segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Estamos vivos!

Este Domingo teve muito para acabar mal, futebolisticamente falando.
 
Na Luz o Benfica tinha um adversário difícil, após mais um resultado negativo que praticamente nos deixara afastados da discussão do 1º lugar, ao passo que os nossos adversários tinham praticamente passadeiras estendidas, tal a fragilidade dos seus adversários.
 
Ao intervalo, com o Rio Ave a conseguir empatar o Benfica (marcando praticamente no único remate que fez à nossa baliza), o ambiente na Luz não era o melhor. A grande assistência - mais uma, a demonstrar que o benfiquismo continua forte e militante - dava sinais de compreensível impaciência.
 
Na segunda parte as coisas não começaram muito melhor. A primeira substituição, de Samaris por Fedja, foi um tanto surpreendente. A equipa demorava a encostar o Rio Ave às cordas e o seu futebol era previsível. Mas a partir dos 71 minutos as coisas mudaram. O estádio despertou, o Benfica também e sentiu-se que o golo poderia aparecer. Apesar da terceira e última substituição também ter sido surpreendente (avançado por avançado, Raúl por Mitroglou, depois de Carcela ter entrado para o lugar de um também desinspirado Gonçalo Guedes) o Benfica conseguiu chegar ao golo. Carcela esteva na jogada e Jonas voltou a marcar. A maior mobilidade de Raúl acabou por criar mais problemas à defesa do Rio Ave do que um Mitroglou mais fixo e pouco eficaz nesta partida. As substituições, que nada alteraram em termos do posicionamento da equipa, acabaram por ser eficazes. Duas horas mais tarde as coisas tornavam-se ainda mais sorridentes: o Sporting perdia na Madeira, perante o União, e reabria a possibilidade do Benfica voltar a entrar na luta do título.
 
Neste momento precisaríamos de que os dois primeiros perdessem um total de 9 pontos no seu conjunto, enquanto nós vencessemos todas as nossas partidas, para chegar ao 1º lugar. Na próxima jornada há um clássico entre aqueles dois, pelo que é absolutamente imprescindível o Benfica vencer a sua partida para poder recuperar parte daquele atraso. Depois precisamos de acreditar que é possível vencer tanto o Sporting como o Porto para recuperar mais pontos. Há portanto muito caminho e muitas dificuldades pela frente se queremos ainda almejar a renovar o título. Mas esta jornada teve o mérito de mostrar que afinal os nossos adversários também perdem pontos - e mais poderiam perder se não se verificassem certas anomalias nas arbitragens.
 
No jogo de ontem houve 3 lances que noutros contextos, com outros emblemas, dariam seguramente penalties. O Presidente LFV esteve por isso bem ao apontar e denunciar estes casos que começam a ser demasiado evidentes. O Benfica porém não se deixou abater por essas contrariedades e continuou à procura da vitória, num jogo em que, repito, sem ser brilhante e num contexto difícil, conseguiu chegar à vitória sobretudo através do querer e da determinação dos jogadores.

Há que melhorar os índices de confiança, de agressividade na conquista da bola e ataque à baliza adversária e que recuperar os lesionados para atacar a segunda metade da época com o intuito de inverter a situação negativa em que estamos no campeonato. Vejo ali muito querer, muita vontade de continuar a ganhar mas em várias situações essa vontade não se traduz em vitórias por razões que importa analisar, compreender e corrigir. Há novamente um pouco de tempo para trabalhar a equipa e assentar ideias. Vitória, que já disse trabalhar das 8 da manhã às 8 da noite precisa eventualmente de, já depois dessa hora e na tranquilidade da sua casa, reflectir com calma acerca do que está a falhar. Porque nem tudo está mal - somos o melhor ataque do campeonato e estamos na segunda fase da Liga dos Campeões.

3 comentários:

  1. Nunca jogues a toalha ao chão!
    Tenho muitos anos de bola e já vi muita coisa.
    Esta situação nem é das mais problemáticas.
    Outras houve em que a obtenção do título parecia uma miragem e depois com o desenrolar das jornadas foi uma realidade.

    A mudança trás sempre aspectos positivos e menos positivos.
    A mudança brusca e conflituosa trás turbulência, agitação, imprevisibilidade a curto prazo.
    Por isso é importante deixar assentar a poeira, para mais a mais com factores externos a contribuirem para ainda mais poeira, como é o caso do lagartêdo ter assestado baterias sobre o Benfica.

    É absolutamente necessário haver serenidade e muita, muita frieza para encarar estes períodos turbulentos. Por isso, por mais que isso nos custe e possa custar alguns títulos e vitórias deveremos avançar passo a passo, com firmeza, inteligência e perseverança.

    Haverá lacunas por preencher?
    Sem dúvida que sim. Basta termos alguns "fundamentais" na "prateleira".
    Será conveniente reanalisar e fazer alguns ajustamentos ou conseguir um ou outro reforço?
    Sem dúvida que sim.
    Mas contestarmos desabridamente como ontem aconteceu com o "gang do assobio" quando o Benfica carregava fortemente, quando o adversário se limitava a defender como podia perante uma cabal demonstração de força e capacidade dos Jogadores do Benfica, isso é que não. Tal qual um sem número de blogues canalhas da blogosfera gloriosa onde todos os energúmenos descarregam as suas frustações e traumas, julgando que o Benfica são eles ou deles.

    Já em tempos aqui apelei para o bom senso e serenidade.
    Independentemente de podermos ser críticos num ou noutro ponto deveremos ter o equilíbrio suficiente que faz do Benfica um clube único na sua grandeza, na sua tolerância e na sua fibra de ganhador e de Grande Campeão que sempre foi, é e será.

    Saudações.

    ResponderEliminar
  2. Correcção:
    Não é "trás", mas sim "traz"!
    As minhas desculpas pelo erro involuntário.

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelo comentário. A ver se conseguimos aproveitar este período de pausa natalícia do melhor modo para começar a carburar de outra forma em 2016. Abraço

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.