sexta-feira, 6 de março de 2020

As contradições do Benfica

Acabaram de ser conhecidas as contas do Benfica e os resultados são excelentes. Mérito da direcção? Claro que sim e não há como o negar.
Pode-se dizer que o Benfica é o maior clube português (o que é indiscutível) mas o Porto e o Sporting também são grandes e as suas contas são desastrosas. Já o Braga que é muito mais pequeno tem boas contas. Por isso o factor determinante é a gestão e a sua qualidade. Aliás o Benfica esteve praticamente falido há duas décadas atrás.
Agora o que não se compreende é como é que esta superioridade não se reflecte nos plantéis!
Muito até pelo contrário: o Porto em geral impõe-se ao Benfica nos confrontos directos. O ano passado foi a excepção.
Esta é uma contradição no trabalho desta direcção, que leva muitas pessoas a interrogarem-se sobre se a prioridade são os resultados financeiros ou os desportivos.
A longo prazo, a saúde financeira será o mais importante, mas a questão é que o insucesso desportivo, nomeadamente a nível europeu, também pode ter um impacto muito negativo nas receitas.

Outra coisa que não se entende são as contratações: não se contratam defesas para poder ser alternativas aos titulares mas gastam-se 20 milhões num jogador para uma posição para a qual existiam já várias alternativas válidas. Contrata-se um jogador espanhol por 20 milhões cujo rendimento foi nulo, quando existem avançados muito melhores e mais baratos em mercados que, ao contrário do espanhol (e do alemão) estão ao nosso alcance.
Por falar em 20 milhões, é essa a nova unidade, a nova bitola para as contratações do Benfica?
Parece que sim, porque aparentemente é esse o valor pelo qual nos preparamos para contratar mais um jogador: Pedrinho. Que não é titular indiscutível do... Corinthians.
Isto depois de não termos querido dar 20 ou 21 por um outro jogador que realmente parece muito acima da média, Bruno Guimarães.
Jogador que aliás exibe uma estampa física (vulgar cabedal) assinalável, ao contrário de Pedrinho que, como o nome indica, é mais um levezinho...
Será que no Benfica ainda ninguém se apercebeu de que um dos problemas da nossa equipa é a falta de poderio físico, a insuficiente capacidade de choque?
Nos jogos europeus e mesmo contra o Porto isso é evidente. Temos uma equipa demasiado macia, problema que se tornou gritante com a lesão de Gabriel.

Enfim são algumas reflexões soltas cujo fio condutor é a discrepância entre a qualidade do trabalho da direcção nalgumas áreas e a gritante falta de visão, a roçar o amadorismo e quase o dolo, noutras. Infelizmente estas últimas são as mais importantes para os sócios e os adeptos.

Dito de outra maneira e sintetizando: não se entende por que razão um clube tão pujante financeiramente não se consegue impor a outro que está falido.

4 comentários:

  1. "Infelizmente estas últimas são as mais importantes para os sócios e os adeptos." porquê infelizmente?????

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os sucessos desportivos são o que interessa aos adeptos, o que é perfeitamente normal. "Infelizmente" refere-se ao facto dos resultados não serem tão bons comoos financeiros.
      Aproveito para alargar esta reflexão às modalidades onde as nossas taxas de sucesso também são baixas. No hóquei fomos campeões 3 vezes nos últimos 20 anos...
      No andebol então nem vale a pena falar.

      Eliminar
  2. a grande virtude deste presidente sempre foi a sua capacidade para gerir negócios e isso não teria nada de mal se ele tivesse a noção de que não percebe nada de futebol e que teria de ter alguém que percebesse e lhe dar o poder de gerir essa parte, alias como fez por exemplo joão santos.
    o problema é que vieira acha que percebe de futebol, ou então é do seu interesse achar que percebe, e depois temos que financeiramente não poderíamos estar melhores e desportivamente nos últimos três anos estamos como se estivéssemos com dificuldades financeiras.

    mas o problema de rdt nem foi o termos contratado foi termos contratado um jogador por um valor altíssimo para adaptar a uma posição para a qual nem era preciso ser um génio do futebol para perceber que nunca iria resultar.
    mas nunca saberemos se ele na sua posição não seria uma opção até porque o seu valor foi inflacionado para pagar com língua de palmo a vigarice que fizemos com a venda do garay.

    mas a questão da debilidade física do pedrinho ou a compra do weigl tem a ver com a politica que se segue não andamos a tentar ter planteis competitivos e equilibrado e para isso andamos à procura dos jogadores certos para isso e que nos fazem falta.
    ao invés andamos à procura de oportunidades de negocio mesmo que sejam de jogadores que não nos façam falta quer pelas suas características ou pelas posições que ocupam, lá esta nem que se depois adaptem a outra, porque depois existe sempre um empresário capaz de o impingir a outros.

    ResponderEliminar
  3. E já te interrogas te porque não veio o Bruno Guimarães, pelo que li dito por ele a vontade dele era o Atletico de madrid, foi para o lyon porque foi o que pagou mais, ou seja um jogador para vir tens de negociar com o clube e com ele proprio e de obter sucesso nas duas situações, podem chegar a acordo com o clube e não com o jogador, os anos em que acenavas com um pinhado de euros e eles vinham, já lá vai agora no Brasil recebem mais do que cá, teres no plantel u, jogador a ganhar o dobro dr todos os outros é teres mais problemas dentro do grupo por isso sxistem oschamados tetos salariais.
    Obrigado

    ResponderEliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.