domingo, 19 de julho de 2020

Jogar o dobro?

A pequena amostra dos comentários ao meu anterior post indica sentimentos mistos por parte dos benfiquistas.
Agora, claro que como adeptos deste grande clube, o que todos desejamos são vitórias e títulos. Se Jorge Jesus entrar bem e as coisas começarem a carburar, os adeptos naturalmente irão agregar-se à volta da equipa. Se as coisas pelo contrário não correrem bem, as críticas não demorarão.
Uma coisa porém é expectável: Jorge Jesus costuma colocar uma elevada fasquia em termos de exigência e retirar um rendimento elevado dos jogadores que treina. Assim, é legítimo esperar que muitos destes jogadores venham a produzir muito mais do que fizeram, por exemplo, na presente época.

Jogadores como Gabriel ou Weigel - e quem acompanha as crónicas neste blogue sabe como tenho sido crítico do alemão - poderão eventualmente vir a constituir um meio campo muito diferente, para melhor.
Talvez Weigel possa finalmente mostrar o que levou o Benfica a pagar 20 milhões pelo seu passe e levar a equipa para outro patamar. Nada me deixaria mais satisfeito, futebolisticamente falando.
Uma coisa é certa, muito mudará no Benfica nos próximos meses: muitos jogadores entrarão e outros tantos serão dispensados, a famosa estrutura será renovada e haverá uma nova energia à volta do futebol do Benfica.
Esperemos que tudo isto possa ser capitalizado numa nova era de sucesso e títulos.

15 comentários:

  1. mas a questão em volta da vinda dele é precisamente essa é que ele vem dividir ainda mais um clube que já tinha um divisão.

    para alem de que seria sempre mau um treinador chegar já com uma contestação elevada, mesmo se o clube estivessem desportivamente bem, como foi o caso do rei artur, pior ainda é quando as coisas estão como estão.

    se é verdade que ele a maioria das vezes joga bem não é mesmos verdade que ele muitas vezes joga mal, tão mal como o rui em algumas altura ou como o lage nos primeiros seis meses desta época.
    alias basta ver a época 10/11 ou os seis meses iniciais de 13/14.

    se alguns jogadores vão ser potenciados isso não tenho duvida, mas outros nunca o vão ser e poderemos contar com muita tralha vinda do brasil e com jogadores que nunca lembraria ao mais cepo dos treinadores como o djalo ou o bebe.
    e ou muito me engano ou o pedrinho mesmo tendo custado 20M vai ser logo emprestado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maus períodos: sim, mas o início (não necessariamente a primeira jornada) costuma ser forte. Quanto ao Pedrinho também estou curioso.

      Eliminar
    2. mas aqui acho que pouca diferença faz se é logo de inicio ou se é depois a contestação esta lá e não muda, porque grande parte do problema tem a ver com postura e falta de ética, porque as pessoas já sabem com o que podem contar.

      e aquelas épocas que referi não foram só os primeiros jogos.

      Eliminar
  2. Não é o JJ que divide o clube, são os adeptos. Não há outros. São eles que escrevem disparates sobre coisas que não percebem, a maioria das vezes diatribes hipócritas porque não passam de falsos moralistas.
    As vitórias unem os adeptos (os verdadeiros) mais falsos e acéfalos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É exatamente essa a questão. Somos muitos e consequentemente há muito pateta a opinar sobre matéria que não dominamos.

      Eliminar
    2. claro até porque para se ser adepto tem de perceber de tudo senão estamos excluídos de o ser.

      e claro os adeptos
      e que estão dentro do clube e tomam as decisões esses malandros.
      já acusar alguém de roubar alguma coisa e depois voltar a contratar essa pessoa esse é que não é hipócrita.

      e depois existem os iluminados e o resto é tudo acéfalo.
      sim porque os verdadeiros nos maus momentos desaparecem como os apoiantes do vale.

      Eliminar
    3. É verdade João Carlos, para alguns os falsos, os acéfalos e os patetas são aqueles que não concordam com a opinião deles.
      Devem pensar que o Benfica é aquele clube de carneiros em que o Brunalgas queria transformar o Seportingue, sem cabeças que pensem de maneira diferente.

      Eliminar
  3. E porquê que a exigência baixou?
    Será que é por ter menos ovos e ter de se fazer escolhas por não haver alternativas para poder atacar todas as frentes?

    Será que deram todos os ovos que o Treinador anterior pediu, ou foi a estrutura a única responsável pela aquisição de jogadores?

    ResponderEliminar
  4. Eu estive contra a sua saída... como agora estou contra o seu regresso.

    Isto revela um grande desnorte e reconhecimento de todos os erros que foram feitos nos últimos anos!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma mudança de agulha de quase 180 graus. É o treinador que dá à partida garantias de melhores resultados e que alivia parte da pressão de cima do presidente.

      Eliminar
  5. jorge jesis po bem e po mal marcou uma era no benfica mas se o trazia de novo nao mas lembro que das maiores vitorias que vi sobre o porto foram com jorge jeus 3 a 0 na taça da liga 3 a2 nas meias finais dda taça da liga 2 a 0 nas meias finais da taça de portugal 3 a 1 nas meis finais da taça de portugal os 10 jogos seguidos sem perder salvo erro frente ao sporting mas tambem das piores derrotas foram contra o porto os 5 a 0 no dragao com david luiz a defesa esquerdo a derrota 3 a1 em casa nas meias finais da taça de portugal o 2 a 1 e a festa do porto na luz pro campeoanto os 5 pontos de avançco que tinha sobre o porto de vitor preira e mesmo aassim perdeu tudo em 2012 2013 tambem nao concordo com a vinda de garays e gaitans masi valia ir buscar o Adam Hložek da republica checa lol nao resisti tambem ja agora das maiores vitroias do benfica qie me lembro na liga europa os 5 a 0 ao everton os 3 a 1 ao totenham em que ele empurrrou o sheu jogador correto os 3 a 1 ao fenerbache os 2 a 1 a super juventus

    ResponderEliminar
  6. agora se ele vai marcar pro bem uma era nova do benfica de novo nao sei se previsse o futuro como disse no filme havia dias que nem saia da cama

    ResponderEliminar
  7. O Benfica quando se lembre de fazer pressão, joga pelo menos com a equipa estendida em 50 metros. O ponta de lança e o jogador que faz de dez, ultimamente tem sido o Chiquinho, tentam fazer pressão e depois temos dois médios na zona central a tentar fazer pressão de meio do meio campo, até à defesa que muitas vezes está a meio do nosso campo. A defesa não sobe, não sei porque não controla a profundidade, e com tanto espaço qualquer equipa vem à luz (vejam o jogo do Benfica contra o Santa clara na luz, depois do conseguirmos chegar ao 3-2) e parece o Barcelona a jogar à bola. Saindo da zona de pressão é avançar em progressão ate´ à entrada da nossa área e muitas vezes em igualdade e superioridade numérica da equipa adversária. Perante o que acabei de explicar, com uma pressão mal feita em que não recuperamos a bola no meio campo adversário e de preferência no 1/3 ofensivo, estaríamos mais perto da baliza adversária. Não o fazemos e todo e qualquer médio que jogue como o Benfica tem jogado, não consegue "tapar todos os Fogos em que está envolvido" além de ter de cobrir uma grande área para fazer a referida pressão. E em seguida o mesmo acontece com a defesa e por isso é que sofremos golos como sofremos, em grande quantidade e perdemos os pontos que perdemos. Para concluir o problema é do sistema porque se o JJ conseguir implementar "o rolo compressor" em que muitas equipas não saiam do meio campo, vão ver ao Veigl, o Gabriel e a defesa a receber constantemente elogios enquanto este ano, muitos duvidam das suas capacidades para envergarem o manto sagrado.O problema não era os jogadores (o seu valor), mas o modelo e sistema de jogo implementados...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. O que é estranho é que no início do Lage fazíamos pressão. Agora no final foi o que se viu.

      Eliminar

Os comentários são agora automaticamente publicados. Comentários insultuosos poderão ser removidos.