quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Melhorias ligeiras

De uma coisa Rui Vitória não pode ser acusado: de não tentar mudar o estado de coisas em que a equipa se encontrava, de não tentar novas soluções para melhorar o nosso futebol.

E pode-se dizer que as coisas melhoraram um pouco. No jogo com o United houve uma completa inoperância atacante mas defensivamente não se verificou o desastre que muitos temiam e na Vila das Aves o Benfica ganhou (que era o que mais importava) com alguma tranquilidade. A exibição foi mediana mas nesta fase isso é o menos. 

A introdução na equipa de jovens jogadores tem conferido uma dimensão física muito necessária. Uma das carências que o Benfica tem evidenciado esta época é um défice de capacidade física. Daqui resulta fragilidade defensiva e uma incapacidade em controlar os jogos.



Também as mudanças operadas ao nível do meio campo procuram responder à mesma carência. Os três médios contra o United e os dois médios de contenção contra o Aves (Augusto em detrimento de Pizzi) são a tentativa de Rui Vitória em dar mais equilíbrio e capacidade de choque à equipa no sector nevrálgico do campo. Continuo porém a esperar que Samaris tenha mais oportunidades, não fazendo sentido ostracizar um jogador daquele nível e com aquela capacidade guerreira (ainda que por vezes exagerando, do que têm resultado castigos completamente injustificados e desproporcionais).

A questão é se realmente seremos capazes de manter o campeonato em aberto até janeiro, altura na qual é imperativo reforçar a equipa. Vamos acreditar que sim. O próximo jogo, em casa com o Feirense - já na sexta-feira, é mais uma boa oportunidade para vencer e ganhar confiança, algo que está claramente em níveis muito baixos por estes dias.

Isto até porque a seguir ao Feirense temos duas deslocações difíceis que serão decisivas para as nossas aspirações internas e europeias: Manchester e Guimarães.

1 comentário:

  1. Acho que, para Rui Vitória, Samaris nunca será opção como 8. Já na sua primeira época, naquele início complicado, em que já não acreditávamos numa recuperação, ele testou Samaris nessa pocição e também o Talisca, mas parece que não ficou convencido, tanto é que foi buscar o Renato Sanches à equipa B. Pelo menos, essa é a minha interpretação. Para Rui Vitória, Samaris só quando não houver Fejsa.

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.