a certeza. Nessa altura deve-se exigir uma reparação exemplar porque o nome do Benfica e de todos os profissionais que estiveram em campo naquele jogo não pode ser manchado impunemente desta forma. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.